09 setembro 2006

José Atalaya, o Homem e a obra.


José Atalaya, conceituado musicólogo, chefe de orquestra e compositor, está ligado a Fafe, não só por razões familiares mas, sobretudo, por causa do projecto da Academia de Música a que deu nome. No ano de 1998, a convite da C.M. Fafe abraçou este projecto pedagógico, reconhecido pelo Ministério da Educação e que é frequentado, hoje em dia, por mais de uma centena e meia de alunos provenientes maioritariamente do concelho. Por outro lado, promove um ciclo regular de espectáculos - o "Música em Diálogo" e "Festival Raízes Ibéricas" que vêm dinamizar esta área musical no concelho, com alguns espectáculos locais e em formação nas escolas básicas.
José Atalaya, figura destacada no panorama musical do país nasceu em Lisboa, estudou em diversos países europeus e foi co-fundador do Grupo Experimental de Ópera de Câmara da Gulbenkian e da Juventude Musical Portuguesa. Fundou a Orquestra Clássica Imave, foi o primeiro director artístico da Orquestra Clássica do Porto e tem-se dedicado a trabalhos de investigação pedagógica, musicológica e de direcção de orquestra nos últimos tempos.
Hoje, embora tendo abandonado a direcção da Academia José Atalaya, tem contibuido com o seu trabalho para a divulgação, conhecimento e valorização do património musical ibérico, desde a Idade Média até ao Século XXI. Existem já na Academia, jovens valores com potencialidades musicais dignas de nota e o seu legado extende-se, por outro lado, a toda uma panóplia de actividades que, para além de elevarem mais alto o nome de Fafe no país, contribuiram para o desenvolvimento cultural do concelho. Hoje, a Academia respira saúde e o Prof. José Manuel Machado, assim como o Dr. Rogério Gonçalves encarregam-se de continuar o bom trabalho do espaço cultural que administram.

Sem comentários: