12 outubro 2009

Eleições Autárquicas - Notas finais

Com este Post encerramos o assunto das eleições autárquicas. Houve claramente dois vencedores: José Ribeiro e Parcídio Summavielle. José Ribeiro voltou a vencer com maioria absoluta, coisa que não estava à partida garantida e até aumenta a sua votação em 0,60%. Parcídio Summavielle assume-se como a maior força da oposição. Muito bom o resultado na freguesia de Fafe. O PSD e a CDU são os grandes derrotados da noite eleitoral. O PSD perde um vereador na Câmara Municipal, ficando agora apenas com um e a CDU perde o vereador que detinha.
A vereação tem agora algumas caras novas. O PS elege 5 vereadores: os repetentes José Ribeiro, Antero Barbosa e Vitor Moreira e dois jovens valores: Helena Lemos e Pompeu Martins. Será curioso ver a pasta que será atribuída a Pompeu Martins. Ele que foi presidente do IPJ Braga e um grande quadro do associativismo europeu da juventude pode assumir a pasta da juventude e dar outra dinâmica a esta área. A ver vamos...
Parcídio Summavielle juntamente com Joaquim Magalhães e a jovem advogada outrora pertencente ao PS, Cláudia Carvalho, são os rostos da oposição da lista independente de Fafe. Uma equipa jovem e dinâmica.
O PSD elege Humberto Castro. Como ficou provado no debate autárquico este médico não está devidamente preparado para as lides políticas. Talvez renuncie ao seu lugar e dê lugar a Pedro Gonçalves...
Na assembleia municipal, o PS tem a maioria absoluta também com mais um mandato que a oposição. Laurentino Dias será indigitado como presidente da assembleia municipal que fica dividida com 19 mandatos para o PS, 9 mandatos para os Independentes, 8 mandatos para o PSD e a CDU elege apenas um mandato que é Palmira Castro.
Nas juntas de freguesia, destaque para a vitória esmagadora do PS. Conquistou 30 juntas (23 eleitas pelo PS e 7 juntas apoiando movimentos independentes), o PSD ganhou 4 juntas de freguesia ao apoiar movimentos independentes (Fornelos, S.Gens, Quinchães e Travassós). Pedraído e Gontim decidem brevemente em plenário, faltando apurar quem serão os presidentes da junta. Em ambas, ganhou o PS para a Câmara Municipal. As maiores surpresas são a perda pelo PSD das juntas de Regadas, S.Miguel do Monte e Vinhós para o PS. Lutas acesas até ao último minuto em Arões S. Romão (com vitória de Cláudia Castro do PS) e em Fornelos (com vitória da lista independente encabeçada por Vitor Silva apoiada pelo PSD).
Nota negativa para os acontecimentos em Arões S. Romão. Os ânimos andaram exaltados e foi necessária a intervenção da GNR para acalmar os apoiantes das candidaturas do PS e PSD que ainda trocaram agressões com paus de bandeiras.
De resto, viveu-se um clima salutar, com bom espírito democrático. Honra aos vencedores, esperança aos vencidos. As escolhas foram feitas e há que respeitar o voto dos fafenses que se deslocaram às urnas. José Ribeiro tem os últimos 4 anos à frente da Câmara e a oposição está agora personificada na figura de Parcídio Summavielle. Estaremos atentos e dando destaque aos principais factos políticos concelhios, tal como fizemos ontem, em directo, no BLOGMONTELONGO para que a notícia chegasse a todos os que quisessem acompanhar os resultados das eleições. Sem rádio clube de Fafe, tornou-se mais difícil mas, mesmo assim, cumprimos! Também somos vencedores!
VIVA FAFE!

10 comentários:

Miguel Summavielle disse...

O Povo falou e a maioria mantém-se.
Parabéns ao PS e ao Dr. José Ribeiro pela vitória.
Hoje começa o trabalho para as eleições de 2013.
Convido todos os participantes a estarem presentes nas Assembleias Municipais. É uma boa mameira de acompanhar a vida política local e perceber quem, de facto, se preocupa com os problemas do Concelho.

Anónimo disse...

estes não perdem tempo. já começam a preparar as autarquicas de 2013

Simão disse...

Faltou dizer que em Estorãos também foi precisa a intervenção do Corpo de Intervenção da GNR porque o povo queria linchar um dos candidatos do PSD. Lamentável...

