30 setembro 2013

Os Resultados para a Câmara Municipal


PS - 35,15% (11.028 votos) - 4 vereadores
IPF - 35,10% (11.008 votos) - 3 vereadores
PSD - 21,33% (6.688 votos) - 2 vereadores
CDU - 2,96% (928 votos)
CDS - 1,35% (423 votos)

Em Branco - 2,59% (813 votos)
Nulos - 1,52 % (478 votos)

Votantes: 31.366
Inscritos: 50.880

Abstenção: 38,36%

Fonte: http://www.autarquicas2013.pt/resultados-eleicoes-2013

22 comentários:

ND disse...

O CDS teve 423 votos e não 478 como está referido.

Montelongo disse...

Já foi feita a correcção. Obrigado pelo aviso.

Anónimo disse...

Caros bloggers,

O PS ganhou as eleições e o nomeado líder de candidatura, Dr. Raúl Cunha, será o presidente. “Mas como o seu nome vigora também na lista da Assembleia Municipal, talvez abdique da presidência em prol da prática clínica e teremos o Dr. Pompeu Martins a presidente! Logo, NADA MUDARÁ em Fafe… Continuaremos com uma gestão autárquica liderada por pessoas que apenas têm por experiência de vida a política, que vivem da política paga pelos impostos dos próprios fafenses, que apenas conhecem o interior da câmara municipal e os seus ‘amigos fidalgos’”!
Acresce o facto de termos uma grande oposição, que nunca o foi efectivamente no último mandato! Os IPFs, especialmente o Dr. Parcídio Summavielle, irão coligar-se com o PS e ‘todos’ ficam felizes! O Povo continuará à mercê dos ‘fidalgos’ de Fafe, ao contrário da lendária Justiça de Fafe - “com Fafe ninguém fanfe”.
E pior: como o PS, como grande partido que é para a maioria dos fafenses, (primeiro o partido, depois as pessoas!) não se poderá dar ao luxo de arriscar perder a câmara, irá convidar o Dr. Parcídio Summavielle a ser o próximo candidato pelo PS. Este atingirá o cume de toda a sua estratégia política: vingar o nome da família.

“Considerando estas minhas previsões (e não passam disso), TUDO CONTINUARÁ NA MESMA: baixa abrangência do saneamento básico; baixo investimento na industrialização e, consequentemente, na oferta de emprego; baixo investimento no turismo; manutenção da desorganização do território concelhio; manutenção da burocracia para facilitar o acesso aos ‘amigos’, … Seremos equiparados aos concelhos mais desfavorecidos de Portugal e até da Europa. A culpa será atribuída aos políticos incompetentes, mas foi o Povo que os elegeu!”

Em Fafe discute-se/apoia-se política como se discute/apoia futebol. Oh Povo de Fafe que andas a dormir!
“A renovação da política portuguesa começa, primeiramente, em NÓS e nos valores que defendemos. Temos obrigação de mudar a mentalidade mesquinha portuguesa!”

Anónimo disse...

Dei-me ao trabalho de analisar os votos finais e há muitas incongruências. Reparem que o número de votos, para a Câmara e Assembleias devia ser o mesmo (já contando com os votos nulos e em branco). Esse não é o caso. Como temos disparidades tão grandes em relação a estes números? Algo que ultrapassa bastante o 15 votos de diferença dos "vencedores". Vejam o link:

https://picasaweb.google.com/118444981451506990185/1DeOutubroDe2013#5929721617683044866

Anónimo disse...

Anónimo das 10:41, a melhor notícia a sair destas eleições era mesmo a renúncia do Raul Cunha e a eleição do Pompeu Martins como presidente.
Oxalá...

Anónimo disse...

raul cunha da assembleia municipal não é o mesmo raul cunha da câmara. Aliás, já neste mandato e na assembleia municipal, estiveram presentes dois elementos com o nome raul cunha.

Anónimo disse...

