23 setembro 2013

O Programa Autárquico da CDU


O programa eleitoral a CDU não deve ser descurado. Se nítida preocupação social, o programa desenvolve um conjunto de ideias interessantes, desde o apoio social a pessoas carenciadas, com ênfase dada ao nível da habitação, até à educação. É aqui que a CDU se destaca dos restantes concorrentes. À semelhança do que acontece com o programa eleitoral do PSD, a CDU apresenta como preocupação o tema da educação, mas vai um pouco mais além na medida em que apresenta possibilidades de intervenção. Destaco o ensino para adultos e o melhoramento dos espaços escolares. Relativamente à saúde, apresenta a defesa do hospital de Fafe dentro do sistema público, mas não aborda a forte possibilidade do hospital transitar para a Santa Casa. Por um lado, compreendo, pois não pretende transmitir uma ideia que não é apoiada pela generalidade dos eleitores, mas por outro lado, seria bom que se começasse a pensar no que poderá efectivamente acontecer, tentado destacar os possíveis protocolos que poderão ser celebrizados com a Santa Casa. O ambiente também merece lugar de destaque. O tratamento de resíduos industriais e a promoção de recolha selectiva são valores que qualquer cidade deve defender, assim como a despoluição e repovoamento dos cursos de água do Concelho.

O programa peca por não atribuir grande importância ao urbanismo e por não o ligar à questão ambiental. Parece não haver uma palavra para o parque da cidade, pelo menos no que respeita à concordância ou discordância da proposta conhecida do actual executivo autárquico, e à necessidade de incrementar parques urbanos. Também relativamente ao património o programa é pobre, constituído por alusões genéricas.

É um programa nitidamente de esquerda. Coloca o apoio social, nas suas mais variadas valências, como objectivo primordial da execução autárquica.

António Daniel

8 comentários:

Anónimo disse...

Caros bloggers,


Vemos hoje efectivamente divulgados os programas eleitorais de 3 candidaturas à câmara municipal de Fafe (i.e. PSD, IPF e CDU). Conforme poderemos constatar nos comentários de António Daniel e restantes bloggers, existe uma necessidade crescente em esclarecer alguns dos pontos apresentados.
Isso aconteceria, inevitavelmente, caso o líder da lista IPF estivesse presente no debate de hoje à noite! Depreendo que, para Parcídio Summavielle, a ‘CAÇA AO VOTO’ seja mais lucrativa do que um esclarecimento/debate público das suas ideias para o concelho de Fafe. Conforme explanado na sua entrevista ao ‘Notícias de Fafe’, várias estratégias (muito PROMÍSCUAS, politicamente falando) foram implementadas com o único objectivo de ganhar as eleições autárquicas. São nestas atitudes que se revela a personalidade de um homem… que ‘não olha a meios para atingir os fins’, o qual aspira ser o próximo presidente de câmara!

Interessante é, também, passados todos estes dias de intensa propaganda política, não se verificar grande esforço do PS em expor o seu programa eleitoral. Será que há falta de ideias, ou as ideias são maioritariamente as mesmas que as apresentadas pelos restantes candidatos, ou relevam a INEFICIENTE gestão autárquica dos últimos 16 anos!? Pelo menos teremos a possibilidade de ver o Dr. Raúl Cunha no debate, a corroborar alguma destas hipóteses…

Logo veremos,

Miguel Summavielle disse...

Caro António Daniel,
O programa dos Independentes por Fafe já está disponível em http://www.ipfafe.com/programa.php.
Creio que compreenderá a razão porque não comento os programas dos adversários.
Não posso, no entanto, deixar de referir que, mais uma vez, o PS se apresenta a eleições sem programa. Será que se propõe realizar o "melhor mandato de sempre"?

Anónimo disse...

Um candidato escusar-se a ir a um debate é triste.
Parcídio faz as coisas à sua maneira e não ouve ninguém. Na sua lista há muitos que não concordam com ele e se à ultima de hora resolver ir, é porque as pressões já são muitas.

Anónimo disse...

...os debates não servem de nada.
há quatro anos atrás, o dr parcidio ganhou claramente o debate realizado no estudio fenix.
o dr ribeiro fartou-se de dizer que o dr parcidio tinha razão no que estava a dizer e nas criticas que lhe fazia a ele (dr ribeiro)...
a drª leonor esteve igualmente bem no debate, obtendo também concordância do dr ribeiro nas criticas que lhe eram feitas...
resultado, uma maioria absoluta para o ps e para o dr ribeiro.
agora digam-me de que serviu o debate????????
eu posso dizer...resultou num aumento de votos de 2005 para 2009 no ps, ou seja no elemento que perdeu claramente o debate a par do dr humberto.
o dr parcidio achou por bem a essa hora estar a dialogar com os habitantes de várias freguesias, de ouvir as suas pretensões, as suas queixas, e (na minha opinião claro) fez ele muito bem.

Miguel Summavielle disse...

Tenho seguido com interesse a "polémica" gerada em torno do debate do Notícias de Fafe.
Aceito a argumentação que critica o meu irmão por não estar presente.
Para quem não tem toda a informação, faz sentido.
Peço-lhes que façam uma reflexão: para quem tem dado sempre a cara nos últimos 9 anos, será que mais um debate era um problema?
Porque será que, quando surgiu a notícia sobre a recusa de participação nos debates da CODA, não houve a preocupação de ouvir o candidato dos IPF sobre a sua não participação? Será que sabem que a recusa surgiu apenas após a decisão do PS de não estar presente?
Porque será que não foi aceite a alteração da hora do debate? Porque será que, na agenda do PS, o dia do debate estava, há muito tempo, em branco?
Convido-os a visitarem a página internet do jornal “Notícias de Fafe”e verificarem o destaque dado à entrevista do meu irmão – o principal candidato à vitória nas próximas eleições. Talvez comecem a perceber…
Compreendo que o PS e o PSD queiram tirar dividendos desta posição e que a utilizem até à exaustão. Claro que já não aceito que enviem sms insultuosas sobre o candiddato para os Fafenses!!!
Eu, como sempre, não me escondo a coberto do anonimato.

Anónimo disse...

Caros bloggers,

Como poderemos constatar no post do Anónimo das 7:45 PM, existe claramente uma DIVISÃO entre os apoiantes da candidatura ‘Independentes por Fafe’ e o seu líder Parcídio Summavielle. Isto acontece porque o objectivo principal é só, e apenas, ganhar as eleições e, para isso, há necessidade de ‘CAÇAR VOTOS’. “Tudo o resto (os fafenses) é jardim…” Desvaloriza-se a opinião dos apoiantes/companheiros directos dos IPF, pois estes são apenas PEÕES do Parcídio Summavielle. Acordem… estas personalidades fafenses estão a ser usadas pelo próprio, apenas para ganhar votos!
Recordem as declarações recentes do líder da candidatura IPF, Parcídio Summaviele: "O MEU NOME É UM PATRIMÓNIO e tenho um ORGULHO MUITO GRANDE NELE e em ser filho de quem sou"(http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=680738&tm=9&layout=123&visual=61). Ganhará para servir o nome da família e não para servir os fafenses!?

Anónimo disse...

Miguel Summavielle não esconda o erro que foi o facto de Parcídio não ir a debate.
Até acho que você não concordou com ele nessa questão.
Os independentes estavam melhor servidos consigo do que com Parcídio.

Anónimo disse...

O Sr. Eng. Miguel já está a preparar o caminho para daqui a 4 anos, uma vez que por limitação de tentativas de mandato o Dr. Parcidio já não vai poder concorrer