12 março 2014

COMO A VERDADE É CRUCIFICADA…

Caro Eng.º Miguel :

Prometo-lhe que não darei mais para este folhetim que V. Exª pretende alimentar, imbuído de um espírito marcadamente frustrado e atormentado, usando a mentira para se dirigir aos Fafenses desatentos.
O Engº Miguel Summaville teima em ocultar e distorcer intencional e maldosamente a verdade, cuja reposição se impõe.
É verdade que o PSD apresentou as propostas a que alude e cuja cópia exibe.
Também é verdade que é apanágio do PSD defender, intransigentemente, os nossos comerciantes e empresários e de um modo geral todos aqueles que contribuem para a criação de riqueza e postos de trabalho, contribuindo, deste modo, para um futuro melhor para todos os cidadãos.
Para cumprimento deste desiderato o PSD nunca deixará de estar ao lado daqueles a quem se deve o progresso e o bem estar da população, fazendo-o com coerência e sem demagogia.
O Engº Miguel Summavielle, estou certo, sabe que nem todas as matérias constantes do programa eleitoral passam pelo orçamento, sendo certo que muitas delas têm a ver com a operacionalidade dos serviços e o modo da sua implementação e execução.
De qualquer modo, a titulo de exemplo, duas, de entre muitas, matérias do programa do PSD, eram a criação da Zona Industrial de Regadas e a criação de um gabinete de apoio aos empresários.
Ora, ambas as matérias, como poderá constatar, estão contempladas e fazem parte integrante do orçamento, sendo portanto, uma verdade insofismável.
Quanto à mudança de sentido de voto na proposta pelo regozijo do chumbo do Tribunal Constitucional ao corte das pensões, tenho a dizer ao Senhor Engº Miguel que não manifestei, quer de forma expressa quer tácita, o meu regozijo por uma proposta descabida e reveladora do mais profundo desrespeito por um verdadeiro estado de direito.
Por isso, Senhor Engº Miguel, já o disse, mas volto a reiterar o que disse, o Senhor Engº MENTIU, porque eu não votei favoravelmente a proposta a que faz referência, porque preservo e respeito as decisões dos nossos Tribunais, independentemente delas discordar ou concordar, porque são as regras democráticas que devem prevalecer. O Senhor Engº sabe o que é isto ? Talvez não!
O Senhor Engº Miguel pode trazer a este fórum o que entender, sejam atas ou factos, mas uma coisa lhe garanto, eu não votei favoravelmente a proposta “mirabolante” dos Independentes.
Não altero a minha afirmação ao dizer que eu não votei, quer tenha havido ou não som.
Estou em crer que a generalidade dos membros da Assembleia Municipal são pessoas dignas, sérias e honestas, incapazes de cometer o crime de falso testemunho ao corroborar a mentira do Senhor Engº Miguel Summavielle.
Senhor Engº Miguel, não devemos ofuscar a verdade, mesmo que ela seja desagradável e incómoda.
Não posso finalizar sem manifestar a minha mágoa, pelo facto do Engº Miguel ter mentido e continuar a mentir, o que naturalmente me entristece, face à enorme consideração que tenho por V. Exª e que não quero ver postergada.
Senhor Engº Miguel, a mentira é má conselheira, tem “perna curta”, aniquila a verdade, desacredita e tem um efeito nefasto para os cidadãos.
Pela verdade, até sempre.

José Augusto Sousa

16 comentários:

Anónimo disse...

A quem o diz Dr. José Augusto, a mentira tem mesmo perna curta... ha umas que até são mais longas, mas no fim descobrem-se as vaidades e as comadres!

Anónimo disse...

A final em que ficamos, o Engº Miguel Sumaviele é ou não mentiroso.

Anónimo disse...

Grande Amigo Engº a ser verdade que o Senhor mentiu perdeu toda a minha consideração e admiração que sentia na sua pessoa. Amigo se não mentiu publique os dados e nesse caso vai-se ver a final quem é o verdadeiro mentiroso.

