28 agosto 2012

Humor e Verdade


Este post num blog suscitou muita reacção bairrista. Compreende-se, hoje em dia são poucas as ocasiões em que nos podemos orgulhar de pertencer a algum sítio, quer porque somos cada vez mais cidadãos do mundo, quer porque pensamos que não vale a pena. Perante as reacções, depressa o seu autor pediu desculpas, afirmando que não passava de um texto humorístico. Obviamente que está desculpado. Contudo, devemos estar atentos às mensagens humorísticas. Fui aprendendo que o humor é a forma mais séria de comunicação: é destituído de emoções e revela, por isso, mais verdades do que julgamos, isto é, mostra o que realmente o autor do texto pensa, ou será que criou uma realidade virtual? Terá tanta imaginação? Pois é… A desculpa inscreve-se em gestos, palavras e atitudes, servindo para identificar o responsável, mas ninguém pede desculpas por aquilo que pensa. Agora sou eu a pedir desculpa aos fafenses, mas tenho de dizer isto. Quando o autor do texto escreveu, a responsabilidade é sua; sobre aquilo que pensou, a responsabilidade é nossa. Infelizmente, infundada ou não, corresponde à ideia que muito boa gente tem sobre Fafe.

António Daniel

18 comentários:

Pedro Fernandes disse...

O "problema" deste artigo é precisamente o que o António Daniel referiu. A realidade é que a ideia que muitas pessoas têm de Fafe é essa. Uma ideia que, na minha (e nossa!!) opinião, é errada mas, de facto, existe e não vale a pena esconder isso.
A questão essencial é como mudar isso? Como mudar essa maneira de pensar?
Terá a ver com a nossa própria identidade ou terá mais a ver com o desconhecimento alheio?
Terá a ver com o facto de continuarmos a mostrar o pau da justiça cada vez que nos "picam" (infelizmente!) ou terá a ver com o alheamento geográfico e cultural desta "pseudo-elite citadina" que não sabe que Fafe tem, por exemplo, um cartaz cultural que não envergonha Fafe, nem a capital cultural nossa vizinha?!
Valorizar e divulgar o que é nosso parece-me importante. Valorizar e divulgar a cultura, as gentes, a gastronomia e a natureza. Mas, também, intervir civicamente, deixando outra imagem em casos que foram amplamente divulgados na comunicação social. A responsabilidade é de todos e todos podemos contribuir para mudar estes pensamentos que não correspondem à realidade que conhecemos!

montelongodesportivo@hotmail.com disse...

E os de Fafe e de outros lados não têm ideias erradas em relação a outras terras? Uma coisa é ter ideias e a outra é escrevê-las e distorcê-las ao máximo. SE OS PENSAMENTOS dos outros NÃO CORRESPONDEM À REALIDADE O QUE VAMOS MUDAR AFINAL?

Quantos homens já disseram mal de determinadas mulheres e acabaram por casar com elas? Quem desdenha quer comprar. Não queiram comprar mais brigas. Esta já chega.

Os problemas das cidades são proporcionais ao seu tamanho. Não inventem coisas onde não as há e já agora se querem fazer alguma coisa, comecem por dizer aos v/amigos do facebook para não repassarem frases feitas ou imagens daqui ou dacolá mas sim que falem bem da nossa terra e divulguem imagens do melhor que há no nosso Concelho.

Não concordo com nenhum dos dois comentadores mas respeito as suas opiniões. JCL

Anónimo disse...

Parece-me existir no comentário anterior comparações um pouco absurdas, especialmente aquela das mulheres.
Não discordo do problema essencial que aqui foi dito e concordo que Fafe tem uma imagem que por vezes não corresponde à realidade.
Quantas vezes ouvimos dizer... ui.. Fafe... terra de caceteiros, da justiça pelas proprias mãos...
Nos ultimos tempos ainda tivemos a "ajuda" da comunicação social no caso do padre lopes ou da ministra que levou com ovos.
Fafe não é só isso. Fafe é muito mais. Mas Fafe nem sempre é conhecido pelos melhores motivos.
RDS.

António Daniel disse...

João Carlos, obrigado pelo teu comentário. Acabo por não perceber muito bem o teu comentário. O problema não é alimentar guerras. Ninguém as alimenta, é pensar nas coisas, arranjar oportunidades de encontrar razões para tal. Onde está o problema? Não será que as ideias autor do dito texto não serão representativas de muitas outras? Quando se trata de cidades, e sabemos como elas hoje concorrem entre si, temos que discutir estas ideias. No que respeita às cidades, quem desdenha não quer comprar. E nunca te esqueças, os «nossos amigos» são teus também.

António Daniel disse...

Pedro e RDS, conoordo convosco.

montelongodesportivo@hotmail.com disse...

Desculpem mas vocês não vivem neste mundo...

António Daniel disse...

João Carlos, continuo a não perceber.

montelongodesportivo@hotmail.com disse...

