20 outubro 2009

Inauguração da Aldeia Turistica de Pontido

Neste Blog, por vezes, reina uma atitude negativista, como se tudo o que se faz em Fafe é mau. Em alguns casos isso é verdade mas, muitas vezes, essas coisas más acontecem porque a sociedade civil andou (e por vezes ainda anda) a "dormir" e não desempenha uma função mais pro-activa, mais interventiva em defesa dos direitos das pessoas e das políticas públicas e sociais.
Uma das lacunas que tem sido apontada ao executivo é precisamente a falta de aposta no turismo. E, em muitos aspectos tem que se concordar que essas críticas, para além de legítimas, são justas. Mas, o que aqui quero realçar é que os fafenses não podem estar à espera que os decisores políticos, sejam eles quais forem, façam tudo. Isso não acontece obviamente. Nem em Fafe, nem em lado nenhum! O papel dos empresários e dos cidadãos é mais importante e, sem a iniciativa privada, nada se faz.
Estas imagens da aldeia do Pontido na Queimadela, recentemente inaugurada, são o exemplo daquilo que se pode fazer pelo turismo e pela economia em Fafe, potencializando as regiões mais deprimentes do concelho. E só se fez porque houve gente que investiu, que teve horizontes abertos e visão de futuro. Gente que ousou, que criou, que usou o Quadro Comunitário de Apoios para proveito de todos. E é desta gente que Fafe precisa e esta gente merece que publicitemos este bom empreendimento num dos nossos ex-libris que é a barragem de Queimadela.
Estão de parabéns e acredito sinceramente, que este empreendimento vai ser uma referência no concelho e no Minho em geral.
Consulta mais informação em www.aldeiadopontido.com e divulga.

8 comentários:

António Daniel disse...

Recomenda-se vivamente. Nos maus percursos pedestres tive a oportunidade de conhcer esta aldeia. Boa recupeação arquitectónica, respeito pelo meio envolvente. Parabéns pelos promotores. Sem dúvida uma mais valia para Fafe. Como entusiasta deste tipo de locais (sempre que a bolsa permite percorro as aldeias histórias), a Aldeia do Pontido possui uma qualidade até superior a outros locais.

António Daniel disse...

Não queria dizer «maus...» mas «meus percursos pedestres»

Anónimo disse...

Já não é o primeiro exem,plo. aqui a uns anos não se fazia nada pelo turismo. hoje temos um parque campiosmo e investimentos privados de mt boa qualidade. rilhadas, aldeia pontido, casas rurais, aldeia de mós.
temos o moinho aboim, o seu carvalhal e mts mais coisas. pena que mt gente esteja distraida mas fez-se mais em fafe pelo turismo rural em 10 anos mais que em 30
é a minha opinião

Anónimo disse...

e os percursos pedestres que tanto atraiem turistas da natureza.
experimentem fazer uns percursos ao sabado om bom tempo e vejam como ha mt gente que ja faz isso em Fafe

Dylan disse...

Roubei a ideia. Espero que não fique chateado. Cumprimentos.

Miguel Summavielle disse...

Também tive a oportunidade de fazer uma visita ao empreendimento do Pontido. Jantei e visitei as casas. Perfeito! Assim, sem mais nada, porque esse é o adjectivo que melhor classifica o conjunto.
A iniciativa privada é fundamental, cabendo às organizações públicas o papel de apoiar e incentivar.
Como é que a Naturfafe vai auxiliar este empreendimento? Vai fazer divulgação na sua página da internet? Vai promove-lo em feiras da especialidade? Vai organizar iniciativas e encaminhar os participantes para lá? Vai publicar um "roteiro dos percursos pedestres" e referenciar o empreendimento como elemento catalizador? Vai promover a certificação da vitela e "contratar" o restaurante para a servir? Vai divulgar os doces regionais fafenses naquele espaço?
Se calhar vai só deitar uns foguetes...

Anónimo disse...

quanto a mim deixem me que vos diga. NADA tem sido feito por fafe, nao é de todo verdade.
Agora que o tem sido feito e insuficiente e uma realidade, isto acontece porque as pessoas que nos governam nao sentem pressao sabem que sao sempre os mesmos.
Nao os obriga a dar o "litro", o facto de estarmos localizados perto de guimaraes poderia contribuir para o aumento do turismo em Fafe e nao se verifica.

Queria tambem vos copnvidar a visitar Aboim, tem percursos pedestres, uma excelente envolve. verifiquem...

deixo vos aqui um site ainda em construçao.

www.casadefora.com

António Maia disse...

Efectivamente trata-se de um dos melhores turismo de Aldeia do nosso País, conheço a maior parte, a localização, para quem é do Norte, as casas em si, a envolvente natural, os serviços de apoio, a simpatia e amabilidade, colocam nos lugares cimeiros.