11 novembro 2011

Breves Apontamentos


1. O jogo do pau é uma das marcas identitárias do nosso concelho. Existem associações que se dedicam a essa prática com bastante afinco mas o jogo do pau ainda não tem uma abrangência assim tão significativa. Recentemente, fiquei surpreendido ao reparar que um ginásio da nossa capital tem o jogo do pau como uma das modalidades de aprendizagem, ao lado de muitos outros desportos de combate. O jogo do pau é “nosso” mas não me admirava nada que daqui a uns tempos começássemos a ver outras colectividades a pegar naquilo que é “nosso”, a inovar e a desenvolver o mesmo. Este exemplo transportou-me para outras realidades e fez-me lembrar algumas colectividades de bombos fafenses. Com todo o respeito que tenho por todos mas, enquanto nós andamos sempre a ouvir o mesmo bater dos “Amigos da Borga” e semelhantes, existem outros que pegam naquilo que é tradicional, inovam e desenvolvem, criando novos espectáculos e garantindo outra projecção à “arte do tambor”. Estou-me a lembrar, por exemplo, dos Toca Rufar ou dos Sond´Art. Nós temos a arte mas paramos no tempo. Outros pegam na “nossa” arte, desenvolvem-na e inovam, criam dinâmicas e formam os mais jovens. Essa é a grande diferença! Talvez possamos fazer o mesmo com o jogo do pau…

2. Até há bem pouco tempo nunca tinha pensado se valeria mais dar roupa que não precisasse e alimentos directamente a uma família desfavorecida ou a uma organização de solidariedade. Mas, quando um voluntário que já prestou serviço na Cruz Vermelha Portuguesa me disse que viu pessoas a colocarem nos carros particulares bens doados, comecei a pensar no assunto…

3. Este exemplo anterior fez-me recordar aquelas organizações pseudo elitistas fafenses do meu tempo que faziam grandes campanhas de solidariedade com festas nas discotecas para angariar dinheiro, com grande destaque nos jornais locais e depois iam gozar umas “merecidas” férias aos Açores depois de um extenuante trabalho de amor ao próximo…

Pedro Fernandes

26 comentários:

Rui disse...

"Na mouche" !!!

Alex disse...

Bons apontamentos (com a esferográfica e com o dedo).

Anónimo disse...

parece-me que esse voluntário só falou porque deixou de mamar...

Anónimo disse...

Há voluntários e voluntários. Nunca devemos generalizar, mas devemos andar atentos a isto. Contudo, em vez de nos focarmos nas críticas, devíamos era pôr mãos à obra. Por que não sermos nós os voluntários? Não chega falar de boca cheia. Atenção!

Anónimo disse...

Sou voluntário numa instituição de Fafe e não me considero nenhum pseudo elitista nem vou viajar à custa das festas que temos organizado em prol da solidariedade.É só estar atento e ver que esse dinheiro e bens essenciais são bem distribuídos pelos que mais necessitam...atenção à forma como falam, pois por um caso não se deve generalizar aqueles como eu estão apenas interessados em "praticar o bem". Para aqueles que criticam juntem-se as causas, tornem-se voluntários, para verem como funciona na realidade...

Anónimo disse...

Blog Montelongo.
Um verdadeiro registo da consciência fafense.

Parabéns ao seu criador e a todos os colaboradores. Não esquecendo todos aqueles que contribuem para que, quem lê, tenha uma visão alargada do que é ser Fafe, do que é sentir Fafe.

Bem hajam

Rui disse...

Obviamente que não se deve generalizar mas que há voluntários e voluntários, lá isso é verdade...
O Pedro Fernandes penso que se referiu no ultimo paragrafo ao Roteract e Interact... e eu acho que esses mamam mais à custa do dinheiro dos outros... há muito tempo...

Anónimo disse...

Rui, compreendo.
Mas a verdade é que quem é voluntário com um verdadeiro sentido de apoio aos outros sente que as críticas neste sentido começam a ser superiores ao espírito solidário e isso nunca pode acontecer. Não devemos focarmo-nos apenas nas coisas más, há que ajudar, copperar na mudança das coisas. De críticas é o mundo feito, se me faço entender. Este é um bom mote para apelar ao voluntariado de todos os fafenses. :)

Pedro Fernandes disse...

