07 junho 2013

Começou a Campanha



Com a apresentação da candidatura dos “Independentes por Fafe”, pode considerar-se que começou, de facto, a campanha para as próximas eleições autárquicas no nosso concelho. Os outdoors estão na rua e já me deram que pensar.
Começo, desde logo, por declarar que tenho responsabilidades políticas no movimento dos “Independentes por Fafe” pelo que sou, e serei, faccioso, sendo natural que notas sejam tendenciosas, ainda que reproduzindo factos reais.
Chamo a atenção para a curiosidade dos cartazes de campanha do PS e PSD não utilizarem o rosa e laranja oficiais. Escolheram outras cores e tons suaves, procurando, quem sabe, fazer esquecer a ligação dos candidatos às responsabilidades governativas passadas e presentes das forças partidárias que representam.
Recebi, na passada semana, no meu correio, um boletim informativo enviado pelo PSD. Um desdobrável relatando as visitas do candidato ( e seus colegas de partido) a diversas instituições do concelho (e distrito), cheio de fotografias que tentam utilizar, ainda que disfarçadamente, a imagem dos mesmos para proveito próprio. Terão perguntado se podiam utilizar a imagem dessas personalidades? É legítimo fazê-lo? Curiosamente, no ano passado, nós, os Independentes por Fafe, fizemos visitas a a uma grande parte das instituições do Concelho, com o objectivo de nos inteirarmos dos seus problemas, necessidades e projectos futuros. Não levámos a imprensa connosco e, muito menos, divulgámos o conteúdo das visitas, até porque as instituições não devem, em qualquer circunstância, ser politizadas.
Na minha opinião, o Dr. Raúl Cunha, sendo eleito, não cumprirá o mandato. Estou convencido que o seu objectivo não é comandar os desígnios de Fafe, antes obter uma posição partidária forte (para a qual a sua condição de independente não contribui…) na corrida à indigitação para futuro Administrador Regional de Saúde. O governo irá cair (mais cedo do que tarde!) e o PS irá reocupar os cargos de nomeação política com gente das suas fileiras. Veremos o que o tempo nos reserva.
Como nota final, volto aos “outdoors” e às fotografias dos candidatos Socialista e Social-Democrata. Ambas retocadas. Seja para corrigir o olhar ou para inserir um “pin” de Fafe, demonstram o cuidado que os responsáveis pelas campanhas estão a pôr na forma como apelam aos eleitores. Sinal de preocupação?

Miguel Summavielle


14 comentários:

Anónimo disse...

O artigo de opinião em causa denota claramente autoritarismo e arrogância dos Independentes Por Fafe. Não deixa de ter piada, porque anedótico, que a Campanha Eleitoral não teria ainda começado caso os Independentes não se tivessem apresentado !! É caso para dizer que presunção e água benta, cada um toma a que quer.

pedromiguelsousa disse...

Miguel Summavielle, DEPOIS de ler estas suas palavras: «Não levámos a imprensa connosco e, muito menos, divulgámos o conteúdo das visitas, até porque as instituições não devem, em qualquer circunstância, ser politizadas.»
Não me parece que seja errado visitar instituições e publicitar. Não se deve temer quem é transparente. Muito pelo contrário, deve-se temer o desconhecido e, com toda a certeza, sabe bem mais do que eu quem controla as instituições. Isto é muito velho em Fafe.
Gostava de o convidar a ler este artigo que escrevi no Povo de Fafe em 05-04-2012:
(http://pedromiguelsousa.blogspot.pt/2012/04/durante-7-anos-nem-uma-palavra-de.html#more).

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 10:29,
Desculpará a minha frontalidade, mas apenas o PSD, PS e IPF podem, com realismo, aspirar a vencer as eleições.
A candidatura dos IPF foi a última a ser apresentada, o que justifica o meu raciocínio.
Na minha opinião, digo, inclusivamente, que o CDS e a CDU, muito provavelmente, perderão a sua representatividade na Assembleia Municipal, já que a redução de deputados implica um aumento do número de votos necessários à sua eleição - rondará os 1.200 votos.

Miguel Summavielle disse...

