30 junho 2013

Albino e Pedro



Eis a minha actual angústia: Albino ou Pedro (segmentados por ordem alfabética)?
Estas serão as últimas eleições em que colocarei o meu voto na minha terra natal. Por esse motivo, funcionará como um antes e um depois. Conservar o cartão de eleitor funcionou como conservar o vínculo simbólico à minha terra natal. Mas, desde que as mesas de voto se deslocaram para o pavilhão multiusos, muito simbolismo se perdeu. Desde já aviso que não gosto de expressar o meu voto no multiusos. Sempre preferi a velhinha escola Conde Ferreira, local onde quase sempre depositei o meu voto. Local aconchegante, propício a reencontros, a abraços e a sorrisos de ocasião. O multiusos convoca-nos para uma atmosfera impessoal, desconfortável, onde o nosso caminhar parece permanentemente violável, sujeito a múltiplos olhares e nada próprio para (re)encontros intimistas.

As eleições para a Junta de Freguesia são, na minha perspectiva, as mais importantes por albergar esse carácter intimista. São dois amigos de longa data. O Albino Costa e o Pedro Gonçalves são os dois candidatos que se perfilam para a minha última escolha. Gostei muito dos discursos do Pedro. Bem escritos, possuem as três variáveis fundamentais de qualquer discurso político: são lógicos, alavancam as vontades e revelam um homem. Quanto a Albino Costa, apesar de apresentar nas suas listas o actual Presidente da Junta, apresenta vetores importantes como a solidariedade, o empreendedorismo e o crescimento sustentável. 
Percebem agora as fotografias?
Que me desculpem os outros candidatos, mas isto é um ponto de vista, isto é, uma vista através de um ponto.

António Daniel

1 comentário:

Alex disse...

Vai ficar surpeendido quando olhar para o boletim de voto e não vir lá escrito o nome deles...