Peço desculpa por não me ter feito entender muito bem. O que eu pretendi alertar foram situações menos correctas que possam acontecer em algumas organizações. Obviamente que não são todas, nem é qualquer falta de respeito para quem é voluntário de coração (como eu também já fui uns tempos) mas apenas dei ênfase a um episódio que me contaram.
Quanto ao resto, o Rui já falou (e bem!).

Anónimo disse...

cara rui, gostaria que apresentasses provas em que os membros do rotaract e do interact são "incorrectos"na distribuição dos bens....NÃO É JUSTO QUANDO AS PESSOAS FALAM SEM SABER E SEM TER PROVAS DE NADA...Sou voluntário de um dos clubes e estou indignado com estas afirmações, que só mostram que não tem a mínima noção como funciona a nossa instituição...Convido-o um dia a participar numa das nossas iniciativas de solidariedade e depois sim pode falar....

Rui disse...

Não é preciso sentir-se indignado caro anónimo. Tenho o privilégio de ter sido colega de antigos presidentes dessas instituições e sei muito bem como funcionam... ou melhor, como funcionavam nessa altura... Aliás cheguei a ser convidado para fazer parte do interact mas não aceitei (apesar de todos os membros aceitarem...) Fazem um trabalho meritório em ajudar muitas pessoas, sobretudo na época de Natal mas talvez seria interessante que divulgassem o lucro das festas que realizam e como é distribuído esse dinheiro. Era uma forma clara de se acabar com as suspeições! Lanço o desafio!! (talvez não tenha ido aos Açores há uns tempos atrás mas sei muita gente que foi... e sei como foi pago grande parte dessa viagem...)
Esclareça-se junto de antigos membros! Só espero que agora funcione de forma diferente. Era um bom sinal!!

Casa brega disse...

Caro rui,

Já que gostas tanto de falar do que ouves ao inv+es de falar do que sabes. Eu como membro do Rotaract convido-te este Natal a ir com os alimentos e roupas que tens para dar a vir comigo durante a distribuição de alimentos pelas famílas.
Depois disso podes ter a tua opinião sobre aquilo que ves, e irás reparar que há familias que nos tratam como amigos. Porque? não por ir lá ctg uma vez,mas várias. E outras que, se fores um homem de tanta consciencia social cm dizes ser, irão passar a ser teus tb! Fica o convite.
Ass:Ana Filipa Oliveira Carvalho

Casa brega disse...

E digo caro Rui,por engano, o convite é ao Rui e ao Pedro em específico.

Anónimo disse...

É de lamentar que após tantos anos passados sobre momentos menos bons destes clubes,que nos dias que correm nada têem de pseudo elitistas, ainda prevaleça o que de mau foi feito.
Depois de tantas familias ajudadas através da distribuiçãode alimentos, cadeiras de rodas, roupas, etc, etc... ao longo de mais de uma decada a única coisa que algumas pessoas destacam é o "incidente dos açores"...
Reforço o convite que aqui já foi feito para que pessoas como as que escreveram este artigo se juntem à nossa causa para que, e só depois com verdadeiro conhecimento de causa, possam depois escrever o que quer que seja acerca do nosso trabalho.
Felizmente para bem do bom nome dos clubes e de todos os envolvidos nos nossos projectos a maioria das pessoas reconhece que crescemos, evoluímos e que foram deixados para trás erros e práticas que humildemente reconhecemos como parte do passado.
o que vos peço é que tentem fazer o mesmo: ao invés de se colarem a um mau momento destas instituições para arrastarem o nosso nome na lama sempre que é mencionado desafio - vos a fazerem melhor.
Sónia Alves - Rotaract Clube de Fafe

Anónimo disse...

