12 dezembro 2013

Avenida de Fafe


Fafe tem a partir desta semana, uma Avenida com o seu nome na localidade Francesa de Sens a mais de 1700 km de Fafe.
A inauguração da avenida, localizada numa das principais entradas da localidade contou com a presença do Presidente do Município de Fafe, Raul Cunha, do Maire de Sens, Michel Fourré, dos conselheiros municipais de Sens, do cônsul honorário, José de Paiva e do Vereador da Câmara Municipal de Fafe Vítor Moreira, tendo a inauguração sido acompanhada de perto por dezenas de Portugueses e Fafenses emigrados ou residentes em França.
A geminação que foi oficializada em Novembro de 2012, deve-se à vontade das duas localidades em estreitar relações e contou com um forte e decisivo contributo da fafense e atualmente conselheira municipal de Sens, Manuela Godinho.
Com quase 30.000 habitantes, Sens concentra uma importante comunidade portuguesa que se estima que represente atualmente cerca de 25% da população total de Sens e que se começou a estabelecer em meados dos anos 50.
Cidade com grande importância histórica e grande centro religioso, Sens possui a primeira catedral gótica construída em França.
Com uma forte ligação à indústria, Sens organiza ainda vários eventos turísticos e culturais de grande dimensão de que é exemplo o mercado de Natal, cuja inauguração oficial foi este ano partilhada com o Presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha.
A inauguração da nova avenida e a identificação pública da ligação da cidade francesa com Fafe, é uma das formas de materializar a geminação com SENS, que tem já geminações com Lorrach, na Alemanha, Semigallia em Italia e Chester na Grã-Bretanha.
Durante a estadia da comitiva Portuguesa em Sens, foram ainda promovidos vários encontros com diversos conselheiros municipais de Sens e outras individualidades no sentido de estreitar relações culturais e económicas entre as duas localidades.
Para Raul Cunha, Presidente do Município de Fafe, “É com um grande sentimento de orgulho que vemos o nosso concelho ser reconhecido e distinguido fora de Portugal. Sendo que em Sens encontramos não apenas uma cidade com quem criamos uma geminação, mas um parceiro com quem desejamos aprofundar a relação, para que venha a ter resultados concretos em termos culturais, de conhecimento e até económicos".
Para o Maire de Sens, Michel Fourré “Fafe faz a partir cada vez mais parte da nossa comunidade. Muitos dos nossos habitantes são Portugueses e naturais de Fafe, pelo que esta geminação faz todo o sentido e reveste-se de uma importância especial para Sens, sendo Fafe a 4ª cidade europeia geminada com Sens“.
Foi já endereçado o convite ao Mair de Sens para que visite Fafe no início do próximo ano.

Fonte: www.cm-fafe.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Aquele "Chester" tem alguma coisa a ver com o Chester de Fafe?? :)