26 janeiro 2012

Debates e Racionalidades

Nas últimas horas assistimos nas redes sociais a uma troca de galhardetes entre Artur Coimbra no seu blog e Eugénio Marinho no Facebook. Em primeiro lugar, quero deixar claro que, para mim, a polémica é imprescindível. A partir dela poderemos fixar intenções, crenças e desejos. Mais ainda, parece-me importante que cada vez mais o carácter polemista dos responsáveis por Fafe se faça sentir no éter das redes sociais para assim abranger um maior universo de pessoas. Fafe só terá a ganhar.
Como desconheço o comentário que Eugénio Marinho pretensamente publicou no blog de Artur Coimbra, quero deixar a minha opinião sobre o dito artigo. Em primeiro lugar, sendo um blog pessoal, o seu autor é livre de opinar como deseje. Contudo, não pode fugir à responsabilidade de ser lido. E creio que disso, Artur Coimbra tem plena consciência. O seu principal argumento baseia-se num processo de intenções:
A lista à qual está afecto, fez um bom trabalho.
Se fez um bom trabalho, então não se justifica a apresentação de uma alternativa, a não ser que haja alguma jogada.
Logo, há uma jogada política.
Ora, se me parece justa a primeira premissa, quanto à segunda encontro uma ideia que me é estranha como cidadão que procura ser esclarecido e, acima de tudo, que gosta do debate democrático. A essência da democracia está na possibilidade das pessoas estarem erradas, isto é, apesar de alguém estar a fazer um bom trabalho, não significa que não apareça alguém com melhores ideias. Onde está o problema?
Caso haja qualquer «jogada» de cariz partidário, então começo a desconfiar que o pessoal afecto ao PSD está a ter alucinações. Espero que não.


António Daniel

21 comentários:

Anónimo disse...

"Inimigos" de estimação, Artur Coimbra e Eugénio Marinho, tais como José Ribeiro e Parcídio Summavielle ou Artur Coimbra e Teixeira Alves.
Mas há muitos mais... alguém se lembra de outros?

Anónimo disse...

Enganei-me: João Coimbra e Teixeira Alves... isso sim!!

Anónimo disse...

Mario (da junta) e José Ribeiro também...

Anónimo disse...

No PSD então aquilo é so "amizades"...

Eugénio Marinho disse...

Agradeço o ter trazido para o seu blog o assunto em referência no seu artigo.
Eu não pretendo polemizar e muito menos partidarizar as eleições para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, o que também não quero é que façam afirmações como o Dr. Coimbra fez sobre o PSD.
Por isso lhe enviei um comentário que não foi publicado. Se não o recebeu também não sei, o que sei é que o blog refere que os comentários são triados pelo autor.
E o que motivou o envio do meu comentário ao Dr. coimbra'
Foi o facto de o mesmo considerar que o surgimento da Lista B resultava e passos a citar: "...com os equilibrios internos do PSD".
Ora, no meu comentário chamava a atenção ao Dr. Coimbra que o Dr. Pedro Frazão è militante do PSD, que a Vanessa Barata é a Presidente da JSD, que o Pascal é militante do PSD e foi Presidente da JSD, que o Dr. Jorge Barroso é militante do PSD.
Mas então não é verdade que em ambas as listas existem pessoas do PSD e de outras forças políticas?
O que eu quis, na minha qualidade de Presidente do PSD/Fafe é deixar bem claro que o PSD nada tem quwe ver com listas para os Bombeiros e que cada um dos seus militantes é livre de escolher em quem quer e em quem vai votar.
E acho até que é uma ofensa para quem integra a lista B e para quem a apoia que se façam afirmações do género das que o Dr. Coimbra fez e que voltou agora a fazer.
Penso que já viram que o Dr. Coimbra publicou no seu blog um novo artigo que bem demonstra o seu estilo, carregado de acrimónia e de "acidez", que infelizmente ainda mantém.
Importa, por fim dizer, que o Dr. Coimbra quer prejudicar uma lista com as afirmações que produz.
Não é sério e é grave, sobretudo vindo de um candidato opositor.
Não lhe fica bem.
Que deixe os sócios escolher de forma livre e que se conforme com os resultados, sejam favoráveis à sua lista ou à outra lista.
E que se perder que continue a ajudar os Bombeiros, como todos devemos fazer.

António Daniel disse...

