21 outubro 2011

A Pista de Cicloturismo

Utilizada sobretudo para praticar desporto - correr, andar de bicicleta -, a pista de cicloturismo é, acima de tudo, uma das melhores sugestões de passeio e desfruto da paisagem de Fafe.
Quem faz, regularmente ou não, parte deste percurso, que nos leva até ao concelho vizinho, facilmente percebe que ao longo dos quilómetros se respira ar puro, bem-estar e, sobretudo, história. É, no mínimo, engraçado e encantador imaginar como seria o comboio a percorrer esta linha (sobretudo, penso eu, para quem não conheceu estes tempos em que o comboio passava em Fafe).
Na imagem vemos o bar da estação, em Cepães. A ideia de preservar um pouco do nosso património transformando a estação de comboios de Cepães num bar foi, na minha opinião, fantástica e pena é que mais iniciativas deste tipo não preencham os nossos dias e a nossa terra. Ao pé da estação teremos em breve um museu (vagão recuperado) sobre os tempos em que por esta terra passava, sibilando, o estranho bicho. Para tal, muito contribuiu, diga-se de passagem, o Prof. José Emídio, que tanto tem feito por Cepães.
Aos que ainda não conhecem, fica o convite: estreiem-se neste percurso (ainda que não seja por inteiro) e interajam o mais que possam com esta bela Natureza (garanto que a imagem não retrata o que de mais belo podemos apreciar ao longo da pista).

Sofia Rodrigues

P.S.- No letreiro, recentemente colocado, podemos ler: “Atenção aos comboios. Pare, escute e olhe. Proibido o trânsito pela linha”.

2 comentários:

Paulo disse...

Na minha opiniao, ja que é um dos locais mais concorridos para a pratica de desportos ja referidos, porque nao criar, em Cepaes, uma parque de ginastica, do genero dos que existem na fabrica do ferro e pardelhas? em guimaraes ja existe esse parque, mesmo junto a pista de cicloturismo

Unknown disse...

Boa tarde:
Desculpe incomodar, mas procuro três cães abandonados que encontrei dia 21 de dezembro, numa pedreira abandonada junto a Cepães. Ocorreu-me que com a fome e o frio se tivessem deslocado em direção a Cepães, e que, em Cepães, ou ao longo da ciclovia, os tivessem avistado. Pode por favor responder-me, ou sugerir algum contacto de Cepães que os pudesse ter avistado ou socorrido?

Muito obrigada
lúcia desterro
lucia.desterro@gmail.com
Poderei enviar fotografias