16 outubro 2013

Recontagem dá Vitória ao PS

A nova assembleia de apuramento geral referente às eleições autárquicas em Fafe, ordenada pelo Tribunal Constitucional (TC), confirmou a vitória do PS, com 17 votos de vantagem, informou hoje à Lusa o candidato socialista.
No entanto, a candidatura Independentes por Fafe, que ficou em segundo lugar, já garantiu que vai levar o caso novamente ao TC, considerando haver ainda "uma série de votos que suscitam sérias dúvidas".
A recontagem dos votos de 12 secções do concelho traduziu-se numa "autêntica maratona", já que começou ao início da manhã de terça-feira, foi interrompido perto das 03:00 de hoje, recomeçou ao início da manhã e só terminou esta tarde. Mesmo assim, a ata da assembleia só será assinada na quinta-feira.
Esta recontagem foi ordenada pelo TC após recurso interposto pela lista Independentes por Fafe, que diz ter detetado "muitas e grandes" irregularidades no decorrer da primeira assembleia de apuramento geral, tendo mesmo apelidado o ato eleitoral de "chapelada".
Em comunicado hoje emitido, a candidatura socialista sublinhou que, "tal como acontecera com o acórdão do TC, também a [nova] assembleia [de apuramento geral] não registou nem detetou qualquer ato fraudulento ou vigarice, como alguns, irresponsavelmente, afirmaram sobre o ato eleitoral do dia 29".
"Desejamos que, assim, se ponha termo a um ambiente de instabilidade e manipulação doentia em torno do ato eleitoral", acrescenta o comunicado, destacando que as eleições decorreram de forma "tão organizada, ordeira, livre e justa" como nos outros concelhos do país.
Para os socialistas, "a diferença esteve apenas no resultado e na obsessão de alguns por uma vitória que não alcançaram".
Os Independentes por Fafe já afirmaram que não querem ganhar as eleições "na secretaria", mas acrescentaram que farão tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a transparência das eleições.
Garantiram que vão levar o caso novamente até ao TC.
Na primeira assembleia de apuramento geral, o PS foi dado como vencedor da Câmara, com 20 votos de vantagem em relação aos Independentes por Fafe.
O candidato socialista, Raul Cunha, disse à Lusa que a tomada de posse está, em princípio, pensada para 26 de outubro, mas admitiu que a data poderá ser alterada, "se continuarem os recursos dilatórios" da lista opositora.

Fonte: www.lusa.pt 

35 comentários:

Anónimo disse...

Defendi em conversas que qualquer que fosse o resultado desta recontagem, devia ser definitiva.
Não mudo de ideias.
Parcídio ao recorrer desta (re)contagem, novamente ao tribunal constitucional, só dá razão aqueles que acham que o summaviellismo em Fafe tem é sede de poder. Mais que sede, tem febre e ganância de poder.
De recurso em recurso até que lhes seja dada razão... não fico contente com esta atitude.
Por 1 voto se ganha e por outro se perde. Há que aceitar isso.
Obrigado Eugénio Marinho porque mesmo depois das eleições continuas a mostrar um enorme sentido político e elevação moral ao não enveredares por estes esquemas de secretaria. Foste o meu candidato. Não ganhaste mas és de longe o melhor entre os três.

Anónimo disse...

Os IPF estão a passar rapidamente de «bestiais» a «bestas» (passo a expressão). Já não há paciência para tanto recurso. Que mau perder....

Anónimo disse...

...ele há cada uma...
Então se na recontagem surgem irregularidades vamos encolher os ombros e fingir que não vimos, isto apenas porque se trata de uma recontagem?
Por acaso os eleitores sabem que na recontagem estavam desaparecidos perto de 60 votos? aperecendo ao final do dia de terça feira, pois estavam guardados na Câmara Municipal sob o domínio do dr costa?
Mas andamos a brincar às eleições ou quê?

Obs. Já está mais que claro o interesse para a direcção (e aqui distingo os eleitores da direcção da concelhia) do psd em que o ps vença as eleições, pois até já há um pré acordo entre essas duas forças partidárias.
oh eleitores do psd, ACORDAI, pois a direcção vende-se baratinho...aliás muito baratinho.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do Anónimo 1, em toda a extensão do comentário.

