22 fevereiro 2013

Fafe Cidade das Artes


FAFE CIDADE DAS ARTES  é um projecto que tem como objectivo a implementação de uma plataforma criativa em Fafe, idealizada para a transformação cultural do município e que deverá ter reflexos no panorama cultural da região, do país e além fronteiras. Vamos implementar um espaço privilegiado para a criatividade, onde se incentiva a participação activa de toda a população em experiências renovadas de arte e cultura. Um espaço para o intercâmbio de saberes, de criações e propostas que renovem as perspectivas de futuro. Um projecto que reúne criadores portugueses e estrangeiros, reconhecidos pelos seus talentos e capacidades de criar vanguardas onde a arte e a cultura são ferramentas de transformação social.
FAFE CIDADE DAS ARTES inicia-se com uma arrojada programação que conta com a participação em residências artísticas de criadores portugueses, brasileiros e espanhóis, apresentações de espectáculos descentralizados nas freguesias, oficinas de formação artísticas, co-produções nas áreas do teatro, da dança, da música e montagens experimentais de espectáculos inéditos de "celebrações colectivas" com actores profissionais e o envolvimento de toda a população social. Na conjuntura actual optamos pelo empreendedorismo, pela acção mobilizadora, pela promoção do nosso património cultural, pela renovação das vontades e o desenvolvimento das capacidades criadoras como alternativa social para um futuro renovado.
A apresentação pública do projecto terá lugar no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 18h, no salão nobre do Teatro Cinema de Fafe.  Na sessão, estarão presentes alguns dos artistas (Cristina Cunha, Pedro Giestas, Moncho Rodriguez, etc.) e grupos que participarão no projecto que vai mobilizar o concelho de Fafe ao longo deste ano.

Fonte:  C.M. Fafe

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante. estou curioso.

Alex disse...

Parece boa ideia.

Pedro Miguel Sousa disse...

Até que enfim. Já acreditava no poder deste blogue, hoje tenho a certeza. As ideias aqui apresentadas já estão apontadas em vários artigos publicados, basta reler Povo de Fafe ou Blog Montelongo. Finalmente, ainda que seja no último mandato, a autarquia vai apostar na criatividade e, ao que parece, descentralizar atividades pelas freguesias. Esperemos que não se refiram aos grupos que idolatram o poder, mas a grupos de qualidade. Venham as iniciativas, porque Fafe merece mais!

Anónimo disse...

Pompeu Martins, o homem desta iniciativa. O melhor valor de Fafe.

António Daniel disse...

Pedro, não sei se isso corresponde ou não à verdade. Mas se houver pessoas a lerem e a aproveitar uma ou outra ideia, a responsabilidade do blogue aumenta. Isso é bom.
Anónimo das 11.45, concordo em absoluto consigo.

Pedro Miguel Sousa disse...

António Daniel, deixo aqui algumas crónicas(http://pedromiguelsousa.blogspot.pt/search/label/Cultura)e os comentários ao post "Ideias para os próximos anos"(http://www.blogger.com/comment.g?blogID=33562834&postID=3213222625390442172).
Tudo isto foi publicado antes, seja como for, o mais importante é que «há uma luz ao fundo do túnel» e o caminho é por aí.

M.D.M. disse...

Objectivamente o blog tem tido um papel de destaque para Fafe e as intervenções e ideias dos seus colaboradores são muito importantes. Creio que muitos dos responsáveis autárquicos e da oposição fafense o leem com regularidade (com excepção do Eugênio Marinho... :)
Mas, não podemos descurar o papel do Pompeu Martins e a sua experiência na área da cultura e da juventude. Creio que pouco a pouco Pompeu tem plantado pequenas sementes que serão muito importantes para o futuro do nosso concelho. esta é apenas mais uma.

Anónimo disse...

Quem paga os almoços desses artistas todos?!