24 outubro 2009

Os políticos da actualidade


Não sei se haverá muito a discutir em Fafe e não sei se me é permitida a observação, porque sou suspeito para falar, mas vou lançá-la, pelo menos nisso sou livre!
Depois de mais uma vitória do ‘mais do mesmo’, que não contesto, é a vontade do povo, questiono a posição dos políticos que nos governam. As ideias parecem esgotar cada dia que passa. Pode ser que o Pompeu traga um novo fôlego, o que seria muito bom. Ele tem capacidades reconhecidas e é dos melhores quadros do partido, mas o Dr. Coimbra também. Será que não deviam estar mais activos na vida política fafense? É que aos outros, que ganharam por grande diferença, e nisso não há comentários, falta-lhes já a originalidade. Para além de terem esquecido que Fafe tem freguesias.
Será possível deixar durante este mandato que o Dr. Pompeu e o Dr. Coimbra saiam de trás da cortina e entrem definitivamente em cena? Fafe ficaria a ganhar!

Pedro Sousa

10 comentários:

António Daniel disse...

Não discuto a opinião do Pedro. designou pessoas que, obviamente, são portadoras de qualidades. Mas são acríticas. Coimbra é um funcionário camarário o que, embora não seja impeditivo, o torna refém do poder. A Pompeu falta-lhe rasgo. É demasiado PS. É um homem que na cultura poderia fazer a diferença, contudo falta-lhe vitalismo para mais altos voos. Tem uma vantagem: gosta de Fafe. Mas o que gostava mesmo era de pessoas controversas, no sentido intelectual do termo, que construíssem desígnios altos, que fossem capazes de rasgos...

Miguel Summavielle disse...

Dr. Coimbra e Dr. Pompeu são duas pessoas por quem nutro muita estima e consideração.
Ao primeiro, não conheço ambições políticas. Não creio que esteja disponível para participar na vida política de forma activa, embora tenha capacidade mais do que suficiente para o fazer.
Quanto ao Dr. Pompeu, a história é outra. Ligado ao Dr. Laurentino, é apontado como o delfim do Dr. Ribeiro. Junto com o Dr. Antero, com o próprio Dr. Laurentino e com o José Mário (Presidente da JF de Fafe), vão ser as figuras "que se seguem".
O Dr. Pompeu, tendo assumido responsabilidades no IPJ, domina as matérias relacionadas com a juventude. Mas essa é, também, a "área" do Dr. Daniel Bastos, pupilo do Dr. Antero.
A capacidade das pessoas, na política, não chega. É preciso muito mais do que isso. Se não, veja-se os exemplos do Dr. Jorge Coelho, Dr. Armando Vara, Dr. Fernando Nogueira ou do Dr. Santana Lopes.
O PS vai ter que decidir. Esta é a maior incógnita para os próximos 4 anos. Veremos...

Anónimo disse...

O Dr. Pompeu é um bluff.
É um carreirista de primeira.
E isso de exercer cargos de nomeação política é um trampolim o compadrio e pagamento de favores.
Lamenta-se que a Câmara não tenha mudado de mãos.

Anónimo disse...

Na minha opinião o Dr Pompeu e o Dr. Coimbra politicamente valem muito pouco. O primeiro, reconheço sem dúvida o seu mérito profissional, mas politicamente é uma pessoa sem "chama", embora inteligente não é capaz de lidar com o povo.Em relação ao Dr. Coimbra não me parece que esteja disponível para voltar à política. Vai continuar a ser um delfim dos que vem, encostando-se ao poder a fim de conseguir alcançar os seus objectivos pessoais.
O grande problema deste mandato, será um problema interno do partido.O partido socialista ao longo destes 4 anos vai centrar-se na minha opinião na resolução de um problema interno: decidir o próximo candidato à Câmara: O Dr. Antero ou o Dr. Pompeu.Portanto será um mandato "morto", sem ideias sem projectos, sem obra.....mais um no meio de tantos....Espero sinceramente que isso não aconteça, mas a verdade é que a capacidade de idealização deste executivo, ora com uns, ora com outros esgotou-se.
Lamento sinceramente que nos últimos anos os sucessivos executivos camarários não trouxessem nada de novo e aliciante para fafe.Foram 3 mandatos de "remendos", sem ambição, sem sonhos, sem acção.Aliás foram mais as riquezas da nossa terra que perdemos do que propriamente ganhos. Este mandato, a meu ver será muito pior.
Dr. Miguel Summavielle, deixe que discorde de si, quando fala no Dr. Pedro Santana Lopes,pessoalmente considero que este é uma pessoa com muitas capacidades políticas e de trabalho, senão vejamos o trabalho na Figueira e em Lisboa.
Penso também que esta é a oportunidade de a oposição mostrar o que realmente vale e não esmoreça.2013 É a grande oportunidade de os partidos políticos e movimentos independentes darem um novo rumo a este concelho.Separados ou juntos...quiçá

