28 janeiro 2013

Requalificação da Feira


A Câmara Municipal de Fafe deliberou proceder à adjudicação da obra de requalificação da Praça das Comunidades (Feira Semanal), pelo valor de 1 012 188 euros. A obra foi entregue à firma Cândido José Rodrigues, S.A., a qual tem o prazo de 180 dias para a execução dos trabalhos.
A premissa da manutenção da utilização deste espaço como feira semanal, condicionou a abordagem do projeto. Sendo esta utilização restrita a um dia por semana (quartas-feiras), esta ocupação não deveria impossibilitar que a Praça da Comunidades fosse utilizada nos restantes dias como área de lazer e de recreio.
De forma a potenciar a fruição este espaço como área de lazer, o projeto optou por dotá-lo de caraterísticas e equipamentos que tornem agradável a sua utilização.
Assim, a criação de um parque infantil para diferentes idades surgiu como ponto fundamental para fomentar a afluência de diferentes escalões etários a este espaço.
A introdução do elemento água, através da implantação de três fontes ornamentais, surge como uma atração para a convivência da população neste espaço, fora dos dias de feira.
O integral restauro do mecanismo da nora existente está previsto neste projeto, sendo este o elemento central da fonte ornamental situada no centro da praça.
Existe um tanque público, recentemente restaurado, que complementará a zona mais próxima da Avenida do Brasil. Nesta área será implantada uma fonte retangular e um jardim pontuado com árvores de frutos.
A atividade da feira semanal irá ser concentrada em quatro grandes espaços, que serão subdivididos em 200 terrados individuais com as dimensões ajustadas à permissão de que os feirantes possam colocar as suas viaturas nos terrados correspondentes. Desta forma, será potenciada a utilização das viaturas como espaço de armazenamento.
O arranjo prevê ainda o investimento em considerável arborização do local.

Fonte: www.cm-fafe.pt

1 comentário:

Fernando Simões disse...

A Câmara já tinha informada desta requalificação que é sempre de louvar. Os meus parabéns pela decisão tomada.