Associando o meu comentário aos dos meus companheiros e como ex-presidente do Rotaract Clube de Fafe lamento que haja um total desconhecimento de todas as actividades que são feitas através deste clube juntamente com o Interact e Rotary. Lamento também que alguém que escreve um artigo deste género tenha ficado parado no tempo e nos comentários passados e nem se tenha dado ao trabalho de conhecer ou pelo menos questionar a parte lesada deste artigo.
E tal como os meus outros companheiros, convido-o a passar alguns dias com os grupos para que possa conhecer aquilo que estes clubes fazem. Saber como é entregar um cabaz a uma família que aguarda todo o ano por esta visita, às vezes nem tanto pelo que lhe podemos dar mas muitas vezes pelo carinho e pela companhia. Venha também fazer uma recolha de alimentos, venha organizar uma passagem de ano, carnaval, e ficar durante toda a noite a trabalhar, para que a festa corra pelo melhor, sabendo que o dinheiro que iremos recolher será o dinheiro que teremos disponível para todo o ano, para que no Natal seguinte se possa comprar, p.ex.800 euros em bacalhau para que as nossas famílias possam ter um Natal mais completo.
Costuma-se dizer que quem não se sente não é filho de boa gente, pois como pode ver não faltam aqui pessoas que mostram realmente o quanto dedicados somos ao nosso clube.
Gostava só de sublinhar que enquanto o senhor escreveu este artigozeco no conforto do seu lar poderia muito bem ter-se dado ao trabalho de ter estado presente numa das nossas recolhas de alimentos e saber realmente o que é voluntariado.... e quem sabe, saber o que é escrever artigos com interesse.
Cláudia Salgado, Rotaract Clube de Fafe

Rui disse...

Afinal parece que o "incidente" dos Açores sempre existiu... e que eu saiba muita gente se aproveitou disso... Têm que assumir que este assunto não foi nada abonatório para o clube e se não fosse alguém com espaço neste blog para falar disso e este assunto nem sequer era muito conhecido.
Ainda bem que agora essas associações são diferentes. Mas o facto de hoje em dia haver um trabalho meritório, mais claro porventura, isso não significa que tenhamos que nos calar perante os erros passados. Aliás, a assunção desses erros só é benéfica para o clube e para o futuro desta associação! No mínimo, para que os mesmos não se repitam!!

Anónimo disse...

Como membro do Rotaract Clube de Fafe, deixo aqui o convite para se associarem a nós na recolha de alimentos que írá decorrer no próximo dia 8 de Dezembro.
Podem ainda auxiliar-nos na organização dos cabazes e distribuição dos mesmos pelas famílias carenciadas do nosso concelho, para que as mesmas possam ter um Natal minimamente condigno!!

Carla Oliveira Rotaract Club de Fafe

Pedro Fernandes disse...

Antes de mais, nestes variados comentários, não houve nenhum que focasse o primeiro ponto, que foi, essencialmente, o tema central do artigo. A dinamização das associações de Fafe parece-me um assunto bastante importante que deveria ser tratado de uma forma mais séria por todos os fafenses, especialmente por aqueles que estão directamente ligados a estruturas associativas.
Adiante, parece-me também importante que todos os que aqui opinaram e que se sentiram incomodados com as minhas palavras tenham uma intervenção mais activa neste blog, na própria sociedade fafense e não apenas quando os assuntos têm a ver directamente com as associações a que estão ligados.
Escrever e dar a minha opinião independente neste blog, também voluntária, é a minha forma de intervir e contribui para reflectir e lançar debate em questões que estão algo afastadas de outros meios de comunicação social. Infelizmente, neste momento, não tenho o prazer de viver em Fafe dada a minha actividade profissional (tenho que sair do conforto de casa dos meus pais...)mas, se estivesse em Fafe, certamente que juntar-me-ia a vós,ou a outros, sem qualquer tipo de problemas. Ser voluntário não é nada de novo para mim. O facto de sermos voluntários também não nos dá o direito de criticar quem prefere contribuir de outra forma...
Todos os fafenses, incluindo eu, têm o direito de questionar e de reclamar, se acharem necessário, de situações menos transparentes que possam estar a acontecer em muitas associações. Isto porque, muitas recebem dinheiro público, logo, dos meus impostos! E os dirigentes associativos não têm de se sentir assim tão incomodados com um direito que nos assiste enquanto cidadãos que é o de saber para onde foram canalizados os dinheiros públicos.
Caríssima Cláudia Salgado, também não me revejo em todos os artigos (ou artigozecos como prefere chamar) que são publicados neste blog. Por isso é que este blog é tão plural e democrático. Já agora, porque não acrescenta a sua visão a este espaço. Todos ficariam a ganhar. E todos ficaríamos a conhecer outros artigos com interesse.
Aproveito, por último, por felicitar a excelente iniciativa que vão realizar no Multiusos para a campanha de Natal do Interact e Roteract. Porque o que se faz bem, tem de ser louvado mas o que foi mal feito também deve ser denunciado!