Caro Pedro Miguel Sousa,
Acompanhei, no "Povo de Fafe", essa questão.
Concordará que utilizar fotografias de pessoas que não estão comprometidas com os nossos ideais e com os nossos interesses políticos, não será a melhor forma de fazer política. E isto é o que está plasmado no "Boletim Informativo" da campanha do Dr. Eugénio Marinho.

pedromiguelsousa disse...

Miguel Summavielle, se as pessoas não se importarem... continuo a não ver problema. Apenas atesta que realmente essas visitas estão a ser feitas e não é invenção! Continuo a dizer que o maior problema de Fafe nestas matérias não está aí... mas numa forma de fazer política que já vem de longas datas e, diga-se, quem construiu esta estratégia já caiu nela... vamos ver se os aprendizes também têm igual destino! Nunca me revi nesta forma de 'fazer política' que se instalou em Fafe, gosto mais da transparência! E, verdade seja dita, todos sabem o que o Eugénio Marinho anda a fazer. Já os outros candidatos... era bom para se colocar à discussão as suas iniciativas e assim o grande público poderia ficar mais esclarecido. Ao contrário de Salazar que dizia «Povo calado é povo feliz», prefiro "POVO INFORMADO É POVO LIVRE".

Anónimo disse...

Miguel Summavielle, fizeram visitas a uma grande parte das instituições do Concelho, gostaria de saber quais, apoiei os independentes e acompanhei parte do seu trabalho, gostaria de saber mais sobre isso...até porque quero decidir o meu voto e sinceramente o Dr Eugénio leva clara vantagem na minha opiniao! Acho que o Engº foi infeliz nesta publicação! O Dr Eugénio mostra trabalho e dedicação, não o esconde, qual é o problema? O Dr Parcidio aonde está???? Ninguem o vê...Peço desculpa pela frontalidade e até desconfiança, mas não acredito nessas visitas por parte dele a qualquer instituição do concelho,se o fizesse saberiamos de alguma forma, mas não, nada, zero! tenho uma ligação profissional a algumas Instituições do nosso concelho e nenhuma recebeu qualquer contato ou visita por parte dos Independentes... Acrescento só que a Coopfafe não serve de exemplo!

Patrícia

Anónimo disse...

ha quatro anos, votei nos "independentes", acreditei que seria uma oposição forte na defesa dos interesses de todos aqueles que lhes deram o voto...enganei-me, defenderam apenas os seus proprios interesses seguindo um rumo com o fim em si mesmo.
Com que moral vem o Sr Eng. criticar quem quer que seja, quando o lider do seu movimento virou as costas a quem confiou nele, concentrando-se apenas em ser um braço do poder, e não um braço do povo, do povo que lhe deu cerca de 9000 votos...tenham vergonha, independentes de esquerda, independentes da treta. Precisam dos votos das freguesias lembram-se??? E o que fizeram por elas, após as eleições? NADA! Foram gastos dois milhoes de Euros em Relvados sintéritos, com o apoio dos independentes, parabéns...e pelos idosos que vivem isolados fizeram, NADA...pelo desemprego, fizeram NADA...pelas pessoas que não têm acesso a transportes publicos fizeram, NADA.
Lembram-se que sem as freguesias mais rurais, não se ganham eleições, mas esquecem-se no dia seguinte às eleições.

Força Eugénio!

Sofia Marinho

Miguel Summavielle disse...

Cara Patrícia,
Os Independentes por Fafe, a seu pedido, visitaram, a Cercifaf, o Grupo Nun’Alvares, a Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários de Fafe e o Lar de Fornelos.
Os Vereadores, no desempenho das suas funções, em todo o mandato, visitaram, diria eu, a quase totalidade das instituições do Concelho.
Se me permite, apenas critico que se publicite o facto, em momento eleitoral, e num prospecto de campanha. Por muitas “voltas” que lhe queira dar, não conseguirá afastar a ideia de aproveitamento e colagem à imagem das instituições visitadas, até porque foram publicadas fotografias em que o candidato Dr. Eugénio Marinho aparece com os seus responsáveis.
Quanto a trabalho, diria que os Independentes por Fafe trabalharam todos os dias dos 4 últimos anos, e a população saberá, nas urnas, reconhecer essa dedicação.

