23 fevereiro 2012

A Reforma Administrativa em Fafe

Este é, sem dúvida, um tema delicado e controverso não só em Fafe, como em todo o país. Recentemente, a necessidade de elaboração de um projecto de grupo universitário fez-me compreender que, em Fafe, estamos longe de uma solução no que diz respeito à reforma administrativa. Sobretudo se tivermos em conta que o Partido Socialista, actualmente no poder, não concorda com esta reestruturação do território.
O projecto de grupo referido incluía um estudo do território relativo ao concelho de Fafe, seguido de uma proposta de reforma administrativa. Partindo da opinião do Engenheiro Miguel Summavielle (cujo parecer sobre este tema já foi, de resto, emitido no Blog Montelongo), a proposta final de reestruturação do território do concelho encontrada remete para sete agregações:
- Agrela, Serafão, Monte, Vila Cova, Freitas e Travassós
- Gontim, Aboim, Felgueiras, Queimadela, Pedraído, Várzea Cova, Ribeiros e Moreira de Rei
- Passos, Vinhós, Revelhe e Estorãos
- Golães, Fornelos, Medelo, Fafe, Cepães e Antime
- Arões S. Romão e Arões St.ª Cristina
- S. Gens, Quinchães, Seidões, Ardegão e Arnozela
- Fareja, Armil, Silvares (S. Clemente), Silvares (S. Martinho) e Regadas
Teríamos desta forma uma diminuição do número de freguesias em cerca de 81%, valor bastante significativo, sobretudo se tivermos em conta o propósito da reforma administrativa. Na base desta proposta estão critérios “ligados ao urbanismo e à realidade actual das unidades ocupadas pelas pessoas no terreno”, bem como “a dimensão relativa das freguesias dentro do próprio concelho e aquilo que é a estrutura da malha urbana existente”. Estes são critérios enunciados pelo Engenheiro Miguel Summavielle, que acabámos por inevitavelmente adoptar, uma vez que a sua proposta de reforma administrativa esteve na base daquele que foi o resultado do projecto em questão. A estes critérios acrescentámos o do equilíbrio entre a população total das freguesias, sua área e densidade populacional, bem como a proximidade geográfica e alguns factores históricos.
A reforma administrativa deveria seguir, na minha opinião, uma análise local, evitando pareceres vindos da parte do Estado (aquilo que provavelmente acontecerá se não se chegar a acordo a nível concelhio), sob o risco de uma proposta menos personalizada e adequada à realidade de Fafe e às suas populações.

Sofia Rodrigues

2 comentários:

Alex disse...

Acho que percebi! Onde há mais dispersão de pessoas, unem-se as freguesias. Onde há mais concentração de pessoas... unem-se as freguesias...

António Daniel disse...

A Sofia fez um grande serviço público.