23 janeiro 2014

Mais Vale Tarde do que Nunca

O PS, por intermédio do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Fafe, Dr. Laurentino Dias, apresentou, no passado dia 8 de Janeiro, o Projecto de Lei 493/XII/3ª, que visa colocar a totalidade do território do lugar da Lagoa dentro da União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído. Tanto quanto me foi dado saber, este Projecto de Lei terá sido igualmente subscrito pela Dra. Clara Marques Mendes, deputada do PSD.
Tendo baixado à Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, aguarda-se que sejam solicitados os necessários pareceres às Juntas e Assembleias de Freguesia, à Câmara Municipal e Assembleia Municipal.
Reconheço que o Sr. Dr. Laurentino Dias teve uma iniciativa meritória, tomando como sua a responsabilidade de despoletar formalmente o processo. Claro que algo lhe pesava na consciência… Mais vale tarde do que nunca!
Este é um processo que me diz muito e ao qual tenho dedicado muitas horas de trabalho. Por isso digo, sem qualquer receio, que o PS vem tarde! Muito tarde! Esta alteração poderia e deveria ter sido feita logo que foi revisto o Mapa Administrativo do Concelho, no momento da agregação de freguesias, poupando todo este procedimento admnistrativo que agora terá que se efectuar. De nada serviram os nossos alertas na Assembleia Municipal.
Os Independentes nunca esqueceram o assunto e pediram a sua inscrição na Ordem de Trabalhos da primeira Assembleia da União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído (junto com um pedido de alteração da sede de Aboim para Pedraído, que foi aprovado por maioria). O tema não foi discutido porque o Sr. Dr. Laurentino Dias havia anunciado, no dia anterior (timing perfeito!!!), na Assembleia Municipal, esta iniciativa Legislativa, tendo sido decidido que deveriam aguardar pela sua concretização.
Também pedimos à Sra. Presidente da Assembleia da União de Freguesias de Moreira de Rei e Várzea Cova para agendar a discussão do assunto, tendo ficado de ser tratado na primeira reunião de 2014.
Mas voltemos ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal. Porque será que teve necessidade de mentir, quando anunciou a sua inicitaiva Legislativa, dizendo que a alteração não poderia ter sido feita de outra maneira. Que só agora se podia resolver o problema. Como pode o Sr. Dr. Laurentino dizer isso, quando, na própria Lei 11-A/2013, que aprovou a reoorganização administrativa do território das freguesias, estão expressas diversas alterações aos limites das freguesias (conforme consta do Anexo II da dita Lei).
O PS não desiste de tentar encobrir e remendar o erro. Uma mentira não se resolve com mais mentiras. Teria ficado melhor ao Sr. Presidente assumir o erro e ficar com o crédito de ter ajudado a corrigi-lo. Assim, sem mais nada…
Com esta iniciativa, ganha-se peso institucional, e creio que será mais fácil conseguir a alteração, tão desejada pelos habitantes da Lagoa. Claro que ainda será necessário que Várzea Cova esteja de acordo, o que, atendendo à anterior posição da sua Assembleia de Freguesia, não dou como certo. Relembro que, apesar de termos conseguido que o assunto fosse debatido em Assembleia de Freguesia, não foi por esta tomada qualquer posição, tendo decididocriar uma comissão de estudo, composta pela Junta e Assembleia de Freguesia, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, da qual não conheço quaisquer conclusões. Claro que o peso de Várzea Cova na União de Freguesias é pequeno, mas nunca se sabe…
Penso ter chegado o momento de começar a pensar na Pica e em Vilela…

Miguel Summavielle

16 comentários:

Anónimo disse...

A decisão administrativa não será uma imposição antidemocrática ?
A população, quer de uma União de Freguesias quer de Outra, foram ouvidas ? Qual foi o resultado dessa audição ?
Não nos podemos vanguliar nem ser arautos da verdade quando essa verdade não tem correspondência com a vontade popular. Não será assim ?

Anónimo disse...

Porque é que a freguesia de Varzeacova não ficou agregada à União de Freguesias de Pedraído, Aboim, Gontim e Felgueiras ?
Com a solução adotada quem beneficiou ?
Foi o atual Presidente da Agregação de Freguesias de Aboim, Gontim, Felgueiras e Pedraído ou foi o Presidente da união de Freguesias de Moreira de Rei e Varzeacova ?
A qual dos 2 foi feito o frete ?

