20 março 2009

A palavra de Deus na Net difundida por padre de Fafe

(Imagem da Igreja de Aboim)

Tivemos esta semana uma declaração polémica do "Santo Papa", acerca do uso do preservativo. Uma visão conservadora que em nada se coaduna com a necessidade de travar o virus HIV que alcança números muito significativos sobretudo em países do terceiro mundo. A frase de que " os preservativos agravam a Sida" não cairam bem na maior parte das sociedades ocidentais. Esta visão algo redutora do problema contrasta com a necessidade que a Igreja tem em alcançar novos publicos, sobretudo quando os jovens cada vez mais se afastam da prática católica.
Em Fafe, Albano Nogueira, pároco, não se tem cansado de arranjar as melhores formas de transmitir a mensagem de Deus. Depois de um programa de rádio e de um CD de música, agora virou-se para a Internet e já tem dois blogues on-line.
Indiferente aos limites geográficos das suas paróquias, não se tem cansado de tentar espalhar a mensagem da Igreja Católica através dos meios que são mais acessíveis à população e especialmente da juventude.
Albano Nogueira, pároco das freguesias de Fornelos, Pedraído e Aboim, já dispôs de um programa semanal de duas horas na rádio local, onde dialogava com muitos ouvintes espalhados um pouco por todo o distrito. Já editou um cd com músicas alusivas à religião e é um grande impulsionador dos grupos de jovens nas freguesias que dirige.
Embrenhado com o advento das novas tecnologias, este sacerdote decidiu agora criar, na rede virtual, dois blogues com o objectivo de espalhar a fé cristã e comunicar com os cibernautas. O primeiro blogue a ser criado foi o blogue e, segundo o próprio, "é um espaço de mensagens espirituais ligadas às festas e acontecimentos religiosos. Tem mais coração, sentimento, afecto, orações, mais histórias".
Não satisfeito com este primeiro blogue, padre Albano, como é conhecido na região, decidiu criar um outro espaço, http://operfumededeus.blogspot.com, mais para encetar diálogos. "É mais virado para a teologia. É um blogue mais interactivo de perguntas e respostas. Questões sobre Deus", explicou ao JN.
Albano Nogueira quer com estes blogues "transmitir a mensagem de Deus e dar formação religiosa" num âmbito mais alargado do que aquele de que dispõe no púlpito das suas igrejas. "No blogue é diferente porque qualquer um pode ler quando quiser e a qualquer hora e há maior capacidade de interiorização", disse.
É também através da internet que se pode chegar mais facilmente até aos jovens, outro dos objectivos do padre Albano. "Há ideias deturpadas daquilo que é a Igreja e do que é Deus. Estes blogues ajudarão a ter mais cultura religiosa e a saber o porquê das coisas", concluiu. "
In JN, Carlos Rui Abreu,

11/o1/2009

2 comentários:

António Daniel disse...

Só espero que a «culpa», conceito tão caro para o cristianismo em geral e para o catolicismo em particular, não esteja presente.

Anónimo disse...

Os que confiam no Senhor
renovam as suas forças
sobem com asas como águias
correm e não se cansam
caminham e não se fatigam

Isaías 40.31