14 dezembro 2011

Concertos de Natal

Formada em 2002, a Orquestra Juvenil da Banda de Golães realizou as suas primeiras apresentações públicas na"Quadra Natalícia"do mesmo ano numa série de concertos realizados em algumas freguesias de Fafe. Como resultado do trabalho desenvolvido na formação de jovens músicos, foram galardoados em 2003 com o prémio revelação pelos dois semanários fafenses.
A Orquestra Juvenil irá levar a cabo nesta época festiva um conjunto de concertos de Natal. O primeiro concerto realizou-se sábado dia 10 de Dezembro pelas 10.00h nas instalações do Centro Social de S. Vicente de Paços, segue-se no dia 18 de Dezembro pelas 15.00h o concerto de Natal na Igreja Paroquial de Golães, por ultimo dia 8 de Janeiro pelas 15.00h na Igreja Paroquial de S. Gens. A direcção artística da orquestra Juvenil está a cargo do Prof. Tiago Ferreira que é também o seu maestro, cargo que ocupa desde 2001. Os jovens que compõem a Orquestra Juvenil da Banda de Golães são exemplo de trabalho, dedicação, amor à música e à sua banda filarmónica e desejam a todos os associados e simpatizantes uma quadra natalícia cheia de felicidade.

Filomena Magalhães

16 comentários:

Sofia disse...

Fantástico :)

Anónimo disse...

Trabalho...

David Carvalho disse...

Boa Noite,

um trabalho óptimo que realizaram em 2002, fico feliz por um lado, mencionarem que em 2003 se ganhou o prémio Revelação do Ano, desde então foi sempre a crescer, devido a dedicação e devido a paixão dos músicos nesse projeto. E o último concerto realizado foi no cine-teatro em que se interpretou obras com uma dificuldade acrescida mas que se superou bem. Felicitando o Maestro e Prof. Tiago que com muita paixão e paciência ergueu uma brilhante orquestra.
Agora, nos dias que correm, teve que se deixar dar lugar aos mais novos, e fico feliz por isso, mas fico triste por ter deixado de haver essa orquestra e de a terem esquecido. Pode ser que um dia volte haver... quem sabe...

Anónimo disse...

David Carvalho, esse concerto no Cine Teatro em que a Orquestra Juvenil esteve presente foi de facto muito bom.O projeto nunca foi interrompido. Os jovens que faziam parte da Orquestra seguiram outros destinos. A maioria foi estudar para outras cidades. A orquestra tem vindo a ser renovada com novos aprendizes.
A prova disso foram os dois concertos de Natal deste ano. O primeiro em S. Vicente de Paços e o segundo no passado Domingo em Golães. A Igreja cheia e um publico rectivo e entusiasta. Ainda vão ter um terceiro dia 8 em S. Gnes. O projeto esteve sempre a cargo do Prof. Tiago ferreira

Anónimo disse...

Caro Anónimo, relembro que mesmo esses músicos mesmo estando em outras cidades a estudar estão ao fim de semana cá, relembro também que esse concerto no cine-teatro ja 60 por cento dos elementos da orquestra ja estudavam em outras cidades... sem contar com aqueles que so vinham aos concertos de fora...
Não escrevi que o projeto foi interrompido, o que escrevi é que esse músicos nessa altura foram esquecidos. Mas, isto só entende aquele que esteve sempre dentro da banda e principalmente da orquestra juvenil e não de fora como espetador ou simpatizante.
Relembro também que esses concertos dos quais um deles assisti a igreja nao estava cheia, o púplico eram simplesmente os Pais dos meninos e familiares. O concerto do cine teatro que referi esgotou não so por familiares mas por aqueles que gostavam de ouvir música erudita!
P.S.: "Os jovens que faziam parte da Orquestra seguiram outros destinos." - continuo a estar com eles como antigamente... e a encontra-los nos ensaios.

Anónimo disse...

Os jovens que fizeram parte da orquestra juvenil quando da sua formação já têm agora mais de 20 anos. Integram a actual banda de musica. Não faz sentido continuarem sempre na orquesta juvenil, percebe?
A orquestra juvenil é composta pelas criaças que estão aprender sulfejo(ler musica, formação musical). Se o publico que acompanha os concertos são pais ou não, as pessoas não têm obrigação de saber. Se assim for é bom. É porque têm interesse nas atividades dos filhos. Quando o pavilhão multiusos enche com as festas das crianças, acha que o publico presente é quem. São os pais claro e os familiares e amigos.
tambem sou da opinião que no teatro cinema o concerto ao qual tambem assiti com as duas orquestas juvenis foi muito bom.

Anónimo disse...

