
A obra editada pelo Centro de Estudos de Emigração de Roma, exclusivamente dedicada aos Museus de Emigração e coordenada por Lorenzo Prencipe, reúne um conjunto de 30 textos sobre Museus de todo o Mundo.
O Museu da Emigração e das Comunidades Portugueses, sediado em Fafe, está presente nesta obra com um texto de co-autoria de Maria Beatriz Rocha-Trindade e Miguel Monteiro.
Aí, é referida a importância da história da emigração portuguesa e da necessidade de preservar esta memória social, patrimonial e cultural perspectivada nos diferentes destinos migratórios.
Esta referência ao Museu da Emigração e das Comunidades Portugueses é a prova do reconhecimento internacional deste projecto.
Ainda recentemente, o Museu da Emigração e das Comunidades esteve presente no Congresso Alemão de Lusitanistas (Deustscher Lusitanistengtag an der Universität Zu Köln) realizado na Universidade de Colónia. Nesta iniciativa académica, o Museu fez-se representar por Miguel Monteiro, Coordenador do Projecto, sendo apresentada uma comunicação subordinado ao tema, "Arquitectura de Memórias no Museu da Emigração e das Comunidades - a memória comunicacional Web e os núcleos de memória material/simbólica", a qual será publicada nas actas em Alemão e em Português.
O reconhecimento internacional do Museu da Emigração é cada vez mais notório e Fafe só tem a ganhar com esta projecção internacional. Falta apenas estar pronta a futura casa "brasileira"que servirá de espaço físico do Museu e que ficará sedeada no centro da nossa cidade.