09 agosto 2011

Perseguindo Estátuas

Geralmente pensa-se que as estátuas são fáceis de encontrar, porque é da natureza das estátuas estarem quietas. Mas algumas são tão pequenas que parecem esconder-se. Certamente que muita gente comigo partilha a desilusão do turista que, em Bruxelas, demora a encontrar o minúsculo Manneken Pis, num cantinho fazendo xixi para a fonte quando, na verdade, para corresponder à qualidade da estátua, melhor seria se fizesse outra coisa.
Desta feita, em Fafe, subi a cidade para ver uma estátua não tão famosa: a Justiça de Fafe, apologia da equidade popular, um homem de vestes simples que segura o casaco de um senhor e o ameaça com um pau, aludindo a episódio lendário dos fafenses, que ainda hoje avisam «com Fafe ninguém fanfe!». Remete para o visconde Moreira de Rei que ao sentir-se tramado por um marquês se virou ao homem com um pau. Há em Fafe, contudo, quem diga também que a escultura enaltece um pai honrado que um dia foi a Lisboa buscar a filha e bater-lhe no marido alfacinha que, conta-se, a tratava mal. De qualquer forma, é justo, acho eu. E os fafenses. Por isso colocaram a estátua mesmo nas traseiras do tribunal, lembrando que se falhar a primeira justiça, há outra. Demorei um bocadinho a encontrá-la, mas valeu a pena. Não é estátua que se esconda. Há estátuas que, contrariando a natureza, não se limitam a ficar resignadas e quietas.

In Jornal "A Bola", 05/08/2011
Por Miguel Cardoso Pereira

3 comentários:

Alex disse...

Mais um que concorda com a localização da estátua.

Anónimo disse...

Sem duvida que a estátu deveria estar mais a vista do povo... com fafe ninguem fanfe...

Anónimo disse...

Relativamente ,e ao contrario do que se diz e representa tal “estatua” aqui , a estatua está sim por detrás do tribunal precisamente para esconder a verdade da justiça, ou seja, se houvesse mesmo justiça, esta estatua estaria sim mesmo em frente , para que quando quem viesse a essa casa, palacio da IN justiça, saberia que aqui a justiça seria justa, não é o caso.