02 fevereiro 2012

Estúdio Fénix: O Fim Anunciado

Não me lembro da última vez que fui ao Estúdio Fénix. Teria sido há cinco, seis, sete ou mais anos... não sei! Não guardo grandes recordações da última fase de vida daquela sala. Mais cedo ou mais tarde anunciava-se o fim que agora se confirma! Mas as recordações permanecem! Por lá fizeram-se grandes amizades, namoricos e relações que ainda hoje perduram. No escuro da sala trocavam-se cumplicidades, mãos entrelaçadas e gestos de paixão adolescentes. Nos intervalos, no bar dos bombeiros, compravam-se rebuçados para ir saboreando ao longo do filme. O Estúdio Fénix era uma porta de entrada para outras realidades que chegavam muito lentamente a Fafe. A bravura do Stallone no Assalto Infernal ou os grandes planos do Spielgberg no Jurassic Park eram um pretexto mais que justificável para juntar os amigos da escola em sessões de tarde ou nas primeiras saídas noturnas. Lá se comemoravam as festas da escola, o final do ano escolar e, por tantas razões, o estúdio fénix irá ser lembrado pelos melhores motivos. E, como fazem falta a Fafe esses locais simbólicos... O estúdio Fénix vai marcar uma geração como marcou o cinema outra geração no cine teatro. Muito haveria a dizer sobre esta sala. Muitas histórias ficarão para ser contadas mais tarde. O Estúdio Fénix vai desaparecer! O seu espaço simbólico ficará guardado, para sempre, na memória coletiva de Fafe.

Rui Silva

13 comentários:

Anónimo disse...

Mais umaperda para Fafe...a sérioisto é uma cidade?aospoucos perdemos tudo...só não perdemos estes autarcas que não seicomo ganham sempre...enfim tristeeste cenário....by sampaio

Rui disse...

A culpa aqui não me parece dos autarcas mas sim da própria industria do cinema que não se tem aguentado por causa da massificação da Internet. Repare, caro Sampaio, que até Bragança que é capital de distrito ficou sem cinema. A sala Manoel de Oliveira é uma opção neste momento.
Por outro lado, é a própria instituição dos bombeiros que vai deitar o cinema abaixo por falta de viabilidade e transformar aquilo em salas de formação.

Anónimo disse...

Pois também não podemos esquecer que é só moribundos na direcção dos bombeiros...

Anónimo disse...

Acho muito mau.
Façam as salas de formação noutro local.
Respeitem o trabalho dos outros.
Para criar o novo não é necessario destruir o que já existe.

Anónimo disse...

Eu votei na direção dos bombeiros, porque estou muito contente com o trabalho realizado. Não concordo nada com a posição do anónimo que chama de moribundos à direção.
É muito fácil criticar o trabalho dos outros, agora dificil é fazer melhor. É tempo de dar paz aos bombeiros e a quem com eles trabalha. NA VIDA, TODOS PRECISAMOS DOS BOMBEIROS. Antónia

Anónimo disse...

Em democracia devemos dar os parabens a quem ganha e fazer votos para que façam um bom trabalho para bem da nossa terra.
O que está em causa é o Estudio Fenix
uma valencia dos Bombeiros. Penso que essa sala de cinema assim como o quartel, foi uma das grandes obras de Fafe. Levada a cabo em tempos dificeis. Tudo deve ser preservado e melhorado.
Estou de acordo com Rui Silva
O Estudio Fenix marcou uma época...

Não acredito que a atual direção dê
um fim a tudo isso.

Anónimo disse...

Só mesmo nesta terrinha existem artistas que se prestam a um determinado papel. Mesmo que amadores deveriam ter outra postura na defesa de uma sala de espetaculo.
Nem que me pagassem iria assistir.
Deviam cantar o Requiem de Mozart para solenizar a gala e criar um ambiente apropriado ao evento.

Anónimo disse...

Em Maio de 1984 o Estudio Fenix teve a sua estreia com um dos maiores exitos da decada de 80. Flashdance realizado por Adrian Lyne e com Jennifer Beal no papel principal foi o filme do dia da inauguração. a sala estava repleta de convidados que no final se dirigiram a convite do presidente da Associção para o bar restaurante a fim de comemorar
Segui-se (A Escolha de Sofia)outro filme grandioso, com Meryl Streep numa de suas atuações mais marcantes, vencedora do Oscar de Melhor Atriz. Imperio do Sol, Ultimo Imperador e muitos outros exitos dos anos 80. A sala enchia quando os filmes eram bons. Quando passaram Africa Minha vieram pessoas dos concelhos vizinhos para ver o filme.

UM FIM PRECOCE
28 de idade

Anónimo disse...

O espaço contiguo ao estudio foi criado a pensar em exposições. Aproveitem esses espaços e outros que não foram devidamente aproveitados.

Anónimo disse...

Embora já se ouvi-se alguma coisa.
Pensei tratar-se de mais uma invenção
sabado estavam umas senhoras a comentar. " Já existe o cineteatro agora já não precisam do estudio fenix".
É só para ver o povo da cauda da europa o tipo de mentalidade, que lhe incutiram.
Um municipio com não sei quantos milhares de habitantes, já se contenta com um a sala de espetaculos com algumas dezenas poucas de lugares.

Um povo que não defende a educação e cultura não sai da cepa torta,never.


Cada um defende a sua razão e perecer
A que acredita

João Coimbra disse...

O estúdio Fénix originalmente foi criado não para promover o cinema em Fafe, mas sim para ser uma fonte de rendimento para uma associação humanitária que precisa sempre de liquidez financeira. (Inclusive estava previsto funcionar como um ginásio e não como um estúdio.)
É inegável a importância histórica que este estúdio teve para Fafe, contudo também é inegável que não é viável ter um espaço daquele tamanho com uma ou duas utilizações anuais, ainda mais não rentáveis. O intuito de uma sala de espetáculos sem interesse patrimonial (que não tem à imagem de outras), conforto, sem qualidade técnica nem logística para a promoção espetáculos é tão grande quanto nenhum. Ocupou um espaço social que felizmente já não existe. Há uma sala de cinema boa, uma sala de espetáculos boa, um pavilhão multiusos e uma sala em construção pelo grupo Nun'Alvares.
Fez – e muito bem – a direção desta associação aproveitar fundos do QREN para requalificar as áreas que detém, visando a reconstituição funcional proporcionando, por certo, um incremento na operacionalidade do corpo de bombeiros pois - este sim - é o propósito desta associação. Estou mais do que certo que salas de formação e bombeiros melhor formados servirão melhor a população que uma sala vazia. Mas isto acho eu.

Anónimo disse...

"Ocupou um espaço social que felizmente já não existe"


"uma sala em construção pelo grupo Nun'Alvares."

Destroi-se num lado, constroi-se no outro. O fabiano que pague.
O publico é o mesmo.
Será que os Nunos terão capacidade de movimentar o publico com propostas inovadoras.
Vamos aguardar.

Anónimo disse...

O Professor Humberto Gonçalves ensinou durante muitos anos em Santa Comba de Fornelos e era muito respeitado por toda a população. O Professor era Presidente dos Bombeiros Voluntários de Fafe quando Estúdio Fénix foi em 1984 inaugurado. Eu, Filomena Magalhães fui a primeira arrumadora do Estúdio Fénix e guardo desse tempo gratas recordações. De entre os (as) amantes da sétima arte conheci pessoas deveras interessantes. Ao Sr. Rogério Alves que fazia parte da direcção devo a oportunidade de ter tido mais esta experiencia enriquecedora na minha vida.

Filomena Magalhães