11 setembro 2010

Arcada


Qualquer aldeia, vila ou cidade possui em si, para encontrar e ser encontrada, um marco arquitectónico, uma valência maior, uma força marcante do seu espaço. Fafe está muito ligada à Arcada, o seu centro, o seu coração e o seu significado. Com o passar do tempo, qual ser humano em varias operações, sofreu as suas obras de restauro, modificação e adaptação a uma população que ia crescendo mas tinha sempre em mente manter a sua raiz bem marcada.
Quando nos visitam, apresentamos sempre a Arcada como se fosse uma bela sala de estar! Sejam as casas brasileiras, seja o ladrilhado do chão, é aqui que damos ao visitante um pouco do melhor que a cidade pode oferecer. Nesses metros quadrados traçam um retrato robô da outrora Montelongo e levam nas suas mentes a ideia real e a qual queremos transmitir. Uma cidade nova, acolhedora e que se desenvolva! Que a Arcada continue a ser um bom espelho e que a preservemos e mantenhamos sempre a identidade cultural. Fafe somos nós!

João Castro

3 comentários:

Pedro Fernandes disse...

A Arcada é um "marco" que identifica a nossa cidade. Não existem muitos locais com um centro com estas características arquitectónicas.
No entanto, apesar da Arcada estar devidamente preservada, estragaram-se muitas Casas Brasileiras que a circundam e que tornariam o local ainda mais aprazível.
Falta, também, o essencial. Dinamismo no centro. Espaços de encontro, de animação e de lazer. A Arcada de noite é triste e é o nosso melhor cartão de visita citadino.
Destaco, com interesse, o regresso do clube fafense ao local. Que seja um espaço ainda mais valorizador deste nosso centro.

Fernando Silva disse...

Tens na Arcada uma vista especial chamada "Royal Center" e quem na arcada passa ja sentiu o cheiro que deste espaco e libertado.

Nota se pouca preocupacao na resolucao deste problema.

Fafe podia ainda ter uma beleza superior se nao tivesse os interesses instalados ( lembro me por exemplo daquela casa bonita ao lado da Camara que funcionava uma papelaria no res do chao )

Maria Teixeira disse...

Na verdade, a Arcada é um espaço bonito mas na minha opinião desfazer aquilo que ainda hoje lhe dá o nome (as arcadas que havia desde onde se situa o bar da praça até ao fundo da rua) foi uma péssima decisão no que diz respeito à identidade cultural de Fafe e mais concretamente daquele espaço - descaracterizaram-no sem necessidade nenhuma.