Considero efetivamente risível o “cantarolar” de Vitoria do PS em Fafe que apenas se pode concluir como falta de VERGONHA e de bom senso!
Será que anda tudo louco neste partido?
Será que ninguém percebe a miséria em que o mesmo se está a tornar com a liderança destes neoliberais?
Como pode um partido que perdeu mais de 5500 Votos para o rival direto achar-se vitorioso?
Este resultado é o rosto de Laurentino e de Ribeiro, com a adjutória de Pompeu Martins que como sempre está à espera que o “poder” lhe caia na mão!
Do restante, de Pedros Valentes, Aderitos, Danieis Bastos e afins, desses nem falo de tão fracos que são neles não reside réstia de esperança!
Acorda PS…. antes que seja tarde!

Maria Costa disse...

meu deus, como é que é possível ainda existirem pessoas com tão mau perder..

será que em vez de falarem do PS, que apesar de ter perdido muitos votos, ganhou??
amigos, por um se perde e por um se ganha!
Não entrem no jogo sujo de insultarem os outros que tão no lugar que vocês davam tudo para dar! Se querem ajudar a cidade aceitem o lugar como vereadores que o povo vos deu.

Rui Freitas disse...

Pelos vistos no discurso de encerramento de campanha Laurentino Dias abriu uma “caça às bruxas” do partido, então terá certamente que começar por caçar-se a si próprio e ao seu conjunto de súbditos…
Laurentino e Ribeiro são o rosto desta “DERROTA PESADA” para o Partido Socialista, ninguém tem dúvidas disso conforme se pode auscultar em qualquer recanto de FAFE.
Ainda hoje de manhã ouvia-se em bom-tom numa mesa de amena cavaqueira: “O Ribeiro a mim não me engana mais, dizia hoje um “Camarada” num café da praça”...
Portanto que se deixem de discursos demagogos e baratos porque muito mal vai o PS de Fafe se tudo se mantiver igual e não houver uma cisão com o passado! È hora de limpar a casa…
Reinados e monarquias são de tempos antigos… Felizmente Fafe já deu a sua primeira lição a estes inábeis.
Esperemos que os militantes do PS de Fafe façam o mesmo caso contrário daqui por 4 anos nem os “votos” confusos os levarão ao poder...

Anónimo disse...

Isto é verdade?
Se for verdade sinceramente acho que os Fafenses devem agir perante esta situação!
E È bem simples ignorem os vereadores e presidente de câmara em todos os atos públicos, assobiem-nos e manifestem-se contra à sua passagem… ISTO é vergonhoso!


Para os mais curiosos, que quiserem perceber pq há uma diferença de mais 5 votos para o PS, devo referir que esta se deve apenas a uma correção da votação final em função dos dados das actas de apuramento de resultados nas diferentes mesas de voto. A RECONTAGEM, apesar de pedida, e aceite pelo juiz, foi BLOQUEADA por uma Assembleia em que metade dos membros foram designados a partir de um sorteio feito pelo presidente da Câmara de Fafe. Sorteio este para o qual não foram convidados os mandatários das diferentes candidaturas. E mais não digo!

In: https://www.facebook.com/manuela.d.leite?hc_location=stream

Anónimo disse...

Face ao que anda nas redes sociais sobre o apuramento geral dos votos, e contra esta intoxicação da opinião pública, é preciso dizer que o PS aguarda com serenidade as decisões dos órgãos que fiscalizam e sempre fiscalizaram os atos eleitorais. Sabemos, como todos sabem mas não divulgam, que todos os votos foram validados pela Assembleia Geral de Apuramento e esta fê-lo porque em todas as mesas de voto, com representantes de todos os candidatos, os resultados foram aprovados, como se verifica nas atas eleitorais. Não se podem insinuar falsidades sobre este processo, apenas porque se perde. Acima de tudo, a verdade dos factos e dos votos. Aguarde-se, antes de acusar, o que oficialmente escreverá o Sr Juiz na ata da Assembleia Geral de apuramento, com civismo e sentido democrático.

Anónimo disse...

oh meu deus tanta azia caro anónimo.
antes de falar dessas pessoas devia lavar bem a boca.
dedique-se à sua vida e deixe a dos outros e a das suas respectivas familias em paz.

Manuela Lopes

Luís disse...

Se fosse ao contrário... os independentes ganhavam por 15 (ou 20) e o PS impugnava as eleições, o que se diria?
Saber perder também é uma qualidade.
Ganhar a todo o custo, na secretaria (seja quem for) é mau.
Apure-se as coisas de uma vez por todas, faça-se a recontagem mas no fundo alguém ficará mal na fotografia.
Quem perder só tem um caminho... demissão!!
Se o PS ganha, resta a demissão a Parcídio por causa deste folclore.
Se Parcídio ganha, resta ao PS e aos seus responsáveis o mesmo caminho!
E para o bem de todos, esta novela que acabe. Em nada dignifica Fafe!