Anónimo disse...

a minha opinião o Dr Pompeu e o Dr. Coimbra politicamente valem muito pouco. O primeiro, reconheço sem dúvida o seu mérito profissional, mas politicamente é uma pessoa sem "chama", embora inteligente não é capaz de lidar com o povo.Em relação ao Dr. Coimbra não me parece que esteja disponível para voltar à política. Vai continuar a ser um delfim dos que vem, encostando-se ao poder a fim de conseguir alcançar os seus objectivos pessoais."

"Mérito profissional"???? O que fez o Dr. Pompeu Miguel Martins na vida profissional? Aliás, o que é que o Dr. Pompeu faz na vida?
Está, é político desde sempre - É isso que se chama "mérito profissional??"
O Dr. Coimbra sempre foi um "criado", não sabe ser outra coisa. E é assim que gosta de ser tratado.

Anónimo disse...

Não considero que este executivo seja melhor que o anterior.Aliás penso que deverá piorar e muito. Não será novidade nenhuma se o Dr. Antero ficar com a pasta das obras públicas e o Dr. Pompeu Educação,Desporto e Juventude. Ora isto preocupa-me especialmente a entrega da pasta da educação, desporto e juventude ao Dr. Pompeu.Embora esteja no IPJ e ligado um pouco a educação, será uma fraude...não lhe reconheço nenhum mérito nem político nem pessoal.Quanto ao desempenho do Dr. Antero não vale a pena dizer nada, o que foi feito pelo desporto,juventude e educação em Fafe????????????? Nadaaaaaaaaa.
Foi pena que os fafenses mais uma vez mostrassem ignorância....mas enfim o povo é que sabe....um dia irão arrepender-se.

Anónimo disse...

Desculpem mas eu não concordo nada com muita coisa que se diz por aqui.
O Dr Coimbra é (só) o maior historiador local. Tem obra feita (e muita). Está a cargo dele neste momento a programação do coina teatro e eu estou a gostar do seu trabalho.
Peca numa coisa apenas. A falta de divulgação das actividades.
O Dr. Pompeu, que foi meu professor, foi daqueles profs que me marcou no meu percurso académico. Simples, indo de encontro aos alunos e capaz de os motivar mas também com grande cultura. A nível profissional também se tem destacado no IPJ Braga e muito ajudou as associações do distrito. Para além disso, é escritor e escreve muito bem. Só realmente um ignorante pode dizer que estes senhores viveram à custa da política. São dos melhores quadros de Fafe.

Anónimo disse...

Viveram e vivem de quê???
É claro que vivem da política.
Sempre se serviram da política para singrar na vida.
São dos melhores quadros de Fafe a servir-se.

Anónimo disse...

só isto
o futuro candidato ao PS fafe daqui a 4 anos,trocam de taxos,vem um para cá e vai o outro para lá,
tipico da troca de um derby, ribeiro para o poleiro de Lisbon, de Lisbon para Fafe
ai é , vão ver, Dr,Antero tem os dias comtados , só daqui a 2-3-3e meio, vai à viad queimado pelo Ribeirinho
HEEEEEEEE, POI HEEEEEEEEE
aguardem, upzzzzzzzzzzzzzzzzz

MFM disse...

BLOGOSFERA E DESVERGONHA
Não pude evitar, uma gargalhada.
Quando andei na escola primária, a que hoje chamam ensino básico era a melhor aluna a português, depois estive muitos anos sem escrever. Sempre gostei, muito de ler. Agora como apareceu esta oportunidade, esta liberdade, de dar voz aos que não têm voz, ou bem ou mal,tambem utilizo esta ferramenta.
Alguns comentarios que foram feitos ao Dr. Coimbra são injustos. Em Fafe é das pessoas com maior visão a nível cultural. Quando foi da formação da Orquestra Juvenil da Banda de Golães foi das primeiras pessoas acreditar e apoiar.
Soube através do jornal do falecimento do seu querido Pai , aproveito para lhe enviar os meus sentidos pêsames, gostei muito do poema que lhe dedicou.
Um bem haja!