12 outubro 2009

Eleições Autárquicas - The Day After

The Day After
por António Daniel


1º facto: Ribeiro venceu de forma indiscutível.
2º facto: PSD grande derrotado.
3º facto: Parcídio ganhou votos ao PSD. Mas não foi vencedor. Foi buscar algum voto ao PS?
4º facto (com algum juízo de valor): Lamentavelmente a CDU eclipsou-se.
5º facto: O PSD, com a candidatura de Parcídio, nunca mais terá votação razoável.
6º facto: O que resta ao PSD? Apoiar Parcídio.
7º facto: O eleitorado do PS está cristalizado.
8º facto: O povo de Fafe não gosta de arriscar.
9º facto: O voto no PS é mecânico.
10º facto: os candidatos do PSD estão para o partido assim como os treinadores estão para o Benfica: são «queimados».
11º facto: o PSD nunca soube fazer uma candidatura, apesar da sua responsabilidade em Fafe e de possuir bons quadros.
12º facto: o PS sempre soube fazer uma candidatura, apesar de ter maus quadros.
1º premonição: Para 2013 está guardada uma excelente oportunidade de retirar o PS da Câmara.
2º premonição: Não vão conseguir: grandes obras vão aparecer por essa altura.
3ª premonição: Se um fantasma se candidatasse pelo PS, ganhava a maioria absoluta.

6 comentários:

Cátia disse...

sr antónio deixe.me dizer que a sua análise aos resultados é demasiadamente parcial.
A vitória do PS em Fafe deve-se a um presidente que teve a confiança de quase 17 000 pessoas.Se a maioria se mantém, deve-se sobretudo a José Ribeiro que tem tido a confiança das pessoas e obra feita. O cine teatro, o multiusos, a requalificação urbana, o saneamento, etc. José Ribeiro teve mais 2500 votos que o PS, comparativamente as legislativas. isso quer dizer que houve 2500 pessoas que não votaram PS mas votaram Ribeiro.Além disso o PS tem bons quadros em Fafe. e por isso é que ganha! Porque sabe estar com as pessoas e não tem uma atitude arrogante como o PSD e por isso é que perdeu.
Para 2013 faltam 4 anos. Muito tempo. Até lá muitas coisas vão acontecer e essas premonições são muito prematuras.
As obras que refere aparecer são iniciativa do Ribeiro e essa metáfora do fantasma só demonstra o seu mau perder. quer que lhe relembre que Ribeiro teve mais 2500 votos que o PS nas legislativas?
O que é certo é que o PS ganhou! Teve mais votos que todos os outros! E aumentou o número de eleitores.
Não sou conservadora. Votei no PS e no Ribeiro porque é a melhor opção para Fafe!E deixe-me dizer-lhe que nas legislativas votei em branco!
O povo não é ignorante!

António Daniel disse...

Espero que os responsáveis do blogue não se chateiem por eu responder à Cátia. Mas a Cátia merece uma resposta. Escreve bem (o que é raro acontecer hoje em dia), defende as suas ideias e, acima de tudo, tem uma argumentação forte. Antes demais, Cátia, quando diz que tenho mau perder, creio que é uma abordagem um pouco abusiva. Não sou filiado em partido algum, não possuo interesses pessoais sou, portante livre. Ora, esta liberdade permite-me defender determinadas ideias, sem ter o problema de dar troco seja a quem for. Inclusive, neste blog já tive oportunidade de me galvanizar com algumas iniciativas da presente legislatura, mas não me coíbo de dizer o que penso. Amo Fafe, apesar de não viver aí. Tenho imensa pena. Mas reconheço que Fafe se tem atrasado. A empregabilidade é o que é, o rendimento per capita está abaixo da média nacional, a formação raramente atingiu patamares aceitáveis. Também existem aspectos positivos que, como já referi, fazem parte de outras postagens neste blogue. Se me perguntar em quem votei, digo-lhe com o maior prazer: CDU. Não pela ideologia, mas pela candidata à Câmara. Não a conheço pessoalmente, mas reconheço-lhe capacidades. Quanto ao facto do povo ser ou não estúpido está a sugerir que os outros são. Não concordo, nem aceito essa máxima. É fundamental dar oportunidade às pessoas e há noutras candidaturas muito valor. Portanto, os resultados de ontem não me afectaram, não tenho preferências, mas tenho um ponto de vista que é meu e que tento racionalizar o melhor que sei.
Cátia, obrigado por ter comentado, gosto de pessoas inteligentes e a Cátia parece sê-lo. Caros responsáveis pelo blogue, desculpem esta resposta, mas gosta da polémica.

Anónimo disse...

Ora bem,
Em primeiro lugar, peço desde já desculpa por não saber escrever assim tão bem como os demais, mas, atrasado não sou, até que, e sem ofensa a “ Cátia “ fala em obra feita, certo, “O cine teatro, o multiusos, a requalificação urbana, o saneamento”, Multiusos é a obra vergonhosa da Ribeiro, em que e se não o sabe, acredito que não, não serve para provas internacionais sendo este construído sem medidas mínimas como alias tínhamos o antigo nessas mesmas condições, mingaram ao espaço projectado e aumentaram em mais de 200 mil contos em moeda antiga, escudos para servir quem?
Foi o cidadão de Fafe que contribui directamente ou indirectamente com os seus impostos, que, de facto não pode usufruir directamente do mesmo sem que tenha de pagar para isso, vergonha não?
Cine teatro este sem ser culpado directamente, mas tem a sua cota parte a quando variador em que este foi vendido a um particular, e ele foi recupera-lo com muito prejuízo para os Fafenses, prejuízo no sentido de termos um aterro Municipal em vez de Parque de lazer.
Requalificação Urbana, na verdade com o RUMO CERTO como viu e tenho conhecimento de autorização do Ribeiro em construção de BARRACOS E TENHADOS DE PLASTICO dentro da “Cidade”.
Por fim o Saneamento, concordo para os cidadãos terem uma melhor qualidade de vida, mas, mesmo aqui uns pagam outros não, mesmo a ligação de águas pluviais uns são obrigados outros ligam e não pagam
Se o povo de Fafe na verdade gosta de ser Humilhado, escravo democrático, vesgo em relação à verdade, mas felizmente que nem todo, que assim seja.
Como o velho ditado “ quanto mais me bates, mais gosto de ti”.
Estando ainda em curso as Oportunidades acho que vou apanhar os transportes Públicos para dar seguimento , cultivar, e reciclar mais um pouco a minha capacidade, porque , da forma que estou a ver das duas uma, ou parei no tempo ou estou a ver mais, penso que esta está certa.

Anónimo disse...

anonimo anterior, à pc tempo tivemos um jogo de andebol internacional em Fafe no multiusos. a selecção de Portugal jogou com uma equipa estrangeira que ja não sei o nome.

Anónimo disse...

ATÉ O COSTINHA GANHAVA PELO PS EM FAFE.O POVO É IGNORANTE. EU OUVI MUITAS PESSOAS A DIZER QUE IAM VOTAR PS MAS NÃO CONCORDAVAM CM OS CANDIDATOS ENFIM....OS TACHOS E A REPRESSÃO DÁ NISTO....ENFIM...SERÁ QUE EXISTEM 17.000 PESSOAS A RECEBER O RENDIMENTO MÍNIMO looooooooooooool

Nouvellevague disse...

Mas que formidável resumo!