Anónimo disse...

o mais provável aconteceu..a mesma Assembleia que não aceitou a recontagem numa 1ª instância(foi o tribunal c. que a ordenou) foi a que acabou por fazer a recontagem, perceber que mts irregularidades aconteceram e, mais uma vez, ignorar e dar como válidos os resultados. ÑÃO HÁ QUE ACEITAR ISSO. há que aceitar o resultado justo e fiel! Não um resultado onde faltam votos e que depois os encontram...votos esses que não estiveram sob a vigilância do tribunal. Parem lá com o cliché de que por 1 se ganha por 1 se perde, já não se aguenta essa frase. Não está em questão o nº de votos para ganhar, mas sim a veracidade dos factos! bolas!

Anónimo disse...

Esta historia começa a cheirar muito mal, estão a brincar com os eleitores. Votei IPF, mas se houver novas eleições que ganhe o Eugénio! BASTA!!!

Anónimo disse...

A isto se chama verdadeiramente mau perder!
Parem com esta palhaçada e deixem a vida das pessoas voltar à normalidade.
Quem vai à luta, sabe que pode ganhar ou perder...
Sr. Doutor Parcidio, pare com estas atitudes porque não dignificam em nada a sua Pessoa.
Estas palavras são de alguém que o admira.Maria

Anónimo disse...

É a primeira vez que escrevo neste blogue apesar de o ler com bastante regularidade.
Aproveito, já agora, por felicitar quem o criou.
Eu sou daqueles que tanto vota PS, PSD, CDS ou CDU. Sou de votar em projetos e pessoas e menos em partidos.
Não sou de direita, nem de esquerda.
Votei no Passos Coelho por querer outra alternativa a Sócrates mas, como muitos, fui enganado e saiu um pior.
Não sou socialista mas em Fafe sempre votei PS até estas eleições.
Por achar que Fafe necessitava de mudar de rumo, votei Independentes por Fafe para a câmara agora.
Confesso que nunca gostei muito de Parcídio Summavielle pai mas considero que o filho é de uma geração bem mais democrática e sem tiques aristocráticos.
Gostei do seu projeto para Fafe e foi isso que me levou a votar nele.
Hoje não sei se faria o mesmo.
Diz uma velha expressão também se vê o carácter de um vencedor quando ele é derrotado.
E Parcídio não soube perder.
Custa perder por poucos votos, ainda para mais quando devem ter havido irregularidades mas estas mesmas irregularidades acontecem, sempre aconteceram e de todos os lados partidários.
Fazer crer que só as pessoas do PS na mesas cometeram irregularidades é fazer crer que todos nós, meros votantes, somos burros e ingénuos.
Por mim esta história já estava acabada.
Dava-se a presidência a Raul Cunha e deixava-se o homem governar. Daqui a 4 anos há mais.
Andar de recurso em recurso só desprestigia Parcídio.
Mesmo que ganhe agora na secretaria, já perdeu muita credibilidade.
Se fosse hoje, continuava a não votar PS mas escolhia o PSD como alternativa.

Anónimo disse...

É curioso que muitas pessoas, mesmo aquelas que votaram IPF, só se apercebem agora que a melhor alternativa para Fafe era Eugénio Marinho e não Parcídio.

Anónimo disse...

"É curioso que muitas pessoas, mesmo aquelas que votaram IPF, só se apercebem agora que a melhor alternativa para Fafe era Eugénio Marinho e não Parcídio." Está a falar por qts pessoas?

Se as pessoas mudam de opinião em relação ao voto por se estar a tentar apurar a verdade então têm falta de valores. Deviam ter votado por convicção, por ter analisado um bom programa e acreditar que as pessoas que o representam fariam um bom trabalho. Nada disso mudou. O único que o Parcídio está a demonstrar é ser um lutador, defender aquilo em que acredita, lutar pelo seu projeto e pela transparência do processo eleitoral. Deve, em minha opinião, lutar pela transparência em mts outras situações, não só nas eleições. O fato de o presidente do Tribunal constitucional ter sido da opinião de que deveriam ter sido feitas novas eleições não vos deixa nem sequer na dúvida? Pior cego é o que não quer ver

Anónimo disse...

