02 fevereiro 2007

Dizeres e tradições populares


Fafe é também um concelho bastante rico ao nível de tradições e ditos populares, o que se traduz em expressões como "De Fafe não veio ninguém", "Justiça de Fafe" ou o mais popular "Com Fafe, ninguém fanfe".
Uma das expressões mais famosas a respeito de Fafe é talvez "De Fafe não vem ninguém", usada na gíria teatral para traduzir a falta de público. Esta expressão teve origem numa história em que um certo artista-empresário, quando actuava no teatro D. Afonso Henriques, em Guimarães era constantemente animado pelo bilheteiro que lhe garantia que de Fafe viria público para encher toda a sala. Contudo, isso não aconteceu e o dito "de Fafe não veio ninguém" passou a ser utilizado pelas gentes do teatro quando a afluencia de público não era tanta como a desejada.
Já a expressão "Justiça de Fafe" encontra a sua origem numa lenda e encontra-se imortalizada no monumento alusivo à mesma. Conta a lenda que o Visconde de Moreira de Rei, político influente no concelho e conhecido pelo seu temperamento forte, certo dia terá chegado atrasado a uma sessão das cortes, pelo que foi bastante censurado por outro deputado que lhe chegou mesmo a chamar "cão tinhoso". Este episódio gerou tal confusão que o conflito entre os dois que só viria a ser sanado em duelo, cabendo ao Viconde escolher as armas e quando todos pensavam que iria preferir espadas ou pistolas, como era usual na altura, o Visconde apresenta-se para o encontro munido de dois resistentes varapaus. O marquês, é claro, não sabia manejar tal arma. E assim, quando o duelo começou, o Visconde, perito na arte do jogo do pau, tradicional nesta região, enfiou tanta fueirada no rival que, como escreve o poeta. "pôs-lhe o lombo num feixe". À gargalhada ante o acontecimento, os assistentes não se contiveram e gritaram, em coro: "Viva a Justiça de Fafe". Esta lenda foi perpetuada num monumento que mostra a quem visita esta cidade o grande símbolo deste concelho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por este esclarecimento, já tinha ouvido falar da história do Visconde , mas nunca tinha ouvido a expressão "De Fafe não veio ninguém".
É bastante curiosa a história que tá por detrás dessa expressão.