18 outubro 2009

Vi Fafe diferente...

Num destes dias, ao visualizar algumas fotos de Fafe antigo, não deixei de ficar surpreendido pela beleza que algumas dessas imagens povoavam o meu consciente. Transportei muitas dessas fotos para o Fafe actual e imaginava o nosso centro urbano ainda com todas as casas brasileiras devidamente preservadas, sem edifícios modernistas, centros comerciais e Royals Centers a corromperem-me a vista.
Imaginei um Fafe diferente em que os interesses imobiliários, a ganância dos proprietários e a incompetência de políticos e arquitectos não estava ali à frente do meu olhar, bem à vista.
Fafe tinha um dos centros urbanos mais vistosos e bonitos do Norte e do Minho. Fafe herdou um legado patrimonial dos nossos "brasileiros" que iria atrair gente e ajudar a débil situação económica dos nossos comerciantes. Mas Fafe perdeu isso! Fafe perdeu muitas habitações históricas que não foram devidamente classificadas como Património Municipal e ainda hoje, semelhantes situações continuam a acontecer. O 25 de Abril deu-nos muitas coisas boas mas também nos deu coisas más. Deu-nos alguns políticos e arquitectos que usaram dessa liberdade como bem entenderam e, subjugados a interesses económicos, esqueceram a história patrimonial duma linda cidade e delapidaram aquilo que tinhamos de maior valor. Isto num país civilizado seria chamado de crime! Em Portugal chama-se progresso...
Que bom que era em certos momentos voltar atrás. Voltar a ver essas fotos antigas e ver essas fotos ainda tão actuais... mesmo ali à nossa frente, sem Royals Centers, nem centros comerciais, nem edifícios modernistas...

Pedro Fernandes

13 comentários:

Alex disse...

"O 25 de Abril deu-nos muitas coisas boas mas também nos deu coisas más."

Essa subjugação dos "políticos e arquitectos" aos "interesses económicos" foi um mal que o 25 de Abril trouxe ou foi um mal que o 25 de Abril não conseguiu erradicar?

A Constituição portuguesa afirma a "subordinação do poder económico ao poder político democrático"...

António Daniel disse...

O problema foram os anos oitenta e noventa, anos de excessos e de novos-riquismos. Sempre foi conhecida a pretensão de deitar abaixo o Cine-Teatro para aí construir-se um qualquer conceito de duvidosa qualidade. O problema também passou pela sociedade civil. Pouco esclarecida, pouco interveniente e sedenta de novidades bacocas. Não fossem alguns homens corajosos a realidade seria diferente, tendencialmente pior. Também aconteceu isto em muitas terras, não foi somente em Fafe. Mas com o mal dos outros podemos nós bem. Por isso, não gosto de sobrevalorizar coisas do passado nem menorizar obra feita. O problema é que se pede aos políticos que estejam um pouco mais à frente das coisas, o que a maior parte das vezes não acontece. A política, uma arte nobre e importante, exige rasgo, inteligência, amor pelo património. Creio que em Fafe nem sempre existiu. Mas a sociedade civil tem muita responsabilidade.

Anónimo disse...

Ex:
Pessoalmente acho que a construção de uma nova biblioteca de raiz foi um desperdício(não me estou a referir ao pilar bem no meio do auditório) .

Deveriam- na recuperar num desses edifícios brasileiros, e investir fortemente na educação!

Entramos nesta nova biblioteca não vimos uma referência ao passado desta cidade ex: (fotos). Deveríamos passar aos nossos jovens aquilo que foi fafe, e o que já representou a nível nacional. Infelizmente caímos a pique nos últimos anos... infelizmente!

Anónimo disse...

Fafe, hoje, é uma vergonha.

António Daniel disse...

Caro anónimo anterior a este comentário, não concordo consigo. Temos uma cidade muito bonita, de fazer inveja a muitas que por aí andam. Tem os seus defeitos, mas é bonita e não envergonha nada, antes pelo contrário, as pessoas de fora até ficam surpreendidas com o que vêem. E digo isto por experiência própria. Sempre que posso, convido pessoas de fora para visitar a minha cidade. E faço-o orgulhosamente.

lkf disse...

concordo antonio daniel
eu tb faço o msm c meus amigos universidade.
o mal de mts fafenses é n ter auto estima. fora de fafe acham td lindo e vão a concertos, frequentam exposições, participam civicamente em acções.
em fafe nada. chegam a fafe e metem-se nos cafes.
é triste mas é a mais pura das verdades. porque? tb n sei

Jesus Martinho disse...