Andamos a brincar aos recursos. Não acham estranho só "ter havido irregularidades para a Câmara", então para a junta, que ganharam os independentes, não houve nem uma pequenhinha falcatrua. Está tudo dito. O menino do papá faz birra por qualquer coisa e andam uns pacóvios a alimentar o seu ego... Juizínho e caldos de galinha.

Anónimo disse...

Há uma questão que gostaria de ver respondida, qual é o papel do juiz no meio disto tudo? Há irregularidades graves, os votos desaparecem e voltam a aparecer durante a noite (manipulados ou não?) as contas não batem certo, e o Sr Doutor Juiz valida a vitória do ps ignorando esses factos? Ou será que não são factos? Santa paciência, eu votei ipf, mas repitam as eleições e contem com o meu voto em branco, cambada de irresponsáveis! Parem de atirar areia para os olhos das pessoas.

Anónimo disse...

Os independentes andam a atirar areia para os olhos dos fafenses.
Falcatruas, acto fraudulento, entre outras foram frases que ouvimos de Parcídio.
Exigiram a recontagem e ela aqui está.
PS vencedor.
Agora há votos a mais?
Quem diz? Onde? Como? Quem diz são os independentes só!!
e os outros?
São todos assim tão burros para achar que este acto foi fraudulento? O PSD, o CDS e até a CDU ao que parece têm posições parecidas ao PS.
O juiz, o procurador e toda a gente que contou os votos têm todos palas nos olhos?
Os independentes porque não culpam criminalmente TODAS as pessoas das secções que acham que existem votos fraudulentos, inclusive os seus? Porque?
Já agora, alguém me sabe explicar porque é que no dia das eleições a sede dos independentes foi a única que esteve fechada ao publico que queria ver os resultados?
Porque lá dentro já se conspirava o suficiente para por na lama as eleições de Fafe.
Parcídio não é um lutador. É um menino mimado que quer o poder a força toda. Por isso é que nunca desistiu de arrancar o poder de novo ao PS, vingando aquilo que Ribeiro e Laurentino Dias fizeram ao Summavielle pai.
Fartos desta gente estamos todos nós.
No fundo, Parcídio... a tua montanha pariu um ratinho...

Anónimo disse...

Srs independentes que andais inflamados pelo dr Vitor Silva,
Perguntem só ao estimado Dr,que certamente acabará este certame com um processo crime, o que disse o sr dr juiz durante a recontagem. Essa parte não vos disse, mas digo eu: diz então o juiz à personalidade"Sr doutor desculpe esta pergunta, mas você não está aqui de boa fé,pois não? Tamanha foi a má educação e perseguição as bruxas deste senhor.
Ainda bem que já se sabe quem andou a dizer que os mortos votaram, que há mais votos que votantes, que desapareceram os votos nulos, assim já sabemos quem vai pagar a fatura...certamente não vai sair impune desta vergonha que causou à nossa querida cidade

Anónimo disse...

Haja alguém com bom senso!

Anónimo disse...

E pke é ke a opinião do Presidente do TC só pke é Presidente do TC há-de ser a mais correta e acertada? Se assim fosse ou se assim fôr então transformem o TC num tribunal singular onde prevalece uma só opinião! Sejamos coerentes!

Anónimo disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

Pk o Juíz, como pessoa idónea e responsável ke é, não vê ilegalidades onde elas não existem! Facto é o PS ter ganho as eleições e haver kem, por sede de poder ou de vingança, não ter a capacidade de aceitar ou respeitar a vontade do Povo!

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com este último comentário. Para kem tinha a arrogância de achar ke o PS em Fafe era ele, não deve ser nada fácil aceitar derrotas consecutivas. Pois bem: o PS em Fafe não era a família Summavielle. O PS era e é mto mais do ke isso ,ou melhor, o PS nunca foi isso!O PS, era, é e será o partido em kem o povo de Fafe acredita e confia a condução dos destinos da sua cidade. Sem monarquias!

Anónimo disse...

