06 setembro 2011

"Sempre Chegamos ao Sítio Onde Nos Esperam!"

A Viagem do Elefante
Havia dois caminhos por entre uma faustosa barreira de coral. Por um lado as espirais eram altas, as vontades enormes e os sonhos progressivos, na outra vertente o aspecto não era o melhor, e de mão calejada em mão calejada o caminho a ser percorrido parecia indiciar alguns sobressaltos. Neste mar revolto pelo sal de outras marés, a profundidade era abissal, havia uma luz ténue onde só os vultos sobressaiam, afinal o importante vê-se com o coração e é invisível aos olhos.
Havia os grandes e os pequenos peixes, os grandes que abarcavam tudo e que enquanto nadavam naquele bater de barbatana tão astuto quanto monocórdico, abriam um rasto de imponência e celeridade. Os pequenos lá se juntavam em cardume atrás dos maiores, esses pajens sem vestimenta mas com um ritmo pré-definido. Também no oceano são olhos no futuro, pensamento no passado e progressividade no presente.
E nesses corais cimentados no passar dos anos, com esses seres marinhos que de tão belos e parecidos se camuflam nesse meio feito de H2O, a vida corre disciplinada nos seus carreiros de significados, também ali o relógio não pára, o tempo corre sempre, nem com maior nem menor cadência, no fim o tempo passa e mesmo que tudo mude tudo continua igual!
Assim é a nossa bela cidade de Fafe, mudando muito ou pouco, progressivamente ou aos solavancos, será sempre a nossa querida sala de visitas do Minho e sempre será guardada nos nossos corações como a metrópole que nos vivencia e nos faz transbordar de contentamento por nela fazermos as nossas vidas.

João Castro

3 comentários:

Mario Costa disse...

Parabems, João Carlos, como e bom ler coisas maravilhosas,como e bom ser Fafense e ter grandes Fafenses à escrever coisas belas.

ario disse...

Onde se le João Carlos, por favor leiam, João Castro.

João Castro disse...

obrigado Mário Costa! um grande abraço, continuemos todos a ter um grande orgulho em ser fafenses! melhor ou pior esta é a nossa terra e é a nossa gente! e damos graças por isso!:)