18 março 2014

5ª Jornadas Literárias de Fafe


Este ano, as Jornadas Literárias decorrem essencialmente em ambiente literário, tendo decidido a organização realizar em separado, por opção política, o habitual evento “Fafe dos Brasileiros”, em moldes e data a anunciar brevemente. A iniciativa vai ser desenvolvida, vai crescer, porque tem potencialidades para isso, segundo revelou o Presidente da Câmara na conferência de imprensa
O ponto alto das Jornadas é a presença dos escritores Júlio Magalhães, Rita Ferro e Nuno Camarneiro que, pela primeira vez, se deslocam a Fafe.
Raul Cunha deixou claro que “nunca foi nossa intenção deixar cair as Jornadas Literárias. Vamos realizar as quintas, as sextas, as sétimas e aí por diante!...”.
Louvou o envolvimento das escolas e da comunidade e considerou tratar-se de um momento de descentralização da cultura literária, num ambiente de multidisciplinaridade. “É um momento interessante de colaboração à volta da literatura, por parte da autarquia e das escolas, sendo esse factor, essa ligação á comunidade, o que torna diferentes as Jornadas” – referiu ainda o Presidente da Câmara, que se encontrava acompanhado pelo vereador da Cultura, Pompeu Martins, que apresentou as linhas gerais do programa do “novo modelo das Jornadas, mais voltadas para o plano literário”, bem como por representantes dos agrupamentos e escolas que fazem parte da estrutura organizativa.
No espaço de uma semana, estão previstas cerca de 80 actividades culturais promovidas, quer pelo município, quer pelos vários agrupamentos e escolas aderentes. Concretamente, meia centena de eventos, na área da literatura, incluindo a apresentação da colectânea poética “Cintilações da Sombra 2” (dia 17), e das obras literárias “A Viagem”, de José Maria Ramada (dia 18) e “As roupas também falam – na viagem do tempo”, de Benedita Stingl (dia 19), bem como leituras orientadas, encontro com escritores para o público escolar (Rosa Duarte, André Neves, Rui Sousa Bastos e Júlio Borges), concursos de escrita criativa, realização dos Encontros Literários de Fafe (Escola Secundária), conversa com os escritores fafenses, dramatização de obras literárias, maratona da leitura, homenagem à obra de Mia Couto e diversas acções no âmbito do Dia Mundial da Poesia.
As Jornadas integram ainda perto de uma dezena de acções na área do teatro e do cinema para o público escolar (“O Auto da Barca do Inferno”, pela Filandorra e “Macbeth”, pelo Avalon Theatre), bem como exposições sobre temáticas literárias e dezena e meia de actividades diversas, que culminam com um espectáculo a levar a efeito na noite de 21 de Março, no Teatro-Cinema de Fafe, evocando o Dia Mundial da Poesia.
Durante a semana de realização das Jornadas, estará disponível na Biblioteca Municipal uma feira do livro em saldo.
É objectivo desta festa da cultura e da literatura incentivar o gosto pela leitura entre a população em geral, mas sobretudo junto dos mais jovens, que igualmente vão participar em diversas iniciativas ao longo da semana.

Fonte: www.cm-fafe.pt

6 comentários:

Miguel Correia disse...

Por Falar em Cultura!

Pompeu Martins o homem que entra mudo e sai calado! Num estilo frouxo que tão bem o carateriza. Mas que de santo não tem nada, a não ser a calvície semelhante a de Santo António.

Espero eu, e todos os Fafenses, que nos elucide desta vez!
Diz-se agora à boca pequena e também à boca grande, que o município abrirá em breve um concurso de História, e adivinhe-se para onde? Para o museu da emigração, estranho não?

Ao qual questiono o Sr. Vereador Pompeu Martins já ouviu falar em museologia? E em museólogos? Sabe para que servem?

Por certo que já, então, se o senhor é tão erudito quanto nos tenta fazer crer, explique-nos de forma direta e racional, o porquê de abrir um concurso de história para um museu!

Ou será mais um tipo de “fato à medida”, que tão bem carateriza a sua atuação, para empregar o seu camarada, que tanta vassalagem prestou ao anterior executivo? Falo do Daniel Bastos, por certo!

Lembro-lhe, a si que gosta de se fazer de lerdo, para tentar iludir a opinião pública, que em tempos já os senhores abriram um concurso, do tipo “fato à medida” e fecharam-no logo de seguida ao aperceberam-se que a técnica afinal não estaria porém interessada em permanecer no cargo… A sua forma de atuação é no mínimo ambígua! Esperemos que não seja novamente o caso!

Esperemos que seja apenas uma qualquer confusão, que o senhor, retifique em tempo útil, não se esconda, e dê-nos a sua opinião.
Já agora, gostaríamos igualmente de saber a opinião relativamente a esta temática do Sr. Vereador Eugenio Marinho, o combativo das causas nobres (kakakakak), enquanto oposição claro, porque agora… é o que se tem visto!

Aguardo, eu e todos, um esclarecimento…

Ricardo Pereira disse...


Estava a ler as atas da câmara e não é que vejo uma ponto sobre comissões de serviço ao Sr. Dr. Daniel Bastos… estamos a brincar?
Comissões de serviço?
Esta é boa o fulano vai embora da câmara e recebe comissões de serviço?
Para aqueles que dizem que só falo mal, e que tudo é mentira, vejam aqui o link..

http://static.cm-fafe.pt/camara-municipal-de-fafe/52/128651/minuta-ordinaria_de-20-02-2014.pdf

Tiago Lopes disse...

Como? Comissões de serviço? isto é mesmo só em Fafe.. VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anónimo disse...

Ao comentador Ricardo Pereira, deixo um conselho, abra o link que menciona, leia com atenção o que lá está escrito e depois reveja o seu comentário.
É preciso ler com atenção e depois perceber, lá não diz nada do que você escreve. Não devemos escrever o que realmente não é verdade. Embora não tenha nada a ver com o assunto tive curiosidade como tal abri o link. A língua portuguesa ás vezes é traiçoeira, neste caso é falta de atenção e compreensão.

Anónimo disse...

Aconselho também ao Tiago Lopes que abra o link, leia com atenção o conteúdo do mesmo.
Depois opine com a verdade.
O que lá está escrito não é nada do que comenta.

Tiago Lopes disse...

Os anónimos do (aparelho) os do costume, esses covardes, que aqui vêm sob a mascara de anonimato merecem-me apenas isto...

Obsta pela atitude de cobarde que assumem...