Este pessoal passa-se...
Como é do conhecimento, ouve muitos e muitos recursos para o TC no concerne às eleições autárquicas de 2013.
Como é igualmente do conhecimento, desses muitos e muitos recursos, apenas 2 ou 3 recursos tiveram provimento, entre eles o de Fafe. Ora isto não diz nada aos leitores deste blogue? Será que o TC simpatizou com o recurso apresentado pelos independentes ou encontrou de facto irregularidades?
è que pelos vistos nos muitos e muitos recursos que lá foram parar o TC não encontrou nada de significativo e não deu provimento.
Ora, na afamada recontagem na opinião dos independentes, verificaram-se irregularidades que na opinião deles justificam uma análise do TC.
Não sei o porquê de tanto alarido...se o TC entender que há irregularidades decidirá o que fazer (talvez repetição de eleições nas mesas onde se verificaram essa irregularidades) se entender que não se verificaram irregularidades, assunto encerrado.
Pelos vistos a possibilidade de repetição de eleições (nem que seja em meia mesa apenas, hehehehehe) assusta muita gente, mas não entendo porquê, pois se se vier a verificar, apenas será convocada uma ínfima parte dos eleitores, não causando transtorno nenhum.
Já agora, à semelhança de alguns leitores acima, também gostava de dizer que mesmo não me lembrando bem se votei no dr eugénio ou no dr raúl, seja em qual tivesse sido, se fosse agora votava no dr parcidio...hehehehehehe.
Cumprimentos

Anónimo disse...

O pessoal do psd (da cúpula) está mesmo desesperado, hehehehe, nunca na vida estiveram tão perto do poder que até se babam...um lugar na Naturfafe e um pelouro (aqui ainda há duvidas) e está o negócio feito, temos o psd comprado pelo ps.
Há aqui um pequeno problema...é que esta jogada de judas irá ter repercussões daqui a 4 anos e o psd corre serio risco de baixar para os 10/12% pois irão perder toda a credibilidade com esta negociata, pois o povo não esquece.
oh eleitores do psd já ides atrasados para acordar..a negociata está feita...foste utilizados...já não chegava o passos enganar-vos pesado, ainda tinha de acontecer o mesmo em Fafe. :)

Anónimo disse...

houve votos desaparecidos na câmara municipal, nada garante que não tenham sido manipulados, portanto esperamos por novas eleições!! E esperamos que os senhores do ps aprendam a lição. O PS não é o legitimo vencedor, não é...como podem ser se 60 votos andaram perdidos numa sala da camara municipal e apareceram durante a noite? Tenham vergonha e demitam-se!

Anónimo disse...

Oh Anonimo das 2:08 AM, " pois o povo não esquece".

Ai esquece, esquece. Ou não se lembra de o parcidio nos deixar na mão nas ultimas eleições?
Que assuma a derrota como gente grande!

Anónimo disse...

Ao ler o noticias de Fafe fiquei pasmado com o PSD, em quem com muita confiança depositei o meu voto. Então os meninos estão a dar a mão ao ps, já se joga nos bastidores? Que namoro tão lindo...venham novas eleições e força Parcídio.

artur disse...

Bom...mas gostava de saber a opinião dos eleitores do psd deste blogue, sobre a compra por parte do ps de um ou dois votos do psd.
Os eleitores revêm-se neste negócio?
Afinal agora entende-se o ataque serrado que o psd fazia ao Parcídio. Andaram a utilizar os eleitores deste partido para se promoverem individualmente.
Bom isso na minha terra que por acaso é Fafe, chama-se traição, não sei se os eleitores do psd terão a mesma opinião....mas estou a falar dos eleitores...eleitores e não dos vendilhões do templo....estou a falar dos eleitores do psd.
Já não é possível, mas muito me ria se houvesse novas eleições nessas 12 mesas...o psd com o negocio assinado ia ficar a ver navios, pois os tais eleitores DO PSD iam fazer-se "ouvir".
Resumindo, acho mau, muito mau mesmo estas jogadas de bastidores...situações como essas é que denigrem a politica e os políticos...afinal já não são tão maus, pois como nos derem "colo" ate já são bons e o projecto deles também.
Eu tinha vergonha na cara de fazer um acordo desses, mas não sei porquê, mas não fico admirado.

Anónimo disse...

