17 fevereiro 2010

Notas sobre o monumento à "Justiça de Fafe"


A verdade ou o mito da Justiça de Fafe continua a ser uma das marcas que nos caracteriza. É costume ouvirmos falar que se deveria fazer "Justiça à moda de Fafe" ou o tradicional "Com Fafe ninguém fanfe".
No outro dia, por mera curiosidade, passei perto dessa estátua tão simbólica. Reparei que, além da data de inauguração (23 de Agosto de 1981) e do seu autor (Eduardo Tavares), o monumento não tem uma descrição elucidativa sobre as diferentes versões desta história que tão bem está documentada em livros de história local. Refere apenas que "o monumento tem em vista homenagear o mais conhecido e glosado "ex libris" do município, a "Justiça de Fafe", dando sentido à sentença: "Com Fafe ninguém fanfe".
Por vezes, também surge na praça pública a discussão se a estátua deveria, ou não, mudar de sítio, ou se aquele lugar não deveria ser alvo de alguma remodelação de modo a dar maior visibilidade à referida estátua. Deixamos essas considerações aos leitores e, já agora, podem consultar um "post" neste Blog de Novembro de 2006 que explica bem a história da "Justiça de Fafe" e que, em nossa opinião, algo semelhante deveria constar junto à mesma para que quem nos visita possa saber exactamente o porquê destas expressões e para que muitos de nós, fafenses, fiquem melhor informados acerca deste tema.

5 comentários:

Alex disse...

Parece-me que para esse tipo de justiça, as traseiras de um tribunal são o local ideal!

Pedro Fernandes disse...

Parece-me um contrasenso o monumento estar nas imediações do tribunal porque a justiça de Fafe nada tem a ver com a "justiça do direito". Foi uma má ideia a colocação da mesma nesse local. Penso que o monumento deveria situar-se num local mais central, por exemplo, na zona da arcada seria o ideal.
Junto a ela, uma explicação sobre o porquê de Fafe ser conhecida como a terra da justiça.
Argumentos como os que dizem que a estátua está bem ali porque sempre foi assim é mais um patético argumento conservador. Nem sequer sou a favor da remodelação daquele local pelas razões acima descritas.

Alex disse...

Pedro Fernandes, a "justiça de Fafe" é o oposto à "justiça dos tribunais". Faz algum sentido que fique no lado oposto à entrada do tribunal...

Pedro Fernandes disse...

Alex, percebo essa lógica embora não concorde com ela. Na minha opinião, faz pouco sentido estar nas imediações do tribunal, não só pelas razões que apontei mas porque o sítio não é atractivo para quem passa na rua.
Dado ser um símbolo de Fafe, para o bem e para o mal, escolheria um sítio mais condigno para a mesma.
Sei que há muita gente que não se revê nesse símbolo de luta e, por vezes, da fama de "caceteiros" não nos livramos mas acho que, mesmo assim, é um ícone de Fafe que devemos preservar. Para mim, faria sentido o monumento estar num sítio com maior visibilidade. Obviamente que esta questão não é consensual e ainda bem.

Nabais disse...

Acho que a estátua fica mal naquele sítio. Praticamente ninguém repara nela.
As pessoas que nos visitam sabem, a grande maioria, que Fafe é sinónimo de "Justiça de Fafe" mas a maioria deve desconhecer a existência desse monumento.
Na minha opinião, colocava a estátua num sítio pedonal e não numa rotunda como já foi à tempos falado.