25 setembro 2007

Em homenagem a Colin McRae (1968-2007)

McRae foi o primeiro britânico e o mais jovem campeão do Mundo de ralis de sempre. O gosto pela velocidade e pelos ralis estava nos seus genes pois o seu pai, Jimmy, foi cinco vezes campeão de ralis do Reino Unido e o seu irmão mais novo, Alister, seguiu as suas pisadas como piloto profissional.
McRae começou a carreira em 1986 nos campeonatos escoceses de rali ao volante de um Talbot Sunbeam, onde começou a dar nas vistas, com uma condução ao estilo do finlandês Ari Vatanen, numa altura em que a sua co-piloto era a sua futura mulher, Alison. Além do título conquistado em 1995, Colin McRae foi três vezes vice-campeão mundial (1996, 1997 e 2001) e uma vez terceiro (1998).
Retirado dos ralis, fez uma experiência nas 24 horas de Le Mans em 2004, terminando na nona posição, e teve duas participações no Rali Lisboa-Dakar, a última das quais acabou com um aparatoso acidente, quando liderava a prova rainha do todo-o-terreno.
Era presença assídua no nosso país e em Fafe tinha uma quantidade enorme de fans. Fica aqui a nossa homenagem com este vídeo a bordo do seu Subaru no famoso troço da Lameirinha...

1 comentário:

Anónimo disse...

Velhos tempos do rali de Portugal nos nossos troços. Não havia aulas e, mesmo que fossemos leigos no assunto, íamos com prazer para aquele ritual de ver os carros. Bem escolhido, parabéns. António