Que palhaçada!!!
Começo por Laurentino Dias, o maior de todos, lamentável e baixa, muito baixa atitude nas comemorações do 5 de Outubro...entre outras! Uma vergonha, seja qual for o desfecho desta novela, espero que este homem, que de senhor pouco tem, não seja mais presidente da assembleia, é a vergonha de Fafe, e a vergonha do PS de Fafe.
Senhores do PSD, deveriam estar a favor da transparência do processo eleitoral, mas preferem aproveitar a situação e garantir desde já o seu lugar à mesa do ps, que desilusão, o que diria Sá Carneiro, meu Deus, como os eleitores são desrespeitados.

A provar-se as situações que os IPF denunciam, estes senhores só têm que se demitir, todos!
E "Eles", os independentes, enquanto tudo isto acontece, por onde anda o Parcidio? Ninguém votou ipf por simpatizar com o Vitor, portanto Dr Parcidio faça o favor de enfrentar o combate até ao fim, ou será que vai abandonar o seu eleitorado como fez há quatro anos?

Por isto tudo, o meu voto em Fafe passa a ser sempre branco!

Anónimo disse...

Oh Senhor Artur!
Mas novas eleições para quê e porquê?Se quiserem faz-se novas eleições até ganhar os IPF. Segundo me constou, o acordo ia ser feito com a vossa lista, mas quem tudo quer tudo perde, agora atiram-se ao PSD a dizer que se vão vender. tenham vergonha...é claro que se não é boi é vaca, nem venham depois dizer que já tinham dito que o PSD se ia vender. Olhem para a figura ridícula que andam a fazer...O povo de Fafe andava revoltado porque vocês diziam que os mortos votaram, que havia votos do PS que deviam ser anulados, que há mais votos que votantes, que desapareceram os votos nulos, enfim, tanta mentira que alguma há-de pegar.
Saber perder também demonstra bem o carácter das pessoas...vocês valem ZERO

Anónimo disse...

mas quem decide se é mentira não é a cúpula do psd, felizmente, mas sim o TC.

Anónimo disse...

mas o que é de rir é que apenas se vê ataques de pessoal do psd...hehehehehe, ainda afogam na saliva...a ânsia é tanta.
o psd (dirigentes) estão mais incomodados com o desfecho das eleições que o próprio dr raúl cunha...
calma...deixem os trâmites correrem naturalmente.

Anónimo disse...

este anónimo das 5:44 que se refere ao Dr. Laurentino Dias, devia saber o que anda a fazer neste mundo, na sessão do 5 de Outubro, que eu estive presente, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, nessa qualidade, referiu, o que afinal a 2ª sessão de apuramento, acabou, por lhe dar razão, que na qualidade de Presidente da assembleia Municipal se sentia envergonhado pelas declarações do candidato derrotado dizendo esse que existiu uma "chapelada", "um roubo" e outras coisas com as quais a sociedade fafense e os Orgãos autárquicos deste concelho não se identificavam. Quem esteve nessa sessão é bom que se saiba, viu um Parcídio Summavielle, triste, ensonado e estava a espera de ouvir algumas palavras para fazer este papel ridículo, de quem pode dizer o que quer,mas não pode ouvir nada! este senhor ao contrario do que é habitual em sessões publicas no Município de Fafe, começou logo por das nas vistas, porque, sabe bem que todo o executivo, juntamente com os convidados se encontram antes no gabinete do Sr. Presidente (coisa que ele fez sempre), só que neste dia ele já vinha preparado para dar chamar atenção. Reparem na atitude do Sr. Presidente da Assembleia Municipal ao longo destes mais de trinta anos ele sim sempre elogiado por todos os partidos!

Antonio disse...

Caro Artur

"Os vendilhões do templo....do PSD" já desertaram - Vitor Silva(nomeado Chefe de Gabinete do Governador Civil de Braga Luis Cirilo proposto pelo PSD Fafe), Rosa Maria(que muinto tem a agradecer ao Dr. Luis Marques Mendes pelo desenvolvimento da atual estrutura que tem em Fornelos e candidata a Deputada nas Eleições Legislativas de 2009 pelo PSD no Distrito de Braga), Filipe Antunes(nomeado Diretor do Centro de Saude por proposta do PSD (Dr. Eugenio Marinho), Alberto Alves(muinto deve ao Dr. Luis Marque Mendes) já eram, estes é que se promoveram individualmente. Estes sim Os verdadeiros vendilhões do templo é que usaram o PSD, mas já cá não estão.
Caro Artur quem fala é efectivamente um votante do PSD "pois os tais eleitores DO PSD iam fazer-se "ouvir". pois posso lhe dizer que votei e irei continuar a votar no PSD, para me fazer ouvir.