Miguel Summavielle disse...

Cara Sofia Marinho,
Tenho pena que deixe de apoiar os Independentes e logo pelas razões erradas.
Os Independentes entendem que o mandato que lhes foi confiado deve ser cumprido. Por isso, procuraram ver aprovadas medidas previstas no seu programa, fazendo-as incluir no Plano de Orçamento da Câmara. É exemplo disso, como muito bem indica, o arrelvamento dos campos de futebol de algumas colectividades do nosso concelho, mas também a requalificação do Largo da Feira, a alteração do Parque da Cidade, o arranjo da Rua Cidade Guimarães, a criação do corredor verde, entre outras.
Dir-me-á que não são obras nas freguesias. Lembrarei que o mais importante investimento a fazer nas freguesias é o saneamento, e esse foi, desde a primeira hora, uma prioridade, tendo, inclusivamente, feito depender o nosso sentido de voto no que ao Plano e Orçamento diz respeito, à concretização do projecto. Diga-se, em abono da verdade, que neste aspecto o PSD sempre nos acompanhou.
Claro que as obras nas freguesias são programadas pelas Juntas, que as fazem, após discussão com a Câmara, inscrever no Plano e Orçamento. Não temos, infelizmente, qualquer Presidente de Junta, pelo que apenas podemos acreditar que as obras por eles inscritas sejam as mais necessárias para as populações.
Poderemos, de qualquer maneira, e se me permitir, dizer que ainda agora estamos a lutar para que a população da Lagoa veja a sua vontade cumprida, agregando-se à União de freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído.
Ainda na semana passada nos batemos para que não fosse encerrado um serviço público em Golães e contribuímos para que fosse dada uma solução para um Lar em Medelo.
Que lutamos, com todas as nossas forças, para que o novo mapa administrativo não fosse aprovado, agregando freguesias sem qualquer critério de razoabilidade e, fundamentalmente, contra a vontade das populações.
Poderia dar-lhe mais 100 exemplos, mas creio que já terá percebido…
De qualquer forma, e para que se não esqueça, para podermos estar em condições de procurar influenciar positivamente os orçamentos e conseguir, aqui e ali, algumas alterações, é necessário aceitar discutir e, havendo cedências de parte a parte, assumir a responsabilidade de votar favoravelmente.
Fomos eleitos para participar e a população decidirá, muito em breve, se fizemos bem!

Anónimo disse...

Caro Miguel,
enquanto o seu irmão se passeia num dos seus cerca de vinte carros, ha pessoas no nosso concelho a passar sérias dificuldades economicas, de que lhes serve ter o largo da feira remodelado se não têm dinheiro para la fazerem compras?
O Parcidio diz e bem que a época do asfalto ja passou, mas na pratica continuam mais preocupados com o seu nome associado às inaugurações do que com as pessoas. As pessoas!! Fazem-se obras em Fafe, mas as empresas construtoras são de Guimaraes, acha bem? E as empresas de Fafe? Os nossos!!!
Quantas familias estariam mais confortaveis financeiramente se a Camara atribuisse a construção dos seus projetos aos nossos Homens!!! Pensem mais nas pessoas, nas nossas pessoas.
Sofia

Miguel Summavielle disse...

Cara Sofia,
Vejo que a minha resposta terá conseguido, pelo menos, ajudar a clarificar alguns dos aspectos que a terão levado a afastar-se dos Independentes.
Regressa agora com questões sobre o património do meu irmão. Sinceramente, o que o meu irmão faz com o dinheiro que ganha com o seu trabalho, não creio que deva estar sujeito a escrutínio. O que está, certamente, é a forma como o ganha. Para isso, e por isso, publicitou a sua folha de IRS nas 2 últimas eleições autárquicas, gesto no qual não foi acompanhado por mais nenhum candidato.
Quanto às obras, inaugurações e empreiteiros, não consigo perceber a referência.
Que seja do meu conhecimento, não efectuou nenhuma inauguração num passado recente (terá, seguramente, presidido a cerimónias dessas enquanto vereador, mas nos mandatos de 1989 a 1997).
Também não contratou trabalhos para nenhuma obra. Refiro, por contraposição, que dá trabalho, na empresa de que é sócio, a vários Fafenses, mas não creio que seja relevante para o seu raciocínio.
Finalmente, e no que à Câmara diz respeito, deve saber que os concursos são públicos, podendo concorrer todas as empresas que cumpram os requisitos mínimos estabelecidos. Depois, e apartir daí, infelizmente e na maioria dos casos, o que interessa é o preço mais baixo apresentado. Compreendo a sua preocupação e alinho com ela. Mas deve ter consciência que favorecer intencionalmente as empresas de Fafe em concursos públicos, pode ser complicado…
Por oposição, e tratando-se de compras por ajuste directo e convite, ou seja, com valores de aquisição menores, deve ser dada preferência às empresas de Fafe. Sobre isso não há a menor dúvida. É o que defendemos e consta do nosso programa eleitoral, documento que usou para decidir votar em nós, em 2009, certo?