Anónimo disse...

Engº Miguel não ligue a estes comentários porque o interesse dessa gente é descredibilizar a sua palavra. Quando for assim não responda porque é pior e a sua credibilidade amealhada ao longo de tantos e tantos anos é deitada fora. Engº não ligue às más línguas.

Anónimo disse...

Engº Miguel não ligue a estes comentários porque o interesse dessa gente é descredibilizar a sua palavra. Quando for assim não responda porque é pior e a sua credibilidade amealhada ao longo de tantos e tantos anos é deitada fora. Engº não ligue às más línguas.

Anónimo disse...

O sr miguel tem sido a voz dos independentes neste blog há muito tempo e muita dessa voz corresponde aos anseios de muita população.
Com muita coragem tem posto o dedo na ferida em muita coisa quando o mais cómodo seria estar sentado no sofá. Não o faz e isso merece ser considerado.
No entanto, também tem habituado aos leitores deste blog, nos últimos tempos, sobretudo na fase autárquica e pos autarquica, a fazer críticas desmedidas a tudo o que seja contrário aos interesses políticos dos independentes. O Sr Augusto ousou responder-lhe, como já o havia feito a Sra Leonor e se houvesse mais contraditório neste blog teríamos mais opiniões contrárias que iriam alimentar a discussão e as audiências.
Bem, mas o que concluo e é o que me parece, mesmo para aqueles que votaram parcídio, é que estes ainda não digeriram bem a perda de câmara por 20 votos e a coligação ps-psd.
Parece que desaprenderam de saber perder.
Quanto as palavras de ambos, eu não sei minimamente quem mente ou deixa de mentir mas sei que é bom que não seja só o Dr Miguel a opinar aqui, sob pena de isto se tornar um blog conotado com independentes.
Por exemplo, gostaria de ver aqui todos os partidos a escrever e não vejo a não ser estas respostas de algumas pessoas incomodadas com as palavras do Dr Miguel.
Sugeria pois ao blog que convidassem mais pessoas de outros partidos para escrever aqui.
Cumprimentos
M.G.

Miguel Summavielle disse...

Caro Dr. José Augusto,
Reproduzo as suas palavras « Ora, caso votasse, e não votei, as propostas dos Independentes relativamente à redução da Derrama e da participação no IRS, estaria a concorrer para o cometimento de ilegalidades e para isso, não contem comigo.»
Vª Exª não foi o autor das propostas que pedi para serem reproduzidas e que foram apresentadas na discussão do orçamento de 2013?
Cometeu, então, uma ilegalidade?
O que mudou entre 2013 e 2014 para não ter votado a proposta dos IPFafe que sabe ser de igual teor?
Quanto às propostas do PSD incluídas pelo PS no orçamento, agradeço o esclarecimento. Aceitará, no entanto, que o considere tardio.
Finalmente, quanto à questão do sentido de voto, cá voltarei quando tiver a acta da reunião. Até lá, os interessados terão que aguardar ou procurar eslarecimentos junto dos membros presentes.

António Daniel disse...

MG, obrigado pelo seu comentário. Falo em meu nome pessoal mas creio ir ao encontro dos sentimentos dos principais responsáveis pelo blogue.Durante toda a existência do blogue foram endereçados inúmeros convites a pessoas posicionadas nos mais variados quadrantes. Aliás, nunca nos preocupamos em ter representantes dos diversos partidos, mas sempre procuramos pessoas com a qualidade suficiente para «mexer» com Fafe. Creio que isso foi conseguido. Contudo, não nos podemos esquecer que as pessoas têm preferências que corajosamente têm sido aqui expostas. O blogue continua aberto a quem queira participar neste projeto, seja laranja, rosa, azul ou amarelo. Só uma palavra para o Miguel. O Miguel Summavielle revelou-se um homem com carácter, expressa claramente as suas ideias e é uma clara mais valia para o blogue em particular e para Fafe em geral. De mim só receberá elogios pela sua atitude reflexiva, corajosa e inteligente. Obrigado, Miguel. És um exemplo para todos.

