16 setembro 2009

Eleições em Fafe 2

O CARTAZ DO PSD
Vamos iniciar, por mero acaso, estas crónicas de escárnio e maldizer, pelo cartaz do PSD em Fafe. Um cartaz bonito à vista, com gente bonita e outros nem tanto, com pessoas conhecidas cá do burgo e outras anónimas, com os jotinhas bem alinhados e sorridentes, mas é um cartaz que pretende mostrar uma equipa coesa, unida, uma verdadeira família... O grande problema é que o cartaz tem varios "remendos". Se repararmos atentamente quando andarmos nas ruas de Fafe, as pessoas que se apresentam no cartaz não se reuniram, tirando as fotos individualmente. União? Equipa coesa?!
Esse cartaz lembra as velhas fotografias familiares de boas linhagens onde se destaca o velho patriarca com os netos ao colo e os restantes herdeiros em pose de excelência. Pois lembra… mas só lembra. Nada disto acontece naquele cartaz. O ajuntamento familiar mais parece uma estratégia de protecção e de receio pelo que lá vem. O patriarca não corresponde, quer formal, quer materialmente: formalmente porque na fotografia pouco se destaca, materialmente porque não tem passado, não se conhecem as suas ideias políticas, nem a sua visão estratégica para Fafe. Não falo de programas eleitorais, mas sim de discursos, de intervenções, de oposição ao status quo!! No PSD de Fafe há, aparentemente, uma ausência completa de estratégia, lançando nomes para a forca constantemente. Por este motivo, Pedro Gonçalves está ali, parece-me, por uma única razão: viveu, vive e viverá pelo PSD. Contudo, esta postura impossibilitar-lhe-á de ser uma dia líder. Quem fala em Pedro Gonçalves fala em todos os outros que tinham aspirações. Quem quer ser líder (o que duvido que alguém o queira ser no PSD de Fafe) deve calcular o aparecimento, deve avaliar o desaparecimento e equacionar o distanciamento. Infelizmente, o cartaz de família parece funcionar mais como um resguardo do rebanho ao ataque do lobo mau.
Sabemos também que nesse cartaz coexistem pessoas que, tanto politicamente, como ideologicamente e mesmo pessoalmente, se vão aniquilando umas às outras. Ribeiro Cardoso, Pedro Gonçalves, Eugénio Marinho e Marques Mendes juntos numa vereação deve ser algo explosivo...mas claro que alguns não são candidatos a nada mas o que é certo é que nesse cartaz eles estão todos juntos... por fafe... como uma verdadeira família!!!

António Daniel

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa crónica, excelente! ...
Uma análise interessantíssima,muito esperta.

Só que não é genuína! E isenta!

António Daniel disse...

Caro anónimo, a melhor forma de isenção é assinarmos por baixo qualquer reflexão que façamos. Por isso, posso garantir-lhe que o post é genuíno e isento. É uma reflexão que pode omitir muitos aspectos, mas é uma leitura distante e desinteressada sobre a realidade fafense que eu amo. espere pelas outras postagens para avaliar.
Um abraço e obrigado pela sua crítica, mas não podia deixar de dizer-lhe o que penso.

Alex disse...

Acho muito interessante estas discussões e por isso, para ajudar no esforço de dabate, envio aqui as ligações aos vídeos dos discursos de apresentação de candidatura da coligação PSD-PP que encontrei na página oficial da coligação:



Discurso de Humberto Castro, da coligação PSD-PP, candidato à Câmara Municipal

Discurso de José Rodrigues, da coligação PSD-PP, candidato à Assembleia Municipal

Discurso de Manuela Sá Nogueira, da coligação PSD-PP, candidata à Assembleia de Freguesia



Quando se discutirem as outras candidaturas tentarei colocar também material oficial das próprias campanhas. Não tenho ligação a nenhuma delas.

BlogMontelongo disse...

Estas crónicas não têm por missão criticar uns em detrimento de outros. A seu devido tempo, iremos falar sobre todos os candidatos e candidaturas. Mas não nos critiquem por sermos parciais porque não o somos e este BLOG e as pessoas que publicam e que administram o BLOG são o exemplo disso mesmo! Este espaço pretende que os leitores possam encontrar aqui um forum de discussão respeitado sobre Fafe. Se tens uma opinião a dizer, basta enviarem um texto para nosso mail e será tido em conta. Por isso a opinião de todos é importante, inclusivé mesmo que não concordem com os posts mas para isso é que cada um é livre de opinião. E ainda bem que assim é!!
CONTINUEM
BlogMontelongo

António Daniel disse...

Alex, obrigado pelos links. muito úteis

Anónimo disse...

Dizem voces que são isentos....
Deixe-me dizer que está a ser ignorante e precipitado quando diz que o PSD não tem estratégia para Fafe.veja o site veja as propostas do psd.o ps tem programa?os independentes tem programa? até agora ninguém sabe o que o PS e os IPF querem para fafe.
eugénio,pedro,marques mendes e cardoso na vereação?que lhe disse isso? já viu as listas?vem se vê que tudo o que comenta não tem muito fundamento, deve ser mais uma daqueles que fala do que ouve dizer....enfim...pensei que poderia ser aberto aqui um espaço de discussão politica serio mas afinal não....enfim

António Daniel disse...

caro anónimo, mais uma vez obrigado por expor o seu ponto de vista. Evidentemente que todos temos a nossas ideias, mas mais uma vez lhe digo: o importante é assinarmos por baixo. A ideia fundamental do post é apresentar ideias acerca destas eleições tão importantes para Fafe. Eu, pessoalmente, tenho um grande apreço pelas pessoas que andam pelo PSD. Sou amigo pessoal do Pedro Gonçalves (continua a fumar), inclusive tive o prazer de votar nele nas últimas eleições. Mas também lhe digo que poderei votar em qualquer outro desde que considere importante para a minha terra. Um abraço e, por favor, não se zangue. Escreva, critique, será sempre bem-vindo.
Um abraço.

Arnold (origem americana, modéstia à parte) disse...

Desculpem os do blog, mas que saõ parciais ai isso saõ.
E depois, a quem interessa saber que o pedro gonçalves do psd fuma? Que tem a ver?
E mais... Queriam que aquela gente toda do psd se juntasse para a foto? Por amor de Deus. Um trabalha, outro estuda, outro não faz nada... E tempo para se juntarem? Vocês é que têm uma vidinha boa!
Bjs