04 outubro 2013

José Ribeiro - Mensagem de Despedida


“Ao terminar este mandato e a minha função de Presidente de Câmara, quero agradecer aos funcionários municipais que comigo trabalharam e ajudaram a desenvolver a nossa terra; a todos os eleitos, nas Juntas de Freguesia e na Assembleia Municipal e, em particular, aos que comigo participaram nos diferentes executivos, sempre com o maior empenho, dedicação e espírito de missão e, dentro destes, aos que integraram as minhas equipas e do PS, pela generosidade, empenho, dedicação, disponibilidade e lealdade com que o fizeram.
Todos contribuímos, à nossa maneira, para que o nosso concelho esteja hoje, inquestionavelmente, mais desenvolvido e mais solidário.
Eu, que servi Fafe, em exclusividade, durante 32 anos, sendo 16 como Presidente, tive um enorme prazer em fazê-lo, porque sempre o fiz com gosto, empenho, espírito de missão, com preocupações de justiça, social, honestidade e rigor.
Não fiz tudo, ninguém nunca faz tudo o que quer ou gostaria, mas tenho a consciência que dei de mim tudo o que tinha, até o que não tinha, a favor de Fafe e dos Fafenses.
Errei, como todos erramos, mas de forma involuntária, não intencional, mas sempre na procura da maior justiça social e da decisão mais correta.
Agradeço a todo o povo de Fafe que me proporcionou, com o seu voto, este prazer e satisfação de ter ajudado a minha terra a crescer e desenvolver-se, que me deu sempre a confiança, o caminho e a força para vencer as adversidades. Que me permitiu fazer o que mais gostaria de ter feito na minha vida – servir o interesse público, prestar serviço público.
Volto à minha condição de cidadão responsável, interessado e atento e, nesta condição, irei continuar a dar o meu contributo, como é meu dever de cidadão, para manter o progresso, o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo.
Felicidades para os que vão assumir responsabilidades autárquicas futuras.
Viva Fafe!
Vivam os Fafenses!

José Ribeiro”

In www.cm-fafe.pt
Foto: Notícias de Fafe

5 comentários:

Anuário disse...

Um grande abraço de gratidão! Amigo para sempre. Freitas











Anónimo disse...

Dei por mim a pensar o que definirá José Ribeiro como presidente da câmara quando recordar este presidente daqui a alguns anos.
Eu acho que ficará ligado ao cine teatro. Será o presidente que devolveu o cine teatro à cidade.

Anónimo disse...

Que engraçado, tenho a mesma sensação que o anónimo das 12h06. Tb o associo ao cine teatro. O presidente que investiu cerca de 5 milhões no cine teatro e deixou 70% da população fafense sem saneamento básico.

Ricardo Gonçalves disse...

Dos últimos 16 anos, resulta uma gestão equilibrada e prudente por muitos considerada “medrosa” que, a meu ver, reflecte a pessoa que conduziu os nossos destinos.

Pegando numa herança de projectos arrojados, o autarca executou aqueles que, em sua opinião, seriam os mais importantes para o território e remeteu para a “prateleira” aqueles que, mais uma vez, resultando da sua avaliação, não eram prioritários.
Esta é a dimensão política dos cargos de decisão e é aqui que a dimensão humana faz toda a diferença.
Deixando para o fim o último mandato (marcadamente diferente por razões que extravasam a política local), a obra deixada é marcada, principalmente, pelo arranjo urbanístico do “coração” da sede do Concelho e pela disseminação de equipamentos públicos pelo concelho.
Fica, também, a marca das preocupações sociais, nomeadamente para com os mais desprotegidos e a preocupação com o bem servir o cidadão.
Infelizmente, “acordou” tarde para a necessidade da aposta no saneamento básico (temos índices de cobertura que nos deveriam envergonhar) e para a necessidade de apoiar a criação de emprego.
Num homem que, até ao momento, fez toda a sua vida adulta no serviço público tem de se lhe reconhecer um profundo conhecimento da “casa” onde entrou em 1981.
Aqui deixa muito por fazer. Os serviços estão voltados para dentro em vez de estarem orientados para o cidadão. O município é um “feudo” de alguns técnicos que fazem carreira dificultando a vida dos fafenses. A CMF é inimiga do investimento e do empreendedorismo!
No último mandato as dificuldades financeiras do país, comprometeram tudo (ou quase tudo) o que tinha idealizado para a sua despedida (????). Quase no final destes 4 anos, as suas grandes “bandeiras” para este mandato não passaram do papel.
Ao contrário do que costumo ouvir, não considero que seja a falta de grandes obras (hospital, escola secundária, parque dos desportos) a “mancha” deste mandato embora reconheça a importância desses equipamentos, até como forma de criar uma nova centralidade no concelho.
Incompreensível, na minha opinião, é a não conclusão da revisão do Plano Director Municipal que considero a grande falha deste executivo não pelo que isso representa no quotidiano do cidadão mas pela ineficácia que este processo revela.

Anónimo disse...

O presidente que não deixou dividas...porque também não deixou obra, fácil!
Assim ninguém se endivida!!
Nem hospital, nem posto para a gnr, nem nova escola secundaria, nem recinto desportivo, nem parque da cidade...e o saneamento senhores? VERGONHA