Anónimo disse...

Será que alguém de boa fé em Fafe tem alguma coisa a apontar ao Dr Laurentino Dias? um Homem que nunca deixou a sua terra, Presidente da Assembleia Municipal respeitado por todos, amigo de ajudar, ou será que as pessoas têm memoria curta? foi dirigente e ajudou a ADF como ninguem, ajudou outras instituições do concelho,a Santa casa da Misericórdia de Fafe, deu juntamente com a família um campo de futebol ao clube da sua terra (Silvares), não conheço nenhum familiar a quem tenha arranjado emprego na Câmara, foi maltratado por algumas pessoas em Fafe, nunca ninguém o viu cuspir no prato onde comeu, antes pelo contrario, manteve sempre uma postura digna e longe de polémicas, nunca na praça publica atacou quem lhe tentou fez mal e tentou acabar com o futuro politico, respondendo a estes com mais envolvimento em Fafe e para os Fafenses! obrigado Dr. Laurentino, é um exemplo de postura e dignidade, não é um homem perfeito, mas é, tenho a certeza, um bom exemplo para a grande maioria dos fafenses.

Anónimo disse...

Mas será ke não percebe ke os votos não andaram perdidos?! Todos e cada um dos envelopes das várias mesas de voto foram para onde deveriam ir: os envelopes com os votos válidos, nulos e atas para o Tribunal; os envelopes com os votos inutilizados, deteriorados ou nao utilizados para a Câmara Municipal. E é assim pk a lei assim o determina! Não pke alguém lhe apeteceu ke assim fosse. O ke aconteceu foi ke, em cumprimento do decidido e ordenado pelo TC, os votos nulos que, por lapso não foram enviados nos envelopes existentes para o efeito tiveram ke ser recontados, o ke implicou ke se tivesse ke ir buscar os envelopes ke estavam na Câmara, devidamente lacrados, para entao se recontarem os votos. Nada de irregular ou ilegal aconteceu! Deixemo-nos de boatos, de diz-que- disse, de invenções. De uma vez por todas.

Anónimo disse...

o laurentino a par do ribeiro foram os principais causadores desta hecatombe que aconteceu no ps, toda a gente sabe, toda mesmo. a ambição do laurentino e o lavar de mãos do ribeiro afastaram o antéro. toda a gente sabe que havendo eleições o laurentino fica sem a mama de deputado, pois o seguro não o colocará em lugar de eleição, logo ele de forma a garantir protagonismo e sustento fez-se à camara municipal e teve o aval do ribeiro, pois o ribeiro se quisesse mantinha a posição anteriormente tomada e continuava com o antéro para candidato. igualmente acho que toda a gente concordará que este péssimo resultado do ps será culpa de muita gente, menos do raúl que a esta hora estará mais arrependido de se meter nestes jogos sujos, que até já se sujou também, pois pelas declarações em relação ao facto dos independentes irem recorrer para o TC deu mostras de estar já a ficar "infectado".

Anónimo disse...

Anónimo da 1:30pm
Está visto que só vieste aqui para encher chouriço, já que nem sabes o que dizes. Já agora os independentes agora recorreram porquê? Sabias que recorrem por falsamente dizerem que os votos nulos desapareceram, quando apenas estes estavam (incorretamente)junto com os votos sobrantes mas devidamente lacrados. Foi erro de alguém das mesas e não de nenhum partido. Já agora, se eles tivessem mesmo desaparecido, o prejuízo seria para o partido socialista pois repetia-se o acto eleitoral daquela mesa...e só mais uma coisa, o que dá para fazer com votos nulos? Certamente ninguém os consegue validar nem fazer o que quer que seja.
Deixem-se de tretas e aceitem a derrota e também não se preocupem com o futuro do psd mas sim com o vosso