25 maio 2007

Moreira do Rei - Freguesia com antepassados reais!


Outrora chamada de "Moraria Regis", Moreira de Rei foi um importante couto anexo ao concelho de Monte Longo até às reformas liberais do século XIX. O primeiro documento que nos fala desta freguesia é uma doação feita por Ordonho III ao Mosteiro de Guimarães em 951. Foi antigamente da coroa e depois passou para a casa de Bragança. D.Afonso Henriques, antes de 28 de Julho de 1180, doou a igreja da freguesia ao Mosteiro de Guimarães.
Terra priveligiada ao longo dos tempos, Moreira do Rei foi um couto real como prova a foto que ilustra um marco de delimitação de couto e que pode ser observado no "confurco".
Hoje, Moreira do Rei faz parte integrante do nosso concelho e é uma das freguesias mais populosas.

4 comentários:

Anónimo disse...

ola sou de moreira de rei e nao veijo onde é que se situa esse pelourinho? fico andimrada porque penso bem conhecer essa terra que é a minha.respondem por favor gostaria d'ir ver......elisabeth martins

Anónimo disse...

Olá Elisabeth.
Não sei onde existe esse pelourinho. Penso que te podes informar melhor sobre isso na Junta de Freguesia

Anónimo disse...

O pelourinho fica sempre perto da Igreja,isto é um Marco,que identifica o Senhor da terra, neste caso D.Rodrigo de Moura, Conde de Castelo Rodrigo.Fica este marco situado no Confurco, perto de Varzeacova, salvo erro.A propósito,sabe-me dizer onde fica o Menir de Cepães.OBR.

antunes disse...

bondia chamo-me fernando novais antunes natural de courtinhas moreira do rei fafe,afirmo que è do meu conhecimento que ainda à bastantes jovens que nao conhecem a verdadeira histoia de moreira do rei nem de fafe,seria uma boa informacao para os jovens moreira do rei e visitantes plantar umas placas com sectas indicativas com inscricaoes explicativas dos munumentos,e da historia do passado