24 agosto 2013

Criatividade em Travassós




A freguesia de Travassós no concelho de Fafe acolheu ontem (23 de Agosto) o Primeiro Desfile/Concurso do Traje de Palha durante às Festividades de Nossa Senhora das Graças, onde cerca de 20 modelos desfilaram os seus Trajes.
O Concurso era aberto a quem quisesse participar e tinha como objectivo apresentar um traje confeccionado através do artesanato da palha que é obtido através da Ferrã e depois de corada e cortada dá lugar às palheiras que depois com a astúcia dos dedos de homens e mulheres dá lugar ao entrançado (trança), que depois vai a coser em máquina para dar lugar aos mais variados objectos. Os acessórios apresentados foram saias, vestidos, malas, carteiras, cruzada, copo de vela, fios, bouquet, chapéus, guarda-sol, orelhas, coletes, xaile, boné, avental, fitas, suspensórios, calçado, papillon, cintos.
Sílvia Fernandes da NaturFafe; Carlos Afonso, arauto da cultura e impulsionador das jornadas literárias; Estela Fernandes, costureira; Natália Silva, membro da comissão de festas e Cecília Fernandes, artesã, foram o júri do concurso. Os Prémios foram atribuídos da seguinte forma: Terceiro Prémio foi atribuído ao Traje “Fashion”; Segundo prémio foi atribuído aos trajes “Dama” e “Noiva” e o Primeiro Prémio foi atribuído ao Traje “Sénior”, tendo os outros recebido uma lembrança pela sua participação.
Este terá sido um dia importante para esta localidade, tornando-se o primeiro local onde se realiza um desfile com este material. Com arte, engenho e união de esforços (design, molde, corte, costura,…) se conseguiram os trabalhos de grande criatividade, versatilidade que foi possível observar. Contudo a utilização deste material para a finalidade de trajes foi utilizada pela primeira vez há cerca de 25 anos para o cortejo carnavalesco da Escola Primaria, depois seguiram-se outras vezes que foi utilizado mas nunca com a aplicação de tanta arte e engenho e a culminar num Desfile de Traje de Palha.

Diogo Antunes

1 comentário:

Andre disse...

Muitos parabens bonita festa...!