15 junho 2012

A Discussão Pública



A Câmara Municipal colocou em discussão pública a mudança de localização da estátua da justiça e do projeto do parque da cidade. Bonito, dizem uns; democrático e correcto, dizemos todos nós. Pois, mas dá para desconfiar. Se a localização da dita justiça é justificável através de critérios puramente estéticos e, sinceramente, sem grande pertinência temporal, já o parque merece uma atenção especial, pois corresponde ao grande calcanhar de Aquiles deste executivo. Deste modo, o executivo está a desviar as atenções, está a atribuir poder ao cidadão de decidir aquilo que nunca decidiu. Convenhamos que a estratégia é interessante e esperta. O cidadão comum pensará que existe, julgará que é uma peça fundamental na gestão política da Câmara e esquecerá, na altura do voto, o fracasso do projeto inicial do parque. Boa oportunidade de reler Maquiavel.
Na mesma semana, o recém-criado Notícias de Fafe colocava em manchete o monumento da justiça e a respectiva discussão pública. Num pequeno espaço no quanto superior esquerdo uma notícia de somenos importância: desemprego sobe em Fafe. Sim, realmente de desemprego estamos habituados, ao passo que a mudança do monumento deve cativar todas as atenções, pois daí irão surgir grandes transformações. E assim vamos nós. Espero que a moca nunca caia.

António Daniel

5 comentários:

Albano disse...

nao estaria mais de acordo com o que acabas de escrever!! ja no teu blog e em posts sucessivos tenho vindo a alertar para o facto de estas discussoes serem um embuste ao estilo de uma pré campanha!!!
Mas e com muita tristeza que vejo a inercia dos jovens e da oposição em mostrarem os reais problemas de fafe.

António Daniel disse...

Albano, obrigado por ter comentado. Ainda bem que comungamos da mesma opinião, mas mesmo que não comungássemos, é importante realçar a necessidade de haver mais crítica e mais intervenção, não uma qualquer. Também não entendo a inércia de que fala...
Uma última nota: o blog não é meu. Simplesmente anui a um pedido dos seus autores (Pedro e Luís) para escrever umas coisas sobre a terra que gostamos.
Abraço.

António Daniel disse...

Queria dizer Rui e não «Luís». Peço desculpa ao visado.

albano disse...

O QUE queria dizer e que jovens e partidos desta cidade nada fazem para promover um pensamento critico aos seus conterrâneos .
infelizmente a maioria das pessoas de fafe prefere uma feira medieval a questionar a questionar certas atitudes politicas tomadas em fafe.
Neste momento certas empresas que operavam á anos na cidade começam-se a deslocar para concelhos vizinhos,sendo a principal queixa a burocracia/ morosidade existente...

António Daniel disse...

Sim, claro, eu entendi a inércia de que fala, só não entendi, tal como o Albano, da inércia da sociedade civil e das pessoas em geral. Mas também lhe digo que, infelizmente no nosso país, o contraditório só é «permitido» aos partidos quando as pessoas deviam ter uma palavra a dizer. Esta letargia de facto sufoca.