02 fevereiro 2014

Criatividade no Recurso aos Fundos Comunitários


José Manuel Fernandes desafiou ontem as instituições de solidariedade social a serem criativas no aproveitamento dos fundos disponibilizados no novo quadro comunitário de apoio. O eurodeputado minhoto falava no decorrer do debate que encerrou a jornada de trabalho ‘Europa com alma.pt’, uma iniciativa da CERCIFAF que registou a parceria da equipa do Europe Direct de Ponte de Lima.
Perante mais de meia centena de representantes de instituições particulares de solidariedade social da região, nas instalações da CERCIFAF, o eurodeputado apelou a estas entidades para que não se limitem a apresentar candidaturas às verbas disponibilizadas no âmbito do Fundo de Coesão Social. José Manuel Fernandes realçou que com criatividade é possível aproveitar outro tipo de apoios e deu como exemplo as verbas alocadas a projectos que promovam a eficiência energética.
Realçando que as questões ambientais, nomeadamente aquelas que estão ligadas ao crescimento sustentável, como a eficiência energética, são prioritárias para a União Europeia, José Manuel Fernandes desafiou em concreto a própria CERCIFAF a lançar mão de uma candidatura enquadrada no objectivo da eficiência energética e assim aproveitar para requalificar as suas instalações. Seria uma oportunidade para a instituição dotar os seus espaços de melhores condições para os seus utentes e para os seus recursos humanos, a quem José Manuel Fernandes não poupou elogios.
O eurodeputado confessou que ficou “tocado” com aquilo que ontem viveu nesta instituição. “Este é um daqueles dias em que vale a pena visitar uma grande instituição, uma instituição onde se respira qualidade, humanidade, calor humano”, afirmou o eurodeputado para quem a Europa pode, deve e tem de ser cada vez mais inclusiva.
Numa intervenção intitulada ‘Preparar as organizações da Economia Social para os desafios e oportunidades no âmbito do QCA 2014-2020’, José Manuel Fernandes apresentou os fundos que estão disponíveis para Portugal sublinhando que essa informação está sistematizada de forma clara na Agenda 2014 que editou este ano, logo na parte inicial da publicação. Portugal receberá, até 2020, um total de 19,6 mil milhões de euros de fundos comunitários (a preços de 2011). “Há saber aproveitar essas verbas de forma inteligente”, vincou.

In www.correiodominho.pt
Marlene Cerqueira 

Sem comentários: