10 setembro 2006

Rally... perdeu Fafe, perdeu Portugal!


Quem olha para esta imagem não pode ficar indiferente ao fenómeno automobilístico que fez de Fafe a capital dos rallys em Portugal. Uma imensa massa humana caracterizava as etapas que percorriam o concelho e a etapa da "Lameirinha" foi já considerada por muitos pilotos como a mais espectacular do mundo. A zona do "confurco" movimentava milhares de pessoas e faziam-se autênticas romarias desde a cidade até aos troços. As próprias escolas e muitas empresas fechavam para ver passar as máquinas do Campeonato Mundial de Rallys. Dias antes, já muitos amantes desta modalidade e outros, por mero convívio, acampavam nos montes de Fafe onde passavam os carros de Makinen, Mc Rae, Sainz, Burns, kankkunen, entre outros.
Até 2001, data em que a FIA decidiu retirar Portugal do campeonato do mundo, o rally de Portugal conquistou 5 vezes o título de "Melhor rally do Mundo" e em 2000 o prémio de "Melhor rally do Ano". Pelos vistos, Portugal irá voltar a organizar um campeonato do mundo. Mas, agora as etapas são diferentes e o rally do campeonato do mundo muito dificilmente voltará a percorrer Fafe e perdeu a espectacularidade que o caracterizava.
Resta-nos o rally nacional. Importante, sem dúvida, mas sem o prestígio e a dimensão das grandes marcas e pilotos mundiais!

3 comentários:

Anónimo disse...

Perdemos o campeonato do mundo por causa da falta de civismo das pessoas q assistiram ao ultimo rally. p causa dela e da falta de segurança a fia suspendeu o nosso campeonato. civismo q continua a faltar em fafe, sobretudo para quem sai a noite ou quem anda a passear pelas estradas de fafe. o lixo acumulado nas bermas é muito. assim não vamos a lado nenhum e muito menos atraímos pessoas para Fafe.

Anónimo disse...

Foi pena o Rally deixar Portugal e Fafe. Era bem mais importante que a Volta a Portugal e dava mais nome à nossa terra. Quando voltar esperamos que os "nossos" politicos cá do burgo não se esqueçam que Fafe era a capital do espectaculo, com a famosa classificativa do Confurco. Bons tempos.

Anónimo disse...

Belos tempos esses ,nunca mais me esquece aquela malta toda no confurco,e o espectáculo que era ver o rally a passar,diziam que passavam por la 70000 pessoas mais o menos nos 2 dias.Velhos tempos. ;)