23 janeiro 2014

Só mais uma pequena palavra sobre a Empresa Municipal

Tenho assistido do sofá ao que vai acontecendo pelos lados da Naturfafe. Reconheço que a minha posição é confortável. Não direi muito sobre a empresa municipal, apesar do Miguel Summavielle e do Ricardo Gonçalves muito terem escrito. Não conheço sequer o seu diretor. Mas lembro-me de me ter desinteressado da dita quando, numa iniciativa pioneira, decidiram lançar uns javalis fora do seu meio natural lá para as bandas norte do Concelho. Se estiver errado, que me desculpem. Desde logo pareceu-me uma iniciativa desgarrada, «colada», sem qualquer sentido estratégico, fazendo adivinhar futuros promissores. Está bem, tenho uma declaração de interesses a fazer: tenho especial sensibilidade pelos javalis e pouco apreço pelos caçadores.

Mas também tenho uma outra declaração de interesses a apresentar: confio no Ricardo Gonçalves. Que hei de fazer? Desculpem, equivoquei-me, de facto não só confio como me tornei seu fã. O seu blogue é uma seta em África, é um oásis no deserto é um sinal de inteligência onde ela mais falta. Força, Ricardo!

Contudo, o Ricardo fez uma coisa que, possivelmente, não tinha intenção. Ao escrever o que escreveu, não só vincou uma corajosa posição como promoveu uma situação que será o primeiro teste para Raul Cunha. O novel Presidente pode aqui demonstrar a sua força, a sua autoridade, como pode cair no lugar comum. Estaremos atentos!

António Daniel

8 comentários:

Ricardo Gonçalves disse...

Antes de mais, apesar de já todos o terem percebido, sou amigo do António Daniel há muitos anos e a isso se deve as palavras que ele entendeu dirigir-me.
Depois e entrando no assunto que aqui me traz, não tinha, como ele afirma, nenhuma intenção de colocar o Presidente da Câmara à prova.
Limitei-me a tornar público aquilo que venho dizendo, nos fóruns próprios, às pessoas que têm o poder de decisão. Elas próprias poderão confirmar que nada disto é novidade para elas.
Como devem todos calcular isto não envolve,de forma nenhuma, o novo executivo onde o pelouro do turismo (que tutela a Naturfafe) até mudou de mãos.
Não foi pelo facto de eu ter escrito um texto que a questão muda: o novo executivo terá de remodelar a Naturfafe. Se isso coloca o Dr Raul Cunha à prova deve-se ao facto de as pessoas quererem as coisas bem feitas e estão agora muito mais vigilantes do que estavam no passado e não a qualquer texto que se possa escrever.

Pedro Sousa disse...

E vão dois!
António Daniel, só te conheci pessoalmente naquela data memorável do debate, ainda que já te conhecesse pela bendita arma que tão bem sabes manejar: a escrita. E, no mesmo dia, bem à frente, estava um senhor que ''botou faladura'' e eu nem sabia quem era, mas também não era preciso: pareciam as redes sociais ao vivo. Não tardou e criou um blog. Não concordo com tudo, mas concordo com quase tudo. E leio tudo o que ele vai dizendo.
Apesar de eu ser um dos colaboradores da imprensa escrita durante alguns anos, mas que tive artigos censurados, antes isto era só de alguns. Agora é de todos!
Deixei-me confessar-vos uma coisa Ao modo do nosso amigo Pedro Gonçalves: «Que linda terra eu tenho, que bons amigos os meus, que contente eu estou».

Ricardo Gonçalves disse...

Pedro Sousa, vamos lá a ser rigorosos: já tínhamos trocado umas breves palavras no colóquio sobre desporto em que participei a convite do Pedro Gonçalves. Ou a tua memória está assim tão fraca? Quanto a não concordares com tudo, acho muito bem até porque detesto unanimidades. Isso é lá para a Coreia do Norte do Bernardino Soares. Abraço.