Tem toda a razão, mas a questão que se coloca não serem esses musicos integrarem a orquestra juvenil, mas sim continuar um projeto, isto é, ja que referiu e muito bem, as duas orquestras deram um concerto. os mais pequenos a sua maneira e os mais velhos na sua maneira. E na minha opinião deveria continuar assim, apenas so realço que foi um erro terem deixado entrar em esquecimento uma orquestra que garantiu e garante "ainda hoje" o futuro da Banda de Golães. No exemplo as outras bandas filarmonicas mais proximas as orquestras não acabam, fazendo vários projetos a parte, tal como: Big Bands, orquestras para casamentos, como por exemplo a banda de Pevidém que tem a banda, uma big band e orquestra juvenil. A ARMAB tem mais de tres orquestras. Estes simplesmente dão valor a esses projetos, e na minha opinião é o que leva uma banda "em frente", iniciativas. Agora, a banda de Golães criou aqueles 20 jovens, entraram na banda e apenas resume se a isso. É um pouco lamentável apenas, porque já diversos musicos propuseram e ofereceram-se para levar este projeto avante, mas sem sucesso e sem interesse perante a mesma.
Por fim, ainda bem que os Pais irão ver os concertos, mas não podemos confundir as realidades. Eu se fosse Pai, adorava ver o meu filho a cantar ou a tocar, independemente do repertório. Mas como mais velho, prefiro ver um concerto mais requintado em repertório e talvez que o Povo Fafense também assim gostaria de ver. Os criticos na altura, chegavam a comentar que estavamos a par da qualidade musical da própria banda. Comentários positivos! Sei que vieram assistir aos diversos concertos pessoas de diversos locais como por exemplo: Guimarães, celorico e amares etc.
P.S.: "Não faz sentido continuarem sempre na orquesta juvenil, percebe?" - Não, não percebo, porque eu não disse que era para continuar na orquestra juvenil atual, mas sim continuar o projeto que existia.

Anónimo disse...

Simplesmente tudo isto não passa de uma mera opinião minha e que fique claro que nada tenho contra a Orquestra Juvenil, alias louvo essas iniciativas, mas não devíamos de so de olhar para baixo mas sim para cima...

e acho que este tema ja foi demasiado discutido aqui...

Anónimo disse...

Caro anonimo, o prfessor Tiago deu vida ao projeto da Orquestra Juvenil.
se existem outros elementos dentro da banda a quer iniciar outros projetos (big band) ou outros os responsaveis (direção) pela banda filarmonica deveriam dar apoio a essas iniciativas.
Nós publico estamos aqui para vos aplaudir.

Anónimo disse...

Já há cerca de 20 anos que as filarmonicas aqui do norte começaram a trabalhar apostar nas camadas mais jovens.As chamadas orquestras juvenis.
À meia duzia de anos foram uns parvos de Lisboa visitar o Chaves à Venezuela. O Chaves que não é burro mostrou-lhe o melhor que tinha.
Os parvos de Lisboa entusiasmados com aquilo que viram e "desconhecendo a realidade do seu país" chegaram à capital com a ideia de quem por um acaso do destino descobre um poço de petroleo. Montaram uma orquestra juvenil às pressas à força de dinheiro e era noticia em todos os canais de televisão. Depois não digam que o Eça não tinha razão. E vejam se os
escritos dele não são ainda hoje atuais.

Anónimo disse...

Esse projeto de que fala é sem duvida alguma um exemplo a seguir, a orquestra juvenil Simon Bolivar. Abriram uma escola para recrutar meninos pobres, que viviam em circunstâncias que ninguém imagina. Porém aqui em Portugal esse projeto é um pouco diferente, devido a vários fatores, como por exemplo: fator económico e o fator social. Vejamos que essa Oruquestra da Venezuela, um dos seus primeiros concertos, foram vestidos com um fato com as cores da bandeira de Venezuela...
Aqui em Portugal, as Orquestras Juvenis são apenas para sustentar a juventude da banda em si. Realidades diferentes.
A direcção, como ja disse, não mostra interesse nesse projeto. O projeto de que falo, é formar uma Orquestra com os músicos da casa, ou seja, com os jovens que iniciaram em 2002 os suas aprendizagens. Tocar um repertório diferente do da banda por exemplo. O ultimo concerto que foi no Cine-Teatro de fafe foi muito bom, e para não ultrapassar a banda na qualidade de interpretação, desistiu-se da orquestra. Por isso, é que durante 2 anos a Banda de Golães não fez concertos de Natal etc. Isto simplesmente é a única justificação que encontro.
Vejamos o que o próximo ano vai trazer de novo.
Concordo, o Prof. Tiago é o "Ex Libris" da Orquestra Juvenil.

catarina disse...

foi uma seca?

joana marrida disse...

que burriçe foram todos estupidos

Anónimo disse...

wddwfwgefrlkehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh fffffffffffffffffffffffffff k,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

marisa disse...

Estupidamente burros porque eles so desafinavam

sou da montelongo

rui disse...

Estupidamente burros porque eles so desafinavam

sou da montelongo do 6º B