26 fevereiro 2014

Fora Do Circo … Com Seriedade

Foi com enorme surpresa que constatei que o Engº Miguel Summavielle, ficou agitado, incomodado e ofendido com o meu artigo de opinião.
Não foi minha intenção provocar tamanha ira, sendo incapaz de o mal tratar ou ofender, seja em que circunstância for, mesmo na politica.
No entanto, face à sua tomada de posição, não posso deixar passar em claro algumas das afirmações, inverídicas, que visam atingir a minha seriedade, pessoal e política.
No desabafo do Engº Miguel Summavielle, vem à evidencia que os votos dos independentes ao tempo não criavam mossa, logo podiam votar ao lado do poder. Isto não será falta de seriedade e puro oportunismo ? Mas quem sou eu para os julgar !
Quanto ao “ambiente circense”, cumpre-me esclarecer o Engº Miguel Summavielle que há pessoas muito mais habilitadas politicamente para criar e manter estas diversões, sendo os artistas sobejamente conhecidos.
O Engº Miguel Summavielle, pessoa bem informada e atenta, parece que, no que respeita a esta matéria, anda nitidamente distraído.
Vejamos:
O Engº Miguel Summavielle não sabe, mas devia saber, que não é possível apresentar propostas para alteração do orçamento aprovado pelo Executivo Municipal.
Ora, caso votasse, e não votei, as propostas dos Independentes relativamente à redução da Derrama e da participação no IRS, estaria a concorrer para o cometimento de ilegalidades e para isso, não contem comigo.
Aqueles que me conhecem bem, sabem que sou uma pessoa que preserva e defende, de forma intransigente, a seriedade, a honestidade e a legalidade democrática.
Acresce, ainda, que a minha conduta é norteada pela retidão, agindo sempre com seriedade e nunca ludibriando quem quer que seja, mesmos aqueles que por desnorte, fonte de azar, andam desatentos.
O Engº Miguel Summavielle sabe que mente quando afirma que eu votei favoravelmente a proposta “miserável dos Independentes” manifestando regozijo pelo chumbo do Tribunal Constitucional ao corte das pensões, tendo posteriormente voltado atrás. Isso é mentira.
Engº Miguel Summavielle, a nossa conduta deve ser pautada em toda a sua dimensão, pela seriedade, honestidade, retidão e pudor, sendo exigível àqueles que se preocupam com a coisa pública falar verdade, sempre a verdade.
Eu não sou daqueles que assumem publicamente que não era candidato no ato eleitoral que se aproximava e que afinal vim a ser candidato. Isto é mentir e propalar a mentira é feito. Muito feio !
O Engº Miguel Summavielle sabe naturalmente a quem me refiro, não sendo pois necessário revelar o “seu” nome.
Relativamente aos vira-casacas apenas tenho a referir que existem desde tempos imemoriais, sendo certo que o seu surgimento ocorreu com o aparecimento dos Alfaiates, hoje vulgarmente conhecidos por Costureiros, tratando-se pois de uma profissão muito prestigiada e honrada.
Não posso deixar de sublinhar que impende sobre o político o dever de não mentir, falando sempre verdade, seja em que circunstância for, devendo ser integro e vertical.
Termino por onde comecei, com respeito e humildade, falando sempre verdade seja em que circunstância for, mesmo que isso incomode e provoque agruras.

José Augusto Sousa

6 comentários:

Anónimo disse...

parece que o miguel summavielle gosta de criticar mas não gosta de ouvir as verdades.
primeiro foi a leonor castro a po-lo na linha e agora o josé augusto.
muito bem.

Anónimo disse...

Como a verdade incomodo Sr. Enº Miguel.Para a próxima tenha mais cuidado, porque senão é desmascarado, o que não é nada agradável. É caso para dizer que quem anda à chuva molha-se.

Anónimo disse...

O Sr. Dr. José Augusto está de parabéns por desmascarar estes políticos que se dizem impolutos mas que afinal de impolutos não têm nada.
Se houvessem muitos como o Dr. José Augusto Sousa a politica era vista por todos como uma coisa boa e não como um bando de mentirosos.

Anónimo disse...

Sr. Ricardo Gonçalves não será necessário dizer-lhe quais são os frutos porque a seu tempo saberá já que se vai apercebendo, ainda que devagar.

Anónimo disse...

Semeiam-se ventos colhem-se tempestades. É por isso que às vezes é melhor estar calado, não é Senhor Engenheiro Miguel ?

Ricardo Gonçalves disse...

Caro anónimo das 9.20,
aguardo, então, pelo seu tempo.
Continuo a dizer que poderia ou deveria ser mais explicito mas de uma pessoa que se recusa a assinar aquilo que escreve é isto que se pode esperar.
Até breve.