Anónimo disse...

Mais uma vez, Fafe aparece nas notícias com a imagem denegrida. Fafe é uma população atrasada e mesquinha!
Este TRISTE episódio das eleições autárquicas (que começaram mal e terminam mal) deve-se, só e apenas, à ambição desmesurada/cega pelo poder, não olhando a meios para chegar a esse fim. OH POVO DE FAFE QUE ANDAIS A DORMIR!

É estranho ser apenas o movimento político ‘Independentes por Fafe’ a reclamar ‘VERDADE e JUSTIÇA’, quando todas as forças políticas têm representantes nas mesas de voto! (Revela mau perder!) Isto é passar um atestado de incompetência aqueles que nomearam para as mesas de voto. SÃO TÃO RESPONSÁVEIS AQUELES QUE COMETERAM AS IRREGULARIDADES, COMO AQUELES QUE AS PERMITIRAM. Além disso, as forças políticas a eleição também têm a sua cota-parte de responsabilidade, pois agem por co-acção sobre aqueles que nomeiam para as mesas de voto. Deveriam todos RESPONDER/ser JULGADOS JUDICIALMENTE perante estes actos, alegadamente de cidadania, mas pagos pelo dinheiro de todos os contribuintes.

Todo este cenário revela que a maioria dos candidatos a governantes em Fafe são uns IRRESPONSÁVEIS, INCOMPETENTES, DESONESTOS e CURRUPTOS. Não são estes os governantes que queremos ter em Fafe, terra reconhecida pela sua Justiça!
Apesar destes defeitos serem normalmente atribuídos aos governantes de Portugal, este género de pessoas também existem em Fafe, e o Povo INOCENTE e POBREZINHO votou maioritariamente (mais de 70% da população votante votou PS e IPF) neles!

OH POVO DE FAFE QUE ANDAIS A DORMIR!

Anónimo disse...

pelos vistos, há quem queira ganhar as eleições não nas urnas mas na secretaria!Se as atas estão mal preenchidas, se os documentos não estão no devido lugar, se há mais votos do que votantes, quem disse que isso favoreceu esta ou aquela força candidata?! Às tantas, até favoreceu quem dos resultados reclama!!!Além disso, toda a atitude a quem os fafenses (e Portugal, infelizmente, para nossa vergonha!...)têm assistido, mostram como as pessoas ganham seriedade só quando as coisas não lhes são favoráveis... Afinal, com elementos das diversas candidaturas presentes nas mesas, o que os reclamantes fazem, sejam eles quais forem, é passar um atestado de incompetência ou má fé aos seus próprios nomeados... Isto é triste!!!E agora também é a Assembleia de Apuramento metida ao barulho... Nem sei que tal não se terem lembrado de dizer que os senhores agentes da autoridade tinham parado, a meio do percurso de transporte dos votos, e feito as "aldrabices" todas...Com tanta desconfiança, será que os ditos injustiçados nunca puseram em causa o seu segundo lugar?! Quem sabe as fraudes não os favoreceram?! É triste assistir a tudo isto, como cidadão, como fafense ainda mais...

Anónimo disse...

anónima das 5h30, às tantas até favoreceu quem dos resultados reclama, é certo. Às tantas não. O único que se pedia era, perante evidências de erros, averiguar se efetivamente aqueles resultados correspondiam à verdade. E sim, a Assembleia está metida ao barulho, pq não foi elegida de acordo com a lei, que manda haver um sorteio onde todos os partidos são envolvidos. A Assembleia foi nomeada na Câmara e, por consequência, constituída por membros do PS. Ora, foi essa mesma Assembleia que, contrariando a posição do juiz (o seu voto vale apenas por um) ordenou que não se fizesse a recontagem dos votos. Desta forma, impossibilitou o esclarecimento de todos e deu espaço a toda esta incerteza e desconfiança. Como os IPF não têm medo de verificar se foram favorecidos ou não, queriam pelo menos a recontagem dos votos. E digo pelo menos, pq muitas outras evidências há de fraude, mas essas sim, impossiveis agora de confirmar e contornar. Em Vila Cova houve pessoas que votaram sem BI (ilegal), em arões um grupo de idosos foi acompanhado a votar, sempre pela mesma pessoa, tb em arões, uma pessoa da mesa foi perto do votante "ajudar" a votar, houve mts votos que tinham a cruz nos IPF e, adicionalmente tinham um traço por cima (etc, etc) mas isso agora são histórias e não contam para nada. O que importa é o que se provou em tribunal.. ausência de documentação (votos, dados nas atas..)a não correspondêcia entre o nº de votantes e o nº de votos...

