09 fevereiro 2010

Blogues, Política e Liberdade


Aquando das autárquicas inscrevi-me em alguns blogues que representavam diferentes forças políticas concorrentes à autarquia. Fi-lo como cidadão e, concomitantemente, com o sentido do dever. Uma das características da liberdade é possuirmos margem de manobra suficiente para tentarmos imprimir nas nossas decisões e análises bom senso. Vem isto a propósito de uma mensagem via Facebook que recebi da JSD. Por diversas razões, que para aqui não são pertinentes, nunca tive qualquer ligação com os partidos políticos. Por este motivo, recebi com satisfação a mensagem, pois considero que esta proximidade suscitada pelas novas tecnologias deve ser levada a sério. Pergunto-me a mim próprio se tal seria possível caso os elementos da JSD me conhecessem, com todos os meus defeitos e virtudes. Por este motivo considero que o universo dos blogues pode trazer algo de novo. Não se vêm rostos, simplesmente palavras que não diferenciam e que, por isso, não causam qualquer tipo de obstaculização à livre opinião. Não há fronteiras entre as pessoas, não se promove a diferenciação «dinástica» e é livre de preconceitos. Certamente que, caso os elementos da JSD me conhecessem diriam «não vale a pena». Ainda bem que não me conhecem.
A mensagem tinha como conteúdo a preocupação da JSD perante os números do desemprego e o anúncio de um conjunto de medidas que oportunamente serão apresentadas aos órgãos camarários. Por este motivo, como aliás já lhes transmiti, estou ansioso por conhecer essas medidas e, ainda mais curioso, por conhecer as reacções do poder que sobre isto pouco dizem, a não ser repetir muitas vezes que o Concelho é pobre. Será que os leitores não terão opinião?

António Daniel

3 comentários:

Anónimo disse...

doFafe é dos concelhos mais pobres do país mas isso não invalida que se tomem medidas para atenuar o problema.
Se alguma coisa foi feito? Acho que não, nem pela Câmara, nem pelos sucessivos governos de Portugal.

Anónimo disse...

A taxa de desemprego no nosso concelho é realmente preocupante... Só na região do Ave ronda já os 15% e a de Fafe não deve andar muito longe disso. Para não falar que isso depois se reflecte noutros indicadores como é o caso do poder de compra.
É de louvar que alguma juventude partidária fafense se preocupe efectivamente com estes problemas que se virmos bem não são só dos jovens mas afectam a população em geral.
Espero com ansiedade essas ditas medidas que irão apresentar e com ainda mais ansiedade a "resposta" que será dada pelo executivo camarário uma vez que o Sr. Presidente da Camara sempre se mostrou muito preocupado com o desemprego, principalmente na última campanha.
Quanto à juventude partidária fafense em geral só tenho a dizer que fazem ver a muitos dos graúdos que andam pela política concelhia!

Anónimo disse...

É realmente lamentável a ineficácia das medidas de combate ao desemprego ou a falta delas. É da responsabilidade do governo mas também das câmaras municipais o combate a este flagelo que afecta todas as faixas etárias.
Dou os meus parabéns à JSD pela preocupação com este problema, aguardando ansiosamente a apresentação da proposta e a resposta do sr. presidente da câmara.