Anónimo disse...

Ò anónimo
Parece que não perdes tempo, o Parcidio deu-vos umas “navalhadas” sem navalha.
Conta quantos são hoje e me dirás daqui a 2 anos para onde vai o “tasqueiro” Ribeiro que no sábado andava a pagar canecas nas tascas em Estorãos, ateu confesso Domingo dia de eleições foi enganar os santos na parvónia dele, como não estava satisfeito, amedrontado com a “navalha”vai para Arões, só escumalha do PS é que criou confusão para FAFE, aliás normal até que um socialista matou um PSD, lamentamos a morte mas não o criminoso.
EHHHHHHHHH,UIHHHHHHHH;tais com medo UUUPPPPPPZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!

Maria Filomena disse...

Dia 17 de Outubro de 09 Dia Mundial para Erradicação da Pobreza e dos sem Abrigo

Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), assumidos pelos governos nas Nações Unidas de reduzir para metade a pobreza extrema até 2015, estão em risco. Em cada dia que passa são milhares de pessoas que morrem de pobreza extrema

Dia 18 de Outubro Dia Mundial das Missões

O dia Mundial das Missões é o dia reservado, para orientação e sensibilização , para a causa missionária, com orações, iniciativas e coleta em todas as comunidades e Igrejas Católicas de todo o Mundo . A oferta durante a Celebração Eucaristica destina-se ajudar as acções das Missões e Missionários espalhadas pelo Mundo. São muitas as necessidades e pedidos de ajuda às regiões destruidas pelas guerras e fenómenos naturais: construção de capelas, orfanatos e escolas, meios de comunicação e transporte. Muitos trabalhadores humanitarios são vitimas de ataques e raptos, muitos até morrem.


Naquele momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. Com a brasa tocou-me os lábios e disse: “Olha isto tocou os teus labios, a tua culpa foi tirada, o teu pecado foi perdoado”. Ouvi então a voz do Senhor que dizia:”Quem é que eu vou enviar?Quem irá por Mim?”Eu respondi : Aqui estou. Envia-me!
Isaías 6, 6-8

OTB_punK disse...

Parabens BlogMontelongo!!!!
Uma excelente cobertura eleitoral!
Agora é que o Ribeiro vai tremer... isto é, se durar estes 4 anos na presidencia... não sabemos o futuro...

Albino abreu disse...

ok otb
será na verdade que fica?
para mim vai ficar 2 anos e tem pela certa um grande taxo de seguida,,como o exemplo vem de cima, vai dar uma de Madalena arrependida , igual ao SOCRAS, não vai seguir ou perseguir quem deu a cara pelo Parcidio, preparando o terreno pra outro, a lista já vai longa,para que os "filhos que sairam de casa" regressem e sejam perduados,
até parece um santo não pecador
como crente que sou, vou confessar-me pelo pecado que fiz em pensar tão mal desta pessoa, até que vou, os santos que esperem por mim, mas não de pé, é que podem cansarsse

NouvelleVague disse...

Estão todos de parabéns,
os que ganharam, os que perderam (no sentido eleitoral) e tb os que votaram. De facto, quem se preocupa com o futuro de uma comunidade e faz alguma coisa para que as suas ideias (ainda que discutíveis) vinguem, já merece um voto de parabéns.
Parece-me excelente que se comece a pensar e trabalhar já para as próximas eleições, simplesmente pq isso significa que estarão atentos ao que o actual poder está a fazer, defendendo assim o interesse de todos. Obrigada (a todos) por lutarem por esta comunidade

Anónimo disse...

Anónino disse...
Parabéns Dr. Ribeiro....
Tem feito mt por Fafe...
Mas k foi uma tristeza mt grande o k aconteceu em Estorãos... ai isso foi.... K povo!!!.... parecem arruaceiros...
Também.... enfim... só la é k podia acontecer uma coisa dessas, é claro k nao paga toda a gente pelo mesmo...
Mas kem ler... sabe bem a kem me dirijo...
Mais uma vez PARBENS DR. RIBEIRO!!!!

Anónimo disse...

É verdade... O que aconteceu em Estorãos é vergonhoso... Mas para isso muito contribuiu a força politica do PS e os membros da Lista Eleita. Deviam ter vergonha de incentivar o Povo de Estorãos a ser tão arruaceiro.