Eu explico:

Falam, falam, falam mas não fazem nada...

De palavras e boas intenções está o mundo farto.

Algum dos aqui comentadores já fez alguma coisa de últil pelo concelho?

Dizer que temos que fazer é fácil, fazer é que é complicado.

Senhor RDS, absurdo é abanar com a cabeça a concordar ou discordar. Faça alguma coisa de útil e logo se verá...

Até parece que atirar com ovos ou questões de Padres, ou outras coisas do género só acontecem em Fafe. Assumam que são fafenses e não reneguem a Justiça de Fafe, outras terras também têm referências depreciativas. Deixem de ser preconceituosos. Mas parecem que vivem mesmo no mundo virtual...

De intelectuais de cadeirão está o país farto. Arregacem as mangas e vão para o terreno fazer algo palpável... e por favor deixem de se proteger uns aos outros com palavrinhas de dicionário...




António Daniel disse...

Definitivamente não compreendo. Falamos linguagens diferentes. Sabes uma coisa João, não dás lições a ninguém acerca do que é gostar de Fafe. Se sabes acompanhar aqui os intelectuais, então lê alguma coisa de publicações anteriores para te aperceberes que não tens razão alguma. Quanto ao que cada um fez por Fafe, caro Carlos, não vás por aí (podias ter surpresas), é um discurso falacioso... Os teus argumentos são pobres e funcionam mais como um qualquer desabafo que não consigo discernir. Abraço e comenta sempre que desejares. Mas sinceramente, não percebo essa postura de senso comum.

Anónimo disse...

Para o montelongo desportivo:
Gosto muito de Fafe, as vezes gosto de dar uma opinião neste blog que gosto de ler e como estudo fora de Fafe tenho orgulho em dizer que sou de Fafe. Já tive amigos aqui a passar uns dias e levo-os a conhecer isto.
Mas digo-te que antes alguns deles tinham uma má imagem de Fafe.
Cada um à sua maneira faz aquilo que considera util.
Não é por teres um blog ou por teres uma medalha de mérito oferecida pela câmara que dás lições sobre o que é fazer alguma coisa por Fafe. Humildade sff.
Mantenho o que disse.
RDS

Anónimo disse...

também posso dizer entre amigos "os de guimaraes são uns parolos" mas escrever e insultar as pessoas é outra historia.

Quelarinha disse...

Posso estar a ser ingénua, mas pergunto-me como um artigo a desprestigiar a nossa cidade se torna numa troca amarga de palavras entre conterraneos que tanto se preocupam e trabalham para levar a cidade a bom rumo e divulgar (via blog) por este mundo fora.

Cada um à sua maneira e com as suas ideias, todos os que cá andamos temos um objectivo comum... mostrar Fafe ao mundo, de preferência o que de melhor temos. Portanto, picardias à parte, vamos em frente...

Finalizo dizendo que, naturalmente temos problemas na cidade e muitos assuntos a serem resolvidos, mas estes pouco dependem de nós. Podemos ter uma voz activa, mas ao fim do dia, todos sabemos que as decisões são competência de outros. Agora, não tenho a menor duvida, que nestes ultimos anos têm surgido associações independentes, sejam culturais ou desportivas, que têm feito coisas extraordinárias, muitas vezes levando avante actividades apesar de muita dificuldade.

Continuação de bom trabalho a todos.

montelongodesportivo@hotmail.com disse...

Para o RDS

Primeiro não lhe dei o direito de me tratar por tu. Talvez até tenha idade para ser seu pai. O que só por si já revela alguma arrogância da sua parte.
Dá para ver que passa pouco tempo em Fafe, pois o que revela conhecer de Fafe é o que vê na Televisão e pouco mais. Caso contrário não falava dos ovos que atiraram à ministra, da Justiça de Fafe ou do Padre Lopes, o que só por si revela muita falta de conhecimento do dia-a-dia do Concelho.

É mais um que vive no mundo virtual.

Podia ter aproveitado para falar do que há de bom em Fafe e, aí sim, contribuir para mudar a imagem que dizem que os outros têm do Concelho. Mas não, resolveu ir buscar os maus exemplos. Até parece que os telejornais abrem todos os dias com coisas más de Fafe, enfim.

Quem revelou falta de humildade foi o senhor. Diga lá o que fez por Fafe, a não ser levar os amigos a passear.

Baixou o nível ao falar da medalha, porque se estivesse atento, saberia que o meu trabalho vai muito além daquilo que os seus olhos cheios de "remelas" conseguem alcançar. Não foi uma medalha, foi apenas um reconhecimento público com uma lembrança.

Espero que tire proveito dos seus estudos e faça alguma coisa visivel para receber muitas medalhas - o que seria bom sinal - que lhe tirem essa dor de cotovelo e o obriguem a dirigir as suas criticas para quem critica Fafe e não para quem faz algo pela sua terra.