Ricardo Gonçalves disse...

Esta é outra das oportunidades perdidas pelo nosso concelho.
Veja-se o caso de Lisboa que fez o seu caminho muito antes do iluminado Relvas e saiu do processo de uma forma pacífica passando de 53 para 24!!!
Não percebi se cá em Fafe entenderam que estava tudo bem, se não quiseram o ónus político, se foi um voto de protesto contra o inefável ministro ou outro qualquer motivo que me escape.
Certo é que chegámos tarde ao processo, cheios de ziguezagues e os processos assim serão sempre condenados ao insucesso.
Na minha opinião, desta reorganização não resulta o aumento significativo de poder reivindicativo por parte das freguesias o que aconteceria se, por exemplo, tivéssemos agregado Arões (S. Romão e S Cristina) com Cepães e Fareja. Ou Antime com Silvares (S Clemente e S Martinho) e Armil.
Dois exemplos, apenas, de algo que poderia resultar num equilíbrio diferente na relação entre as juntas e o município.
Opiniões!!!!

Anónimo disse...

o Sr Engº Summavielle, ainda está muito "resabiado" com o resultado das eleições e não perde uma oportunidade para falar no grande inimigo da família "Summavielle" o Dr Laurentino Dias, acho que o Sr. Engº continua a ter pesadelos com ele e não me admira nada que la para o verão (quando a assembleia da Republica decidir o assunto da lagoa), o homem mais "honesto" e que dá lição de moral a todos (deve olhar um pouco para si), faça, um cartaz e diga ao povoa da lagoa que o assunto só se resolveu por causa dele e da família!o Sr Engº é "useiro" e "bezeiro" a chamar de mentirosos e outras atuardas, não lhe parece que já não é levado muito a sério? não acha que deve ter mais cuidado? não lhe parece que a dignidade das pessoas não merece isso? não lhe parece que os cidadãos e cidadãs de Fafe já estão fartos das suas mentiras? o que eu enquanto cidadão ouvi sempre do Dr. Laurentino é que o assunto da Lagoa se iria resolver na altura própria e é o que ele esta a fazer e pelo que sei o primeiro a mentir ao povoa da lagoa foi o Sr seu pai, ou será que não é verdade?

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 4:05 da tarde,
Foi efectuado uma espécie de referendo, à saída da missa, num Domingo chuvoso de 2013.
Foi pedido à população da lagoa que se pronunciasse sobre o assunto, tendo, os presentes, decidido, por maioria, que pretendiam agregar-se à UF de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído.
Não se tratou de uma pronúncia formal e, no meu entendimento, pode não ser representativa.
No entanto, como refiro no meu texto, as Juntas e Assembleias de Freguesia terão que se pronunciar. Esse será, para quem pretende discutir o assunto, o momento certo!

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 4:08 da tarde,
Essa é uma pergunta que terá que fazer aos membros do PS de Fafe.

Miguel Summavielle disse...

Ricardo,
Abordas um assunto relacionado mas distinto do que pretendi apontar com o meu texto.
A reorganização administrativa em Fafe foi conduzida pelo PS, tendo o Dr. Laurentino Dias assumido a função de “mestre-de-cerimónias”.
É minha convicção que a agregação de freguesias foi feita apenas com o interesse de perpetuar alguns Presidentes de Junta em funções. Este meu sentimento é reforçado com o facto de alguns Presidentes de Junta que tinham, das suas Assembleias de Freguesia, votos contra a reforma, acabaram por desrespeitar o mandato que lhes havia sido conferido e aprovaram o assunto na Assembleia Municipal.
Contribuindo para reforçar esta minha convicção, está o facto de não ter encontrado nenhum citério objectivo que tenha estado na base da proposta aprovada, nem ele nos foi indicado.
Os Independentes por Fafe estiveram contra o processo porque entendem que a reforma deveria começar por cima, diminuindo ao número de deputados, extinguindo as CIM’s e reduzindo o número de Concelhos. Depois de tudo isto estar feito, então poderíamos falar das freguesias.
Eu, pessoalmente, defendia (e defendo) que a agregação deveria ocorrer por uma questão de “economia de escala”, propondo agregações em função da contiguidade dos aglomerados urbanos e do efeito de atracção que têm.

