05 setembro 2006

A toponímia no concelho de Fafe


Um interessante estudo levado a cabo pelo historiador fafense Daniel Bastos publicado na revista cultural "Dom Fafes" (nº 8/9) testemunha a origem heterógenea dos nomes das freguesias do concelho. A maioria dos nomes provém da diversidade paisagística do concelho. Por exemplo, Vinhós (vinho), Vila Cova ou Agrela (campo) constituem disso exemplo. No entanto, existem uns de natureza latina, casos de Fornelos (do latim "furnillu" que significa forno) ou de Freitas (do latim "fracta"), e outros de natureza germana. Neste último caso, nota-se a influência das tribos germânicas que invadiram o império romano e que marcaram a toponímia das freguesias de Ardegão (vem do germano "Ardeca") e Golães (do germano "Goulão").
Por outro lado, Fareja parece tratar-se de um nome árabe que significa prazer e que vem do verbo "fareja". Da época medieval, encontramos Aboim ou Estorãos. Esta última, antes designada "Storaos", e provavelmente relacionada com gente proveniente das Astúrias que veio habitar e, assim, dar nome à terra.
Designações de índole religiosa encontramos nas freguesias de Sta Cristina de Arões, S. Clemente de Silvares, entre outras. Por último, Moreira de Rei contempla uma influência régia, proveniente de ser um couto da coroa real.
A origem da toponímia de "Fafe" não está esclarecida. Diferentes teorias abordam a sua origem germana, mourisca, patronímica ou paisagística.
Sem dúvida, uma interessante pesquisa que merece ser lida com mais atenção na revista "Dom Fafe" à venda na Casa da Cultura. Este estudo toponímico é, pois, uma das mais importantes manifestações da origem e da vida de um povo.
Resta referir que o jovem historiador fafense Daniel Bastos foi galardoado em 2005 com a sexta edição do prémio de História Local tendo por base o trabalho "As eleições presidenciais no Estado Autoritário Português. Processos e actores políticos: o exemplo de Fafe".
Estamos pois, perante a afirmação de um jovem historiador local, seguindo os passos de outros que teremos oportunidade de referir oportunamente e que muito contribuíram para o estudo do nosso concelho.

Sem comentários: