08 abril 2009

Mós, a nossa aldeia tradicional!!



O recôndito lugar de Mós, na freguesia de Aboim do nosso concelho pertence ao roteiro das Aldeias de Portugal e à rede europeia das Aldeias de Tradição. Este epíteto de Aldeia de Portugal é atribuído pela Associação do Turismo de Aldeia que opera em parceria com as associações de desenvolvimento local e que proporcionará aos locais referenciados uma maior procura e uma divulgação mais eficaz destes lugares. Mós é, assim, uma das 36 aldeias já referenciadas no Norte e Centro de Portugal. Caso único em Fafe, esta referenciação de Mós como Aldeia de Portugal é importante e traz mais responsabilidade a quem cá está. O turismo de Fafe tem que caminhar por este sentido apostando na nossa natureza que é a nossa maior riqueza e temos condições para aproveitar isso desde que também haja por parte dos privados a ousadia de ter iniciativa. Já existem casas lá para alugar em determinados períodos, o que é de salutar, mais ainda faltam mais serviços na aldeia e associações, tanto públicas como privadas, que possam trabalhar mais afincadamente na preservação e dinamização histórica e cultural deste lugar.

2 comentários:

António Daniel disse...

Sou um particular aficionado pelas aldeias históricas. Visitei algumas, com particular destaque para Sortelha, Sabugal. Existe aí como noutros sítios um bom aproveitamento turístico. Não conheço Mós, mas se foi classificada é por que possui características interessantes e potencialmente promotoras de turismo. São estes pequenos nichos que ainda nos garante alguma esperança pelo futuro. fafe parece-me estar a atravessar uma situação preocupante, como certamente o resto do país.
Fiz há pouco tempo um trilho pedestre na zona da barragem e também vi algumas boas rescontruções de casas. É um bom sinal.

João Costa disse...

A minha directora diz que quando veio para fafe a pop. desta aldeia parecia bichos! tinham medo a toda a gente que fosse estranha!