15 novembro 2010

Empresários culpam Apoios Sociais pela Falta de Trabalhadores



Os empresários do Vale do Ave queixam-se de falta de mão-de-obra, apesar de a taxa de desemprego na região rondar os 15%. Os empresários e o presidente da Câmara Municipal de Fafe consideram que a culpa é dos apoios sociais e das acções de formação profissional, através das quais os desempregados ganham quase tanto dinheiro como se estivessem a trabalhar. Uma reportagem da jornalista Ana Gonçalves.

4 comentários:

http://pedromiguelsousa.blogspot.com disse...

... O que seignifica que se 'os salários' fossem mais apelativos, as pessoas não se agarravam tanto aos subsídios! Ou será que o Senhor Presidente também deixa de querer receber a sua reforma?
O problema é mesmo esse, paguem bem às pessoas e depois vejam se vos faltam trabalhadores!

Anónimo disse...

Muitos desses que vão para a tv dizer que não têm funcionários pagam somente, o salário mínimo nacional e só não pagam menos porque é proibido porque, senão, menos pagavam! Um outro motivo que levam muitas das pessoas a não querer ir trabalhar para um determinado local é o ambiente austero e bastante rígido em que os patrões pensam que só têm a ganhar com isso mas, ainda estou para saber em quê que isso melhora a produtividade em relação a um ambiente em que os funcionários se sintam parte integrante da empresa e onde são tratados como uma família.
E, como estas existem muitas outras justificações para a falta de funcionários. Má divulgação das ofertas de trabalho (quem vai site do IEFP só encontra entre uma a duas dezenas de ofertas de emprego no concelho de Fafe), contratos precários, horas de trabalho a cima do permitido por lei...e por aí fora.
Em relação ao Presidente da câmara devia de ter vergonha de colocar todos os desempregados no mesmo "saco". Para um individuo que procura insistentemente por trabalhar e não o consegue é ultrajante ouvir tais afirmações. O Presidente em vez de lançar farpas para o ar talvez já estivesse na hora de fazer algo para descer o desemprego no seu concelho e justificar o seu salário de magnata podendo começar pela simples criação de um site municipal para os empregadores (incluindo aqueles que se foram queixar para a tv) exporem as suas ofertas de trabalho.

Nabais disse...

Se é certo que existe muito "boa" gente que se aproveita dos apoios sociais do Estado para não trabalhar, também existe outra grande fatia da população que não consegue emprego, sobretudo a mais qualificada.
Outro dos grandes problemas de muitas empresas fafenses é a baixa qualificação e a fraca formação moral e ética dos empresários. Isso resulta num tratamento muitas vezes desumano e austero que empregam aos seus funcionários, para além de praticarem uma política de salários baixos. Esta situação é muito recorrente na nossa região.
Obviamente que não é geral mas é bastante significativa e isso explica, em grande parte, o problema mencionado neste post.
Toda a gente conhece o "feitio" dos nossos empresários...

Alex disse...

Eu sei que o PS já meteu o socialismo na gaveta há muito, mas com dirigentes que dizem uma coisa destas parece é que estão a abrir a gaveta do populismo.