Anónimo disse...

Certo.
Mas parece-me que não me fiz entender, o que eu tentei dizer foi que me parece que os independentes estão mais preocupados em contribuir ou apoiar a execução dessas obras, e ter o se nome associado as mesmas, do que com a vida dos fafenses. Os nossos! Será que não existem outras prioridades? Não será mais importante dar a mão aos que mais precisam? O patrimonio do Parcidio nao me interessa, só o referi por comparação, porque imagino que não saiba sequer o que é não ter dinheiro para as necessidades diarias, mesmo que que nos seus discursos o refira, o certo é que nada fez pelas pessoas. Claro que podemos incluir os restantes "politicos" deste concelho nessa mesma critica. Mas infelizmente o Parcidio não fez a diferença. Eu acreditei que faria!
Sifia

Miguel Summavielle disse...

Cara Sofia,
Em abono da verdade, a Câmara Municipal criou (e mantém em vigor) alguns programas de cariz social que têm prestado apoio aos Fafenses. Paralelamente, tem estado sempre atenta aos pedidos de auxílio das organizações de âmbito social, ajudando sempre que para tal é solicitada. É justo que se reconheça este serviço. Se é suficiente ou não, pode questionar-se.
A nossa ideia de intervenção no âmbito da acção social é substancialmente diferente da do executivo que, lembre-se, governa em maioria, não necessitando da aprovação dos Independentes para fazer a sua política.
Em nossa opinião, ter investido €4.000.000,00 na Urbanização José Saramago, de habitação social/jovem, é um mau exemplo de utilização dos dinheiros públicos, até porque o valor de venda das casas é igual (ou apenas ligeiramente inferior) ao praticado no mercado da habitação comercial. Neste momento, que se saiba, as casas não têm procura!!!
Por contraposição, julgamos que as necessidades reais das pessoas são prementes e imediatas (como penso ser também a sua preocupação), por isso, os Vereadores Independentes, apresentaram uma proposta na Câmara para a criação de uma Cantina Social. Foi chumbada…
A longo prazo, na nossa opinião, nenhuma política social subsistirá e será eficiente, se não forem criadas condições favoráveis ao investimento no Concelho, única forma de dinamizar a economia local, criando emprego e riqueza.
Para terminar, e em jeito de nota, julgo que sabe que o Dr. Parcídio é administrador de uma IPSS (Coopfafe) que trabalha no Bairro Social da Cumieira. Estou certo que em nenhum outro local do Concelho encontrará uma radiografia tão precisa das dificuldades que todos atravessamos, seguramente mais sentidas por quem mais desprotegido está. Pode estar, portanto, descansada sobre o efectivo conhecimento da realidade social que o nosso candidato tem.

Anónimo disse...

Sim, varias vezes aparecem num jornal local fotografias do Parcidio na Coopfafe ou associadas à Coopfafe, por isso sim, sei que o Parcídio é administrador de uma IPSS (Coopfafe), criada pelo Dr Parcídio (Pai).
A minha opinião mantém-se, não sei ainda se o meu voto será em branco, mas sei que nos independentes nao vai ser de certeza, a menos que haja uma surpresa de ultima hora e o candidato à Camara seja Parcidio Summavielle Soares :) nesse caso, seria capaz de pensar mais uma vez.

Boa sorte