Eugénio Marinho, obrigado por ter comentado neste blogue. Deixe-me dizer-lhe, antes de tudo, que o blogue é pertença do Pedro Fernandes e do Rui Silva que, possuidores de uma vontade de serviço a Fafe, enviaram convites a outras pessoas, eu incluído. A sua resposta, independentemente de se concordar ou não com as ideias, foi correcta, mas deixe-me dizer-lhe que é necessário uma nova postura dos principais responsáveis pelas instituições fafenses. Por vezes o silêncio diz mais do que o ruído. Sempre me repugnou os ataques ad hominem e respectivos argumentos, mas também lhe devo dizer que para mim é fácil vaticinar porque estou numa situação priveligiada: a de espectador. Por esse motivo, quero que o Eugénio Marinho tenha presente que as pessoas devem ser respeitadas na sua inteligência e, por esse motivo, o importante não são as pessoas mas as suas ideias. Já aqui tive a oportunidade de o criticar, e assim o farei quando considerar pertinente, mas terei sempre o interesse de atacar as suas ideias e não a sua pessoa. Espero que se torne leitor deste blogue. Cumprimentos e muito prazer em trocar ideias consigo pela primeira vez, apesar de o conhecer há muitos anos e do Eugénio Marinho não me conhecer. Mas assim é que é interessante.

ARTUR COIMBRA disse...

Estou estupefacto com a dignidade que o António Daniel me dá de me considerar inimigo de estimação de Eugénio Marinho, no mesmo patamar de José Ribeiro e Parcídio Summavielle e do meu filho João com o Teixeira Alves.
Há aqui manifestos exageros, para não dizer ilusões: nem eu sou inimigo de Eugénio Marinho, nem tenho qualquer pretensão política, nem o meu filho é inimigo do Teixeira Alves. Respondo pelo que conheço.
Quanto ao caso em apreço, e tal como Eugénio Marinho, não tenho qualquer interesse em polemizar. Quanto à questão do PSD, manifestei uma opinião, que mantenho na íntegra. Também tenho direito a traçar cenários, apesar de ser candidato (pela lista A) aos Bombeiros, e com muito gosto. Ou, por esse facto, estou interdito de o fazer, no meu próprio blogue?! Não estamos ainda na RDP... Só essa faltava!
Quanto à intensidade da linguagem,à dita "acidez", cada um aprecia como quer. Como diria o poeta António Gedeão (não se alguém ainda conhece...), onde Sancho Pança vê moinhos, D. Quixote vê gigantes!...
Claro que os associados dos Bombeiros são soberanos nas suas votações e teremos que respeitar os resultados.
É isso que todos faremos no sábado, a partir das 22h00...

António Daniel disse...

Caro Artur Coimbra, não coloque em mim palavras que nunca escrevi. Possivelmente refere-se aos comentários, até porque não conheço muitas das pessoas indicadas, inclusive o seu filho. Desde já lhe digo que, por vezes, espreito o seu blogue, com gosto, como leio qualquer blogue que diga respeito a Fafe. Adoro a terra... não há nada a fazer. O que critiquei no seu texto é ter feito a leitura que, embora legítima, enferma de criticar a apresentação de um lista alternativa. Ora, para mim, independentemente das intenções, é importante o debate, debate esse que, em Fafe, urge fazer-se. Cumprimentos e volte sempre. E torno a dizer, não conheço metade das pessoas referidas no comentário do anónimo das 2.34. Assim é que é interessante.m palavras que nunca proferi.

Eugénio Marinho disse...

Para que fique claro eu não sou e nem nunca fui inimigo do Dr. Artur Coimbra.
Tenho até admiração por ele, embora por vezes considere que é um radicalista.
Só manifestei o meu desagrado pelo que se passou e mais não digo, porque da minha parte considero encerrado este assunto.

Alex disse...

Quem não soubesse que estão aqui tantos "políticos" dedicados ao humanismo, ao altruísmo, e a servir o próximo... podia pensar que havia aqui lutas partidárias.

ARTUR COIMBRA disse...

Ao António Daniel:
Peço desculpa, porque relendo o meu arrazoado anterior, de facto, verifico que houve um empastelamento do texto.
A estupecção era a resposta ao primeiro anónimo destes comentários, porquanto nada tenho contra a Eugénio Marinho, nem sou inimigo de estimação de ninguém. Estimo muita gente boa!
Apetecia-me dizer mais uma coisa ou outra, mas como estamos muito próximos das eleições nos Bombeiros e não quero ser acusado de instabilizar a campanha, quedo-me pelo rutilante silêncio.
Fica para outra vez, como diz o povo!...

Anónimo disse...

Relativamente à questão do Sr. Dr. Coimbra não querer tecer comentários em vésperas de eleições, parece-nos que lhe serviu de lição a campanha eleitoral anterior, uma vez que, com os comentários de outrora, desceu de "nível" assustadoramente. Como diz o povo: "o silêncio é de oiro"!!!