Maria Sousa disse...

O meu nome é Maria Sousa e sou há já alguns anos voluntária do Interact/Rotaract. Pessoalmente sinto o meu contributo activo como cidadã fafense, expresso no trabalho que desempenho nesta associação, desvalorizado por estes apontamentos. Não sou pseudo-elitista, nunca usufrui de nenhuma viagem com os donativos que recolhi. Sim, os géneros que recolhemos são muitas vezes transportados em carros particulares. Quando os transporto, a gasolina foi sempre paga do meu bolso. A nossa associação vive de donativos, as verbas muitas vezes são escassas, e estão controladas para serem gastas com géneros alimentares e outros bens de primeira necessidade para a nossa comunidade. Desta forma, adquirir uma viatura própria da associação nunca fez parte dos nossos principais objectivos. Respeitando as vossas intervenções, considero que este espaço de debate deveria ser pautado por informação fidedigna e actualizada, e uma linguagem mais apropriada.Esta é a minha primeira intervenção no blog, acerca de uma associação que conheço verdadeiramente há mais de 7 anos, baseada em factos que acompanho e não em boatos sobre incidentes pontuais, já há muito tempo travados. Se o assunto não foi abonatório na altura, é importante reflectir sobre o impacto negativo que este tipo de comentários pode ter passados agora tantos anos, numa altura em que toda a ajuda é bem-vinda. Há 7 anos que o clube evoluiu, e é isento, e isso eu garanto porque estive lá. É para isso que eu e a minha equipa trabalhamos, com dedicação e orgulho. Por fim, reitero o convite a todos os que estejam interessados em conhecer o nosso trabalho. Também não estou a morar em Fafe por motivos profissionais, mas sacrifico o meu tempo em prol de uma causa em que acredito. Por isso, na próxima 5a-feira às 16.30h. no E. Leclerc ou no próximo sábado à noite no Pavilhão Multiusos, faço questão de vos acompanhar pessoalmente e explicar melhor as nossas iniciativas. Cumprimentos!

Situs da Arcada disse...

Parece que agora não se pode dizer nada aos queques de Fafe que ficam logo todos ofendidos.
Liberdade de opinião e de expressão é muito bem-vinda em Fafe para se dizerem algumas verdades!!

Nabais disse...

O Pedro Fernandes falou bem neste comentário recente. Nada nos impede de questionar uma associação que recebe dinheiro da Câmara de Fafe, seja ela qual for.
O caso dos Açores e as jantaradas do passado devem-nos fazer questionar se esta mesma associação continua com estas práticas ou se mudou.
Se continua, deve ser criticada. Se não continua, deve ser valorizada e apoiada.
Antigamente diziam que "parte da verba angariada servia para causas humanitárias". Agora já dizem que a "totalidade da verba reverte a favor de causas humanitárias". Pelos vistos, mudaram! E ainda bem porque a vossa imagem junto de alguma população fafense não era muito favorável. Mas saúdo essa mudança. Mas também digo que ninguém está acima de críticas!
Eu estarei a ajudar também nas vossas acções. Contribuirei com donativos!!

Anónimo disse...

