26 junho 2010

Pelos Lugares da Alma


"Iniciado o ano lectivo e formado o grupo de Área de Projecto, surgiu a necessidade de seleccionar um tema e desenvolver um projecto. Logo pensámos em realizar um produto final relacionado com o tratamento de vídeo. O tema surgiu por caso, após a turma ter escolhido a temática “Sociedade”. Dado o interesse e mistério que envolve as “Crenças” do Homem, decidimos então explorar não só a sua vertente religiosa, como a sua faceta mais ligada às lendas, aos mitos, aos remédios caseiros...No fundo, ligada à crendice popular.
Desde então, temos recolhido bastante informação e descoberto factos pitorescos. Procedemos à entrevista de algumas pessoas locais, que nos falaram dos mais variados temas – lenda da Justiça de Fafe, da Bicha das Sete Cabeças, do Penedo das Pegadinhas, da Senhora de Antime, do Penedo da Retortinha, do Santo Entrudo e do Monte ou Alto das Freiras. Gravámos ainda uma curta-metragem sobre o Livro S. Cipriano.
Após um primeiro período conturbado – estava a tornar-se difícil chegar aos contactos desejados -, o projecto começou a desenvolver-se. Englobou bastante trabalho, empenho e dedicação. Foram horas e dias perdidos, mas por uma boa causa".

Documentário elaborado para a disciplina Área de Projecto por Sofia Rodrigues, Rita Marinho, Cidália Cunha, Joana Gonçalves e Patrícia Silva do 12º Ano, Turma M, da Escola Secundária de Fafe.

Colocamos à disposição de todos os fafenses os links para a sua visualização.

Pelos Lugares da Alma parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=99mHQzW3Yq8
Pelos Lugares da Alma parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=RYw_AQQyWIs
Pelos Lugares da Alma parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=3Cda4KRqsCc
Pelos Lugares da Alma parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=NdqSuhPMYi8
Pelos Lugares da Alma parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=K1Bxl21nBAs
Pelos Lugares da Alma parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=IhCbt0-Pq5E

4 comentários:

António Daniel disse...

Embora visionasse os filmes transversalmente, dou os parabéns pelo trabalho. Além da realização, com óptimas imagens, o trabalho possui bom texto a par da boa dicção da locutora. Um óptimo documentário com as entrevistas bem dirigidas. Irei ver com mais pormenor.

pedromiguelsousa disse...

Em primeiro quero dar os parabéns pelo trabalho (recolha e tratamento de informação), porque permite conhecer algumas das lendas do Concelho. Depois, gostava de sugerir que não ficassem por aqui, mas em conjunto com o vosso professor de Área de Projecto, a Escola e até a Câmara, conseguissem uma publicação para que fique registado. Na verdade, há muitas lendas espalhadas por Fafe (concelho) e que podem ser alvo de investigação e registo. Estas, se não forem recolhidas como vocês o fizeram, vão-se perder, porque não existem registos, apenas são do conhecimento dos mais velhos e podem perder-se totalmente. Está aqui uma base excelente para o património cultural e turístico, vocês estiveram muito bem, vamos ver se os dirigentes culturais... também o serão. Mais uma vez, muitos parabéns!

Pedro Fernandes disse...

Primeiro de tudo, temos que dar os Sinceros Parabéns (e merecidos)a quem realizou este trabalho. Um bom trabalho de investigação local e devidamente contextualizado sobre as lendas. Um trabalho que espero que tenha tido uma nota muito positiva pelos professores responsáveis.
Existem coisas interessantes a acontecer nas escolas.
Penso que a autarquia local deveria incentivar este tipo de trabalho investigatório e documental sobre o concelho, nas diversas vertentes.
Existem prémios na área da Literatura e pouco mais. Porque não promover e incentivar trabalhos na área da Multimédia, Cinema e afins?! É uma área pouco explorada (como muitas outras)e ir de encontro aos interesses dos estudantes é fundamental para criar hábitos culturais e artísticos.
Dever-se-ia, por outro lado, promover maior interligação com a comunidade, promover formas de divulgação, de incentivo e de cooperação com as escolas. É uma tarefa que deveria ser encarada como prioritária para as autarquias que aqui, encontram jovens motivados, valores a despontar e uma dinâmica que poderá promover culturalmente o concelho e incentivar novas pesquisas e maior fundo documental.
O bom trabalho realizado por este grupo é, certamente, um entre muitos que devem existir sobre Fafe mas que, na maior parte dos casos, fica confinado às paredes da escola.
Estas alunas deveriam ver recompensado este trabalho ao ser-lhes aberto a sala de cinema para aí o promoverem. Um incentivo para que, futuramente, outros jovens elaborem trabalhos sobre Fafe.

Rigonca disse...

Isto é ESCOLA! Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho.