O Andebol Clube de Fafe vai ser condecorado com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio. A história desta associação teve início nos anos 80 quando se assiste em Fafe ao aparecimento de infra-estruturas desportivas, onde se inclui o Pavilhao Municipal, que possibilitam a pratica desportiva. A Associacao Desportiva de Fafe, atenta as novas realidades materiais, cria o departamento de actividades amadoras que aproveita a disponibilizacao do Pavilhao Municipal para fazer nascer as modalidades "Andebol" e "Voleibol", na epoca desportiva de 1982/1983. Surgem entao as primeiras equipas de jovens fafenses a praticar outro desporto que nao o futebol… E de realcar que a autarquia patrocinava os espacos desportivos em condicoes vantajosas para o clube, nao obrigando ao pagamento de qualquer taxa, situacao de privilegio relativamente a muitos outros clubes nossos adversarios. Outro apoio importante da autarquia foi na area dos transportes para as constantes deslocacoes das varias equipas. A Associacao Desportiva de Fafe aproveitou estas condicoes e lancou-se na competicao, federando os seus atletas na Associacao de Andebol de Braga e participando nos respectivos campeonatos regionais, apenas nos escaloes de formacao, iniciando uma aprendizagem da modalidade. Neste aspecto foi fulcral o papel do primeiro treinador, Professor Jaime Bonifacio, que com o seu empenho, lideranca e capacidade, conseguiu transformar jovens entusiastas, mas desconhecedores da modalidade, em autenticos atletas vencedores. Nao demorou muito tempo a conquista de titulos regionais nos diferentes escaloes de formacao, atletas nas seleccoes, um titulo nacional e a chegada ao escalao maximo da modalidade em 1989.
Poucos anos chegaram para Fafe ter andebol ao mais alto nivel no seu pavilhao.
Vicissitudes proprias dos clubes desportivos levaram a que o Andebol abandonasse a casa - mae, a ADF, e se tornasse autonomo com a criacao de um clube especifico. E entao que a 25 de Julho de 1996 surge o Andebol Clube de Fafe, sob a responsabilidade de antigos dirigentes. O novo clube seguiu o seu caminho, atingindo rapidamente o sucesso com a chegada de novo ao topo da hierarquia. Fafe volta a ter andebol de primeira na epoca 2002/2003, situacao que nao se regista actualmente, com o ACF a competir ao melhor nivel na Liga Profissional. Contudo, mais importante que estes resultados e estes titulos que proporcionaram grande satisfacao a todos, regista-se a vertente humana e social dos jovens que passaram pelo Pavilhao. Este tornou-se Falar do ACF sem invocar a A.D.Fafe nao e possivel, sob pena de nao honrar e homenagear aqueles (Directores) que criaram a modalidade em Fafe e os que lhe deram vida (Atletas). A colectividade foi criada por acordo com a A.D. Fafe, que ao longo de 13 anos ajudou a fazer a historia do andebol em Fafe, desde a epoca 1982/83. O ACF e assim herdeiro dos varios momentos de gloria, com variadissimos titulos de campeoes regionais e nacionais e vencedores da Taca Federacao de Andebol de Portugal, bem como, pelo valor intrinseco dos seus atletas fafenses, sendo muitos deles internacionais (Armando Goncalves e Miguel Fernandes foram Campeoes Europeus) e contratados por outros clubes do Top do Andebol Nacional.
A formacao de um clube com inteira dedicacao ao andebol, nao foi uma ideia repentina, foi pensada e amadurecida ao longo do tempo, pois diversas tentativas de autonomia da modalidade foram feitas - desde 1992/1993 que se sabia como fazer a transicao - mas o passo decisivo sempre falhou. O aparecimento de um novo clube para a pratica do andebol na cidade de Fafe, prende-se com a tomada de consciencia, essencialmente do grupo de atletas fafenses mais velhos, de que o andebol necessitava de um espaco so seu, onde existisse estabilidade para promover e fomentar o exito da modalidade e dos seus intervenientes, transformando o clube numa Escola de Virtudes e sucesso.
Confiante que o futuro e superior interesse da modalidade passava pela sua emancipacao, continuou o grupo de atletas e ja com ex-atletas as conversacoes com a direccao da A.D.F., tendo-se por fim chegado a um acordo, transitando os direitos e deveres desportivos relativos ao andebol deste clube, para o novo a criar, nascendo assim em Julho de 1996 o Andebol Clube de Fafe. O novo clube inscreveu-se na Associacao de Andebol de Braga e na Federacao Portuguesa de Andebol, na epoca de 1995/1996, com 106 atletas masculinos de todos os escaloes etarios e 12 femininos, competindo hoje apenas com equipas masculinas. Nos primeiros dez meses de existencia, o clube foi gerido por uma Comissao Administrativa. Em 1997/98 o clube foi campeao nacional de juniores (2ªdivisao) e na epoca 2003/2004 participou no primeiro campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.
O clube tem actualmente cerca de tres centenas de associados.
Entretanto, O Torneio Internacional de Fafe disputa-se de 19 a 21 de Dezembro. A Selecção Nacional de Juniores C Masculinos dá início ao estágio no dia 18.
A concentração da Selecção Nacional Junior C Masculina está marcada para as 12h30 de dia 18 de Dezembro, em Guimarães. O enquadramento técnico é composto por Dragoslav Punosevac (treinador), José Teixeira (fisioterapeuta) e José Casaleiro (secretário técnico). O estágio termina no dia 22 de Dezembro de 2008. O torneio conta com a participação das equipas Selecção Galega, Desportivo Francisco de Holanda, Selecção Regional de Braga, Selecção Nacional Junior C Masculina, Andebol Clube de Fafe e ABC Andebol SAD.
A concentração da Selecção Nacional Junior C Masculina está marcada para as 12h30 de dia 18 de Dezembro, em Guimarães. O enquadramento técnico é composto por Dragoslav Punosevac (treinador), José Teixeira (fisioterapeuta) e José Casaleiro (secretário técnico). O estágio termina no dia 22 de Dezembro de 2008. O torneio conta com a participação das equipas Selecção Galega, Desportivo Francisco de Holanda, Selecção Regional de Braga, Selecção Nacional Junior C Masculina, Andebol Clube de Fafe e ABC Andebol SAD.
1 comentário:
Viva Fafe!
Enviar um comentário