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 6:42 da tarde,
Quem escreve é o Miguel Summavielle e a minha família, por muito que queira, não é para aqui chamada!
O Dr. Laurentino não é um inimigo. É um adversário político!
Quanto às mentiras que me pretende atribuir, temo que não lhe possa fazer o jeito! Tenho, normalmente, o cuidado de sustentar as minhas afirmações, como a população de Fafe reconhece.
Neste caso, para comprovar que o Dr. Laurentino mentiu na Assembleia Municipal, bastará que consulte a Lei 11-A/2013 (que aprovou a reorganização administrativa do território das freguesias), onde estão expressas diversas alterações aos limites das freguesias (conforme consta do Anexo II da dita Lei). Ou será que me vai dizer que o Sr. Dr. Laurentino desconhecia a Lei?
O assunto será resolvido após a pronúncia dos diversos órgãos e decisão da Assembleia da República. Sobre isso não há qualquer dúvida. Mas também não há quem possa afirmar que não poderia ter ficado logo resolvido, como os Independentes por Fafe afirmaram na Assembleia Municipal, para surpresa, diga-se, do Sr. Presidente da Junta de Aboim (que poderá confirmar o que aqui afirmo!) a quem foi “vendida” outra versão.

Anónimo disse...

Sr. Eng Summavielle, o Sr é filho do Dr. Parcidio,e este foi o primeiro a mentir ao povo da lagoa e durante muitos anos, eu sou de lá e sei do que falo! porque é que só se refere ao Dr. Laurentino e ao PS e não ao Dr. Parcidio? o que o Sr Engº foi fazer nesse dia chuvoso foi campanha, nada mais que isso. Sabe, por mais que diga, a verdade (e nem consegue disfarçar), o que o Sr. Eng. sente pelo Dr. Laurentino é ódio, muito ódio!

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 6:06 da tarde,
Não deve medir os sentimentos dos outros pelos seus próprios.
O facto é que o Dr. Laurentino mentiu. E mentiu para tentar obter um ganho político. Desta forma, por muito que lhe custe, fica sujeito à critica.

Anónimo disse...

Sr. Eng Summavielle, o que fica aqui provado é que quando toca à sua família, vc, nem uma palavra! mas acho que as pessoas também ficam a saber o quanto tendencioso o Sr. Engº é! e o Sr eng será que nunca mente? ou serão só os outros?

Anónimo disse...

É obvio que o Engº Summavielle e o Dr. Laurentino são ambos mentirosos e não são capazes de falar verdade. Por isso, devem, quer um quer outro fazer uma retrospetiva, ainda que breve, e dizerem ao povo da Lagoa que lhes falta sinceridade e lisura nas suas atitudes e que por isso pedem perdão ao povo da lagoa pelo facto de os andarem a ludibriarem.
Viva a verdade !!!

Anónimo disse...

Caro Amigo anónimo das 3:11, o que devemos aqui é separar as coisas, O Summavielle, passa a vida neste site a provocar e lançar "bocas", sempre dirigindo-se ao PS, ao Dr. Laurentino e anteriormente ao Dr. Ribeiro, porque será? quem esta chateado com quem? porque será? o Dr Laurentino nunca mudou, continua no seu partido de sempre e não foi presidente de Câmara, é a muito presidente da Assembleia Municipal, sempre com a mesma postura e respeitado por todos, lá (na Assembleia Municipal), o Sr. Engº não lhe chama de mentiroso, a isso chamam-se atitudes cobardes!

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo da 5:23 da tarde,
Relativamente à minha família, como já tive oportunidade de esclarecer em situações anteriores, só responderei a pessoas devidamente identificadas e com acusações claras.
Tudo o resto, perdoar-me-á, mas não passam de insinuações que não merecem que perca o meu tempo.

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 3:11 da tarde,
E eu menti em quê e quando?

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 8:06 da tarde,
Não percebo porque se abespinha quando critico os meus adversários políticos. Tal como eu, não estão acima da crítica!
Reconhecerá, penso eu, que quando critico, o faço com base em factos concretos ou dando uma solução alternativa.
Se me permite a correcção, quando foi votado o mapa da reorganização das freguesias, disse ao Dr. Laurentino que havia mentido ao dizer ao Sr. Novais, Presidente da Junta de Aboim, que não se poderia alterar os limites da freguesia. Poderá confirmar as minhas afirmações junto do Sr. Novais.
Quanto a atitudes cobardes, que haverá a dizer do seu anonimato e da sua inconsistência factual…