Anónimo disse...

António Daniel,

é mesmo um 'lambe botas' da família Summavielle.
Aos restantes participantes nem uma palavra dirige!

António Daniel disse...

Anónimo das 12:02, sinceramente o seu comentário foi merecedor de muitas gargalhadas aqui em casa. Eu digo bem do homem, logo sou «lambe botas»? Que expressão mais medonha... Expressa-se uma opinião e é-se logo conotado com lambices de coisas afins? Reafirmo o que disse, não é qualquer pessoa que se sujeita ao insulto, à crítica fácil, às meias palavras, aos anónimos burros e inteligentes, aos justos e aos injustos, aos anátemas e ameaças, como o Miguel se sujeitou ao longo destes tempos. Agora, «lambe botas»?

Anónimo disse...

De facto, é preciso coragem e frontalidade para assumir posições neste blog quando as críticas são feitas a coberto do anonimato e, muitas vezes, insultuosas.
No entanto, mais vale a crítica do que o silêncio.
António Daniel, permita-me, no entanto, deixar claro que considero as suas posições um pouco diferentes das posições do Dr Miguel.
Porque, quer queiramos, quer não, por detrás das posições do Dr Miguel está uma estratégia política...
Se mais gente foi convidada a escrever, é uma pena que não tenham aceite.
Cumprimentos
M.G.

Anónimo disse...

António Daniel nunca me senti tão desiludido como agora, ao verificar que o Antonio Daniel deixou cair a mascara que ocultava uma um rosto que as pessoas julgavam diferente. O seu blog, para mim e estou em crer que para muitos, deixou de ter qualquer credibilidade e seriedade, quando de forma clara assume que é um seguidista dos Summavieis e um seu alcolito. Está tudo dito, pois o blog é propriedade de um membro do Grupo de Independentes e ao seviço da família summavielle.

Miguel Summavielle disse...

Caro António Daniel,
Muito obrigado pelas tuas palavras.
Peço-te desculpa pelos comentários que te fazem. O ódio aos Summavieis não tem limites, nem escolhe alvos. Infelizmente, há muito quem não consiga discernir entre troca de argumentos, muitas vezes políticos, e o ataque pessoal. Lamento que te vejas envolvido.
Um abraço

Ricardo Gonçalves disse...

Caro anónimo das 12.15,
Só por distracção sua pode apelidar o António Daniel de seguidista e acólito.
Para além de o conhecer há já muitos anos, ele foi taxativo ao anunciar, publicamente, em quem tinha votado nas últimas eleições autárquicas. Afianço-lhe que ele é um livre pensador e que nos "pirolitos" dele mais ninguém manda.
De qualquer forma e como ele diz num post anterior, o blog tem abertura para novas colaborações. Porque não tentar colaborar? Penso que poderia enriquecer este espaço.
Um abraço

Pedro Sousa disse...

António Daniel, tu és das vozes mais construtivas deste blogue e, por essas e outras razões, sobretudo pelo caráter que te conheço, independentemente de quem votes ou deixes de votar, estamos cá para te ler, mas ler todas as vezes que escrevas seja o que for. Em Fafe, há muita gente incomodada. Há muita gente que esconde em quem vota. Mas também há gente que se senta à mesma mesa e não quer saber em que partido milita. Brevemente vamos sentar essa gente, porque essa gente (de quadrantes políticas diferentes) tem rosto e não é anónima. Porque essa gente é capaz de se mostrar e não ter receio do 'bicho papão dos donos de Fafe'. Em Fafe há quem gostasse que fossem uns a mandar e os outros todos a seguir cegamente o que os chefes mandam... Tenham vergonha, pá! A ditadura já acabou há muito. Fora isto, haja alegria que para problemas já bastam os do dia a dia.

António Daniel disse...

Pedro, Miguel e Ricardo, obrigado pelas vossas palavras, mas o que interessa é gostar disto. Penso que é o vosso caso. O resto não interessa.