Perdoem-me a franqueza, mas tão grave quanto destruir Património Histórico é, na minha modesta opinião, tratar mal a nossa grafia.
Essas abreviaturas e demais "hieroglifos" fazem-me confusão.
Elevemos estes comentários escrevendo correctamente o nosso português.
Desculpem qualquer gralha!

Maria Filomena disse...

Para quem não conhece, Fafe é uma bonita cidade do Minho.Com bons acessos, a poucos k de Guimares e das terras de Basto. Da cidade avistam-se as serras que ficam ao redor do concelho, agora ainda mais bonitas com o parque eólico. No ponto mais alto da cidade, existe um lindo jardim que não é muito comum, ladeado por altos muros de granito, possui lago, coreto, e árvores de grande porte. As Feiras Francas a 16 de Maio e as festas em honrra da Nossa senhora de Antime na primeira quinzena de Julho são as festas mais importantes.

Fafe cresceu muito nos primeiros anos do século XX com o contributo dos fafenses emigrados no Brazil. A seguir ao 25 de Abril,tivemos algumas perdas significativas, o comboio dava uma vida diferente à cidade. Do que foi o hospital da Misericordia, só restam as paredes exteriores.
Fafe é uma terra onde o associativismo está fortemente implantado. Nos ultimos anos todo o concelho cresceu muito, principalmente a cidade. Foram construidas escolas, promoveu-se a formação de adultos, foi restaurado o Cine-Teatro, uma nova Biblioteca, Museus, das Migrações, um dos mais antigos de eletricidade do país, Museu de S.Rita, entre outros.O novo hospital está projectado para 2013. Actualmente, Fafe está apostar no turismo de habitação, espaços de lazer e já tem aldeamento turístico, restauro de moinhos e tem uma zona protegida de carvalhos que é a maior da Europa

Anónimo disse...

"agora ainda mais bonitas com o parque eólico"!!!! Está a ser irónica, não está? Só pode!
Mais bonitas???!!!!!
MAIS BONITAS???????!!!!

Só pode estar a brincar!

Maria Filomena disse...

Acho bonito sim, Senhor. Gosto quando me levanto e vou espreitar o dia, olho para a serra e vejo o Sol nascer por detrás desses gigantes da era moderna.É, porque eu aqui na minha casa no cimo deste outeiro vejo tudo que quero ver, vejo o Sol desde que nasce até que se põe, excepto quando à nuvens

Miguel Summavielle disse...

Não tenho saudades do que não tenho idade para me lembrar...
Sinto tristeza ao olhar para a fotografia e pensar que tudo podia ser bem diferente.
Tenho consciência dos erros do passado (reconhecidos, na primeira pessoa, pelo principal responsável!) e é por isso que luto para que não se voltem a cometer.
Infelizmente, o Dr. Ribeiro, titular do pelouro das obras há mais de 20 anos, não concorda com esta visão e vai permitindo atropelo a seguir de atropelo, atentado a seguir a atentado. Já pouco resta e nada ficará.
Passem na Praça 25 de Abril e verifiquem o número de pisos que terá o edifício (em reconstrução) junto ao antigo "Mário da Loiça". Estes são os erros do presente!
Quanto aos erros do passado, alguns, com investimento e empenho, podem corrigir-se ou, pelo menos, atenuar-se. Haja vontade!!!

Anónimo disse...

Os culpados têm nomes! Chamam-se José Ribeiro e Parcídio Summavielle!
Nao tentem desculpabilizarem-se nem apagar a história! Parcídio foi o primeiro a cometer estes crimes patrimoniais em Fafe. José Ribeiro, o seu delfim seguiu-lhe as pisadas.
Caro miguel, o Ribeiro teve mt tempo na camara nas obras e muito desse tempo foi o seu pai que o meteu lá. só fala assim porque houve uma cisão entre eles senao hoje em dia não se discutiam estas coisas em Fafe.
E, se bem me lembro, o seu irmão era vereador na altura... e certamente aprovava as decisões nas reuniões de camara.
Não é com os mesmos actores que as politicas mudam

António Daniel disse...

Caro anónimo, não diria «culpados» mas simplesmente «mau gosto». Foi uma fase de «transe».