Tem razão qt a uma coisa, havia elementos das diversas candidaturas nas mesas, mas tlv por ingenuidade ou desconhecimento, não agiram perante as situações irregulares e, isso agora, está irremediavelmente ultrapassado. Espero que se tire daqui tb uma lição.

CNE.PT disse...

Não é ilegal votar sem BI! Segundo o site da CNE, "Pode votar desde que a sua identidade seja reconhecida unanimemente pela mesa ou por dois eleitores devidamente identificados e saiba qual o seu número de eleitor."

Anónimo disse...

Sou fafense à 54 anos e começo a estar farto de tanta aldrabiçe,o fascismo camuflado continua (atençao nâo sou comunista mas sim Nacionalista.

Anónimo disse...

Pobrze Fafe onde estàs.....

Anónimo disse...

Anónimo das 7:04 Pm
Aposto que és o Vitor Silva,n3 da lista Ipf. Deves recordar-te das eleições que ganhaste em Fornelos nós últimos anos, em que o Funcionário do Acr levou 20 açamados e esse mesmo funcionário votou por eles e sempre em ti...Como vês, fraude houve em todas as eleições que participaste, quer em Fornelos quer agora em Fafe.
Tenham dignidade e desistam da mama...bem sei que tinham prometido tacho a muita gente, agora essas pessoas estão tão indignidadas como vos,pois ACABOU-SE A MAMA

Anónimo disse...

Anónimo das 7.04 PM (não seria difícil perceber de quem se trata, mas enfim...,

Se alguma razão pudessem ter, perdem-na pela forma "apaixonada" que vos move, que vos cega... Então agora os vossos representantes nas mesas são uns coitadinhos duns ingénuos, não?!Haja dignidade! Se alguma verdade pudesse haver no que dizem, lá se vai pela forma teimosa como querem vencer a todo o custo! De repente, o mundo todo ficou errado e só os senhores dos IPF é que têm moral, não?! Não sejam hipócritas, as irregularidades de que falam, muitas por falta de responsabilidade outras por falta de conhecimento (o que não é desculpa, nem para os vossos "inocentes"... formem-se e informem-se antes de assumirem funções!)aconteceram neste ato como em todos os outros e vocês nunca se preocuparam... Agora custou morrer na praia, não foi?!Sinceramente, quanto mais falam, mas asco me dão!... E eu que comecei por ter admiração por alguns elementos dessa lista...Agora percebo e não fico surpreendido que se tenham atraído e formado um grupo... Todos diferentes, todos iguais!

Anónimo disse...

Só para dizer que o comentário colocado (7h04) não foi pelo Vitor, pq eu não sou ele :) Portanto, não entendo sequer as acusações feitas (quem estava no poder não era o PS? o que é isso da mama?) Anyway, não quero saber. Não vejo mais ninguém a identificar-se, portanto não me sinto na obrigação de o fazer. Vejo sim comentários muito reacionistas e até caluniosos, nunca foi o meu caso. Apensa digo a minha opinião. Nem sei como se pode dizer tanto acerca de um assunto simples. A diferença de votos foi pequena,há indicios de poder haver erros, qq pessoa que tenha ficado em desvantagem ia querer a recontagem dos votos. Era só isso que se pedia!! Agora o IPF é acusado de "paixão cega" por querer tirar tudo a limpo? continuo sem perceber. Deve ser por ser 2ª-feira. Boa semana para todos! beijinhos


Peço só desculpa pelo lapso relativo à obrigatoriedade do BI, mas, para o caso não era relevante, uma vez que pelo menos uma pessoa na mesa não fazia ideia de quem eram aquelas pessoass..