Caros senhores, essa ironia direccionada aos "queques de fafe" de facto nao tem o efeito q concerteza pretendia surtir...somos clubes feitos de gente, nao de pseudo elitistas!!!!!
A liberdade de expressão será sempre valorizada pelos nossos clubes, no entanto, o que aqui se fez neste "artigo de opinião" foi ir buscar um episodio ocorrido há muito tempo atrás e utilizá - lo completamente fora do contexto actual.
Não houve sequer da parte de quem o escreveu retratamento e intenção de publicar a verdade dos factos!
Portanto verdade naquele comentário não houve nenhuma, houve antes difamação e desapreço do trabalho actual o que também não é la muito bonito e pode, aliás, contribuir para que pessoas menos esclarecidas possam pensar que somos uma fraude!Em termos práticos a desconfiança da população lesa directamente quem realmente precisa.
Sem retratamento este artigo é quase um boicote ao que temos vindo a fazer!
Pedimos apenas respeito e o benefício da dúvida em relação ao que temos realizado.
Reitero, uma vez mais, os convites efectuados as nossas portas estão abertas para que em vez de atirarem bitaites em jeito de coscuvilhice possam ver com os vossos proprios olhos e depois sim darem a vossa opinião.
Sónia Alves - Rotaract Clube de Fafe

Situs Bar disse...

Qual é a parte que os queques não entendem?
Será que agora não podemos falar do que foi mal feito? Vocês estão é habituados a que não se diga nada, aliás nunca ninguém falou das vossas asneiras do passado. NUNCA!!! Em nenhuma comunicação social!! Mas na rua sim...
Esquecendo o passado, se o presente é diferente, melhor!! Parabéns!! E oxalá que o futuro também o seja!
Agora não apaguem a nossa memória...
(E fartos de palavrinhas bonitas andamos nós todos.)

Situs Bar disse...

Se do mesmo modo, dizemos que a saída do comboio em Fafe foi um erro, ou o actual parque da cidade, ou outras coisas, não podemos dizer o mesmo de uma associação?! que há erros que foram cometidos em benefícios individuais?
Não se armem em virgens ofendidas.
Quantas associações de caracter voluntário existem em Fafe com centenas de pessoas que se disponibilizam para trabalhar gratuitamente por elas? Muitas! Praticamente todas!
E a maior parte não vem para aqui dizer que fazem e acontecem e não sei quê. É no anonimato que essa gente mostra o seu valor.
Eu respeito o trabalho de todos, ainda pra mais quem o faz de livre vontade mas para voces mudarem a vossa imagem tem que primeiro mudar os vossos estatutos. Ou será que já posso inscrever-me no Roteract de uma forma livre, sem a intervenção de todos os elementos do grupo? Ainda subsiste aquela coisa de que quando um elemento do grupo não aceita a inclusão de um novo elemento, ele não entra.
Acham isto assim tão democrático?
venham um dia ao situs fazer uma sessão de esclarecimento que agradecemos!

Maria Sousa disse...

Sou voluntária numa instituição nomeadamente no Rotaract Clube de Fafe e não me considero nenhuma pseudo elitista nem vou viajar, nem jantar à custa das festas que temos organizado em prol da solidariedade. acho que como instituição não temos necessidade que ir ao situs café fazer quaisquer secção de esclarecimento. como já foi referido pelos meus companheiros, se quiserem ver o que realmente faz um voluntário deste clube, juntem-se a nós nas nossas iniciativas.
ou também podem abdicar um pouco do vosso tempo e vir a uma reunião do nosso clube para ai sim, haver uma sessão de esclarecimento.
uma coisa que também não acho correcto é assinarem como situs bar! conheço á muitos anos esse café, e sou amiga do filho do dono e não acredito que essas pessoas integras sejam dessa opinião.
flora costa - Rotaract Clube de Fafe

cafe situs disse...

A gerencia do cafe situs informa que é completamente alheia a qualquer tipo de comentario que tenha sido ou venha a ser publicado.O cafe situs nao se revê nestes atos de completa cobardia de algumas pessoas que se escondem atras do nome de um estabelecimento publico.
A gerencia do cafe SITUS