
Esta auscultação pública pretende consubstanciar o diálogo estruturado, dando aos jovens a oportunidade de demonstrarem às outras gerações a sua linguagem e o modo como pretendem participar no sistema democrático.
Principais objectivos:
1.Conhecer os anseios dos jovens e as suas prioridades no âmbito da actuação política nos mais diversos sectores de actuação municipal;
2.Promover contactos e a partilha de ideias com os decisores políticos;
3.Proporcionar ao município um documento de orientação política onde estejam vertidos os principais anseios das gerações mais novas para as suas comunidades.
Os núcleos temáticos serão os seguintes:
Cultura; Desporto; Juventude; Educação; Ambiente e Urbanismo; Turismo; Diversidade Cultural e Igualdade de Oportunidades; Emancipação Jovem; Saúde; Cooperação Internacional.
Realizar-se-ão 3 sessões: 19 e 26 de Junho e 11 de Setembro.
No final de cada sessão deverá sair um documento contendo 100 ideias (10 por cada painel). Os documentos de cada uma das sessões serão discutidos na sessão final, de modo a obter-se um documento onde constem as ideias resultantes da participação de todos os jovens. Esse documento final será publicado e distribuído na sessão solene no dia 5 de Outubro e apresentado durante o mês de Outubro no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local.
Os jovens interessados deverão enviar a sua ficha de inscrição para o endereço de correio electrónico: juventude@cm-fafe.pt.
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou entregar pessoalmente na Casa Municipal de Cultura.
Mais informações em http://www.100anos100ideias.blogspot.com
3 comentários:
Uma iniciativa muito interessante e que pode mudar a acção da Câmara de Fafe em relação às políticas de juventude.
A palavra é dada à juventude e essa forma de ouvir os anseios dos mais jovens é uma das formas mais democráticas de fazer política.
Espero que haja muita gente a participar para que no fim possa sair um documento orientador das políticas municipais da juventude interessante para os próximos anos.
Os meus sinceros parabéns ao Vereador Pompeu Martins. É assim que se começam a fazer as coisas. Pela base.
Uma sugestão:artigos não tão longos ajudam...
Esperamos que esta iniciativa não seja mais uma provocação como aquelas divisões inter-freguesias, ou seja, não servem de nada!
No início, tudo parece muito correcto, mas depois chega-se à conclusão que querem fazer como bem lhes interessa... se é assim, não adianta participar nestas coisas.
Mas, temos de aguardar com calma, só no fim é que se pode avaliar se valeu ou não o esforço dos jovens participantes.
Enviar um comentário