ARTUR COIMBRA disse...

Peço desculpa ao anónimo, mas não tem nada a ver!...

Anónimo disse...

Peço desculpa mas como estive presente no debate acerca das eleiçoes na nossa Associação, importa referir que o tal Sr. Eugenio nao foi o tal que irrompeu porta fora na ultima assembleia? E importa tambem referir que quem fez camapnha politica no referido debate foi um tal Sr. Sousa que afinal sobre bombeiros nada disse.Mas enfim Dr. Coimbra, deixe alguma mentes divagarem, mas nao os deixe estragar a nossa Associação.

Anónimo disse...

Como sou amigo do Dr. Coimbra, posso referir aqui que ele é uma pessoa que não é inimiga de ninguém. Antes pelo contrário, é uma pessoa que ajuda muitissima gente e fá-lo sempre com gosto. Nunca lhe conheci nenhum iimigo.
Quanto ao filho, também o conheço bem, merece-me o maior respeito pela pessoa que é, e posso também dizer a todos estes anónimos, que tem muito valor. Inimigos também não lhos reconheço. Deixem-se de tecer comentários anónimos, isto não nos leva a lado nenhum. José N.

P.T.N. disse...

Acho completamente incoerente o sr Eugénio Marinho apelidar o Sr Artur Coimbra de radicalista quando é o mesmo sr Eugénio Marinho que tem tido mensagens radicais no seu facebook e que aqui o sr António Daniel já fez referência num post passado.
Sr Eugénio Marinho, "não se pode atirar pedras ao vizinho quando se tem (muitos) telhados de vidro"!!!

Anónimo disse...

Quem ganhou as eleições mais politizadas dos bombeiros?
Os summaviellistas ou os eugénios marinhistas?

Anónimo disse...

Esqueçam as eleições dos Bombeiros. Já passaram e uma das listas foi legitimamente eleita. Agora é necessário ajudar a engrandecer essa nobre instituição. Antes das eleições é perfeitamente natural que ambas as listas candidatas se "gladiem" pela melhor votação. Findas as mesmas essas pequenas "guerras" já fazem parte da história. Nem me parece que as listas tenham sido partidarizadas, embora aceite que alguém tentou fazer parecer isso, mas não passa de uma falácia. Não me surpreenderia tanto se dissessem que eram listas apoiadas e "empurradas" por facções internas de bombeiros. Uns, eventualmente ressabiados, e os outros com interesses instalados, inclusive de sobrevivência pessoal, mas com eventuais "regalias" que não se podem perder de forma alguma. Só assim se compreende tanto empenho de determinados bombeiros na angariação de votos para ambas as listas. E se assim é, meus amigos, algo vai mal, muito mal naquela instituição. Mas eu recuso-me a acreditar nisso.

Anónimo disse...

A Lista A , liderada pelo Dr. Pedro Frazão, foi a grande vencedora das eleições aos Corpos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, derrotando a Lista B encabeçada pelo Dr. José Sousa, após a contagem dos votos, que decorreu durante a tarde/noite de Sábado, do dia 28 de Janeiro.

Resultados Finais: Votantes: 876 | Lista A: 519 Votos | Lista B: 350 Votos | Nulos: 3 | Brancos: 4


A tomada de posse será em data a designar, no próximo mês de Fevereiro.

Anónimo disse...

A VERDADE É QUE ESTE COIMBRA SÓ OUVE AQUILO QUE LHE INTERESSA É UM INTERESSEIRO. EU ENVIEI UM COMENTARIO NO BLOG DELE E TAMBÉM NÃO FOI PUBLICADO,MAS ENFIM, DEPOIS DIZEM-SE DEMOCRATICOS....ENFIM IGNORO GENTE DESTA
M.SAMPAIO

Anónimo disse...

É normal que o Dr. Coimbra não publique os comentários que lhes são desfavoráveis.Eu faria o mesmo se vivesse uma vida inteira sem fazer grande coisa na vida e me encontrasse subjugado ao sub-mundo da politica e dos interesses pessoais para ganhar para o "tacho". Não tenho dúvidas que o Dr. Coimbra teria qualidade e capacidade, para, em qualquer outro local ou trabalho, na sua área, ter sucesso, só que teria era de trabalhar a sério, de dar, como se costuma dizer, o "litro". Assim, não tem um trabalho mas apenas um emprego que advém de interesses conjugados das forças politicas cá do burgo e como é óbvio se tenta manter a todo o custo. Infelizmente não é só em Fafe, é em todo o pais e aplica-se a todas as forças politica...infelizmente.