02 maio 2013

Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe


Foi apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a ideia da formalização da “Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe”.
O Presidente da Naturfafe, Vitor Moreira, considerou que “após alguns anos de de tentativas de promoção da vitela assada, de uma vez por todas se resolveu avançar, como um primeiro passo para a certificação”.
Recorde-se que a certificação é importante para a promoção deste prato tão caraterístico de Fafe e que é Sui generis na gastronomia portuguesa. A autarquia quer que a Vitela Assada à Moda de Fafe, faça parte de um roteiro turístico/gastronómico, que referencie o concelho a nível nacional e internacional.
Trata-se de um grande momento para a gastranomia fafense, pois pela primeira vez há uma unanimidade de critérios para que se avance com um projeto deste género que irá, posteriormente, lutar pela respetiva certificação.
Recorde-se que em 2000, o Município realizou o I Festival Gastronómico “Vitela Assada à Moda de Fafe” que teve como objetivo fixar o método e as técnicas de confeção do receituário “Vitela Assada à Moda de Fafe”, e com o apoio do júri, foram avaliados, quinze restaurantes participantes nos seguintes parâmetros: A apresentação do prato; a avaliação da carne; a confeção; o tempero; a estrutura do paladar; a textura do molho e a apresentação. Na perspetiva dos jurados verificaram-se traços comuns na confeção do prato, que permitiram identificar a factível matriz desse saber-fazer tradicional.
Do resultado deste festival, e devidamente autorizado por todos os proprietários dos restaurantes participantes, procedeu-se ao levantamento do receituário, matérias-primas usadas, técnicas e métodos adotados em cada estabelecimento, criando uma importante base de trabalho para a elaboração de um caderno de especificações, ferramenta indispensável na certificação do receituário “Vitela Assada à Moda de Fafe”.
Neste contexto foram convidados 10 dos restaurante participantes, para dar impulso a este projeto e que estiveram presentes no encontro.
Já em 2002, o Município colaborou com a Região de Turismo Verde Minho no levantamento do Receituário Tradicional de Doces, Carnes, Peixes, Petisco e outros na área da gastronomia, em todas as freguesias do Concelho de Fafe. Este trabalho permitiu editar a Carta Gastronómica do Baixo Minho, para salvaguarda do Património Gastronómico. Hoje, tendo como objetivo continuar os trabalhos já executados, apontando para a preservação e a promoção da cultura gastronómica fafense e minhota, surge o momento de criar e apresentar a confraria “Vitela Assada à Moda de Fafe” que visa a investigação, a defesa da autenticidade, o registo dos costumes e saberes ancestrais e a atribuição da sua devida qualificação e visibilidade.
O Presidente da Naturfafe, desafiou outros personalidades, proprietários de restaurantes, que ainda não estão presentes nesta comissão instaladora mas, que ainda podem integrar o grupo desde que contactem a comissão e aceitem serem avaliados por um juri quanto aos seguintes parâmetros: a apresentação do prato; a avaliação da carne; a confeção; o tempero; a estrutura do paladar e a textura do molho. É, ainda, indispensável uma autorização, por escrito, do proprietário, cedendo à comissão, o receituário, as matérias-primas, as técnicas e métodos adotados.
Foi formalmente apresentado o traje do Confrade ainda numa fase de finalização que é constituída por uma Capa de cor castanho e amarelo, que interpreta uma espécie de croça que os pastores de gado usavam para agasalho; O chapéu de cor castanho com aba larga e fita amarelo representa o chapéu ceifeiro dos entrançados de palha; A vara, com a tonalidade do pau de marmeleiro, representa o pau que os pastores usavam nos pastos para se equilibrarem e para “tocarem” o gado. Este varapau tem ainda outra simbologia, muito característica no Concelho, que é o instrumento habitual na prática do Tradicional Jogo do pau. O escapulário, em tom de bronze, é composto por uma pingadeira com as batatas e a vitela assada.
Presente da reunião, o Vereador da Cultura, Pompeu Martins, informou aos presentes que “o desafio efetuado, no prograna das Jornadas Literárias, à Naturfafe foi felizmente acatado, e irá permitir ao património gastronómico que é o prato “Vitela Assada à Moda de Fafe” ter a visibilidade merecida quer em termos culturais, quer pela sua pela diferenciação na qualidade”.

In www.correiodominho.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

O Presidente da Naturfafe é um irresponsável e incompetente.

Miguel Summavielle disse...

Finalmente!!! Foram precisos 8 anos para fazer algo tão simples.
E não querem que se questione o interesse da Naturfafe...

Anónimo disse...

pura estupidez