Pedro Sousa disse...

Ó Ricardo, e não é que tens razão? Já não me lembrava disso... pelos vistos, estamos em todas, ou como dizia o Santana Lopes, 'andamos por aí'. Não concordo contudo, quero-me referir à questão da cidade das artes, acho que o 'concelho' não ganhou muito com isso, porque foi muito rápido e localizado. Ainda que o caminho passe por intervenções dessas, mas ajustadas. Para já, só isso.
Mas olha que em Fafe, ainda que nós estamos a contribuir para mudar, às vezes mais parecia a Coreia... quem falava era rotulado!
Abraço

Anónimo disse...

O Sr Ricardo Gonçalves, tem em Fafe uma obra ligada ao turismo que a todos deve deixar orgulhos!
no entanto enquanto Fafense e observador, ficam algumas perguntas:
-Enquanto membro da Naturfafe, será que não tem o empreendimento turístico tirado mais proveito da Naturfafe do que a Narurfafe do sua empresa?
-Sei que tem recebido vários apoios do estado (quer directamente do governo e de outros organismos, nomeadamente sol-do-ave, será que tem sido tudo limpo da vossa parte? não tem existido favores nem orçamentos inflacionados para aumentar as verbas? e os pagamentos têm sido todos legais, ou só nos outros lados é que existem pagamentos por baixo da mesa? parece-me a mim que não devemos atirar pedras aos outros, porque as vezes elas podem nos cair em cima.

Ricardo Gonçalves disse...

Sr anónimo:
Tenho todo o gosto em mostrar-lhe os vários negócios que já fiz com a Naturfafe e até com o município.
Mostrar-lhe-ei, também, todos os "vários apoios" que recebi do Estado.
Como deve saber somos obrigados a publicitar esse apoio e encontrará um e até lhe posso dizer onde está: em Cepães junto à ponte dos Moinhos. Não sei se conhece!
Quanto a ilegalidades ou favores que sugere estarei sempre à disposição para o esclarecer e temos sido auditados várias vezes pelas finanças.
Para último deixei, propositadamente, aquilo que eu, pessoalmente, dei à Naturfafe que não tem valor. Não o tem porque nunca pensei nisso como algo com interesse, ou seja, dei-o porque achei que devia DAR.Posso dizer que não me lembro de ter faltado a uma única reunião (e já lá vão cerca de 6 anos), elaborei alguns documentos orientadores para a Naturfafe. Mais, em vários fóruns defendi (e continuo a fazê-lo) a Naturfafe quando outros, com mais responsabilidade, se calaram.
Estou à disposição para os esclarecimentos que julgue necesários.
Obrigado pela atenção que me dedica e pelo elogio que deixa ao trabalho que venho fazendo.

Ricardo Gonçalves disse...

Pedro Sousa, o projecto "Fafe Cidade das Artes" (FCA) ainda continua.
Aliás, pelas informações que tenho, o protocolo será renovado em 2014. Bem, na minha opinião.
Admito que, também por estares longe e por deficiente comunicação (os recursos são poucos), não te chegue toda a informação sobre o FCA

Pedro Sousa disse...

Quer dizer, até aqui ninguém disse nada sobre a empresa em que o Ricardo tem funções de gestão, agora que o caldo está entornado aparece alguém a querer lançar suspeitas? Se há alguma coisa a dizer, não podem deixar no ar. Apontem de uma vez!
Isto só pode sair de quem se sente lesado, mas é feio atirar a pedra e esconder a mão e crime acusar sem prova.

Ó Ricardo, estou longe durante a semana e não ao fim-de-semana. E estou mais perto do que se passa em Fafe do que imaginas. No entanto, continuo a dizer que o caminho passa por aí, mas em Regadas (que faz parte do concelho, embora alguns políticos só sabem disso de 4 em 4 anos) ainda não chegou... olha, pode ser este ano com a chuva.