14 agosto 2013

Igreja Matriz


Pela imposição da própria vida, que possui os seus recônditos ditames, pouco tempo estive em Fafe neste mês de Agosto. Por ser pouco, tentei aproveitá-lo da melhor forma. Pela proximidade à minha residência e pelo medo do anátema, tenho por hábito visitar a Igreja Matriz. Este ano tinha um acréscimo de curiosidade pela recuperação do monumento. Os desígnios divinos, além de transcendentes, são também imanentes pelas implicações nas nossa vidas. Desta feita, o desígnio revelou-se providencial. Não só rejuvenesceram a igreja como a tornaram mais perto do céu, não fosse o incómodo permanente dos bólides no paralelepípedo da estrada que nos colocam arreliadoramente na realidade profana.

Desde há uns anos que defendo uma área pedonal para a zona envolvente da Igreja Matriz. Uma Igreja deve-o ser mas também o deve parecer. Aquele espaço frontal, que raramente mereceu a atenção camarária, exige um pouco mais de dignidade, não vá o diabo tecê-las! Até me surpreendo como, com aquela quantidade de trânsito, ainda não aconteceu algo de gravoso. Só pode haver mão divina.

Abstraindo-me dos vitrais modernaços da entrada, aqui ficam os merecidos parabéns aos responsáveis pela obra. A Igreja está linda por dentro e por fora, apesar do enquadramento da zona envolvente continuar um pouco deprimente.

PS: E NÃO ESTAVA A PLACA... AINDA BEM, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

António Daniel


3 comentários:

Miguel Summavielle disse...

Caro António Daniel,
Pelo que julgo saber, os planos para o terreno contíguo à Igreja Matriz, não incluem uma zona pedonal.
Quem sabe se uma mudança nos comandos da autarquia não melhora as perspectivas?
De qualquer forma, assegurar parqueamento (preferencialmente gratuito) para apoio à Igreja é uma condicionante básica e que pode tornar-se limitativa.

António Daniel disse...

Miguel,defendo uma zona pedonal da área frontal, ou uma alteração do pavimento, tal como se fez em frente à câmara, mas com proibição ao trânsito em dias e horas de culto, aos domingos e feriados. Sei que existe uma ou outra actividade económica nas proximidades que sairia prejudicada caso houvesse uma proibição total ao trânsito. Obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

não estou a ver a Câmara Municipal a fazer filhos na mulher dos outros ...