Só para concluir: basta olhar para o país para ver como a sua utilidade "dar opinião" contribui para o engrandecimento da sociedade. Lamento, mas não vou perder mais tempo com aspirantes a políticos.

Caro António Daniel


Dá para perceber que vão ser sempre pobres aqueles que não concordarem contigo. Já tive a oportunidade de ver isso várias vezes. Uns vão ser sempre mais amigos que os outros...

Sempre foi assim e sempre vai ser...

Já agora, em relação ao teu artigo, ficas a saber que houve sempre pessoas de umas terras a pensar mal das outras e a dizer chavões. Quem não se lembra das "duas caras" ou dos três pês "P.P.P." entre outras situações.

Mas está visto que preferem atacar uma pessoa da terra e louvar quem disse mal de Fafe, argumentando com aquilo que os outros pensam. Como se não bastasse aquilo que somos e que pensamos da nossa Terra.

É tão bom o que diz mal como o que consente.

É impressionante como arranjam argumentos para encaixar um texto que rasga Fafe de cima abaixo e usam termos e palavras caras para depreciar alguém da terra.

Continuem assim que estão no bom caminho.

Relativamente à surpresa de que falas, eu sei que estiveste integrado no movimento do Roteract há uns anos a esta parte...

Podem ficar descansados que da minha parte não vou fazer mais comentários com "argumentos pobres e discursos falaciosos". Onde é que eu já ouvi isto. Mas haverá argumentos ricos?

Faça-se em vós segundo a vossa vontade.

Amén

Pedro Fernandes disse...

É com alguma surpresa que vejo que o assunto do artigo praticamente não foi abordado.
A pertinência deste artigo, a meu ver, era refletir sobre a ideia que muita gente tem de Fafe.
Por isso, dei a minha opinião no primeiro comentário, sem pessoalizar a questão mas abrindo espaço para outras opiniões. Quem acompanha com regularidade este blog sabe que é assim que isto tem funcionado, e bem!!
Quanto ao assunto do texto do vimaranense, nisso penso estarmos todos de acordo. Foi um artigo lamentável que mobilizou os fafenses ( e bem a meu ver!!). Pena não nos mobilizarmos para outras coisas mas isso é outra história...
Caro JCL, por quem tenho consideração pelo trabalho que desenvolve, esclareço o seguinte já que o senhor acusou os comentadores, na qual me incluo, de falar e não fazer nada, de insinuar que não façamos nada útil ao concelho, de ser preconceituoso, de estar farto de intelectuais de cadeirão, ou de nos protegermos uns aos outros ou estarmos a viver num mundo virtual.
Como deve saber muito bem, por trás de um blog, há pessoas. Algumas nem sequer se conhecem pessoalmente. Mas pessoas que gostam de Fafe, pessoas que não se inibem de falar do que acham bem e mal no nosso concelho. É um blog bastante plural e, como sabe, o blog mais comentado de Fafe.
Por trás deste blog há pessoas que o mantêm há já alguns anos (desde 2006) de uma forma totalmente voluntária, sem esperar receber nada em troca. Por trás deste blog há pessoas que se esforçam por ter um espaço de discussão na Internet que seja credível e que abarque diferentes posições.
Por trás deste blog há pessoas que à sua maneira fazem o melhor pela terra que gostam. Eu sou uma dessas pessoas e, se ler com atenção muitos dos meus artigos, saberá que critico quando assim o entendo mas também elogio quando assim tenho de elogiar.
Não me vou alongar muito mais. Nem sequer vale a pena alimentar mais estas questões. Concluo apenas por dizer que a sua opinião é sempre válida aqui. Quando assim o entender, opine e critique mas não faça juízos de valor de pessoas que nem sequer deve conhecer.
Cumprimentos

António Daniel disse...

João Carlos, não percebo nada do que dizes. Rotaract, o quê? Olha dorme bem, felicidades para ti e para os teus, continua com as tuas coisas mas vivemos em mundos diferentes. Adeus.
PS: obviamente que não guardo ressentimentos.

Anónimo disse...

Em Fafe há muitos intelectuais que se julgam mais que os outros e até vivem em mundos diferentes. Tá bonito tá. Não admira que o povo de fora diga mal de Fafe quando são os da própria terra a fazerem guerras entre si e a dizer mal uns dos outros. Se calhar o moço de Guimarães até tem razão!

Pedro Fernandes disse...

Após me terem questionado, quando no 1º comentário me refiro à "pseudo-elite citadina", refiro-me a alguma gente de Guimarães. Fica o esclarecimento.

Anónimo disse...

SENHOR JCL do montelongodesportivo,

Peço desculpa por qualquer coisinha. não era minha intenção ofendê-lo.

Sou novo e a juventude às vezes é imprudente naquilo que diz.

quando eu tiver a sua idade espero